A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DCP 2006 Sociologia Contemporânea Sociologia Ensino Médio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DCP 2006 Sociologia Contemporânea Sociologia Ensino Médio."— Transcrição da apresentação:

1 DCP 2006 Sociologia Contemporânea Sociologia Ensino Médio

2 DCP 2006 Períodos de Transição: Sociedades Industrial --:>Nova Sociedade: Fim dos anos 40Economia baseada na informação Anos 60Sociedade Pós-Industrial Anos 80Alta Modernidade Diferentes abordagens: Marxismo Funcionalismo (Durkheim) Interacionismo Simbólico (Weber)

3 DCP 2006 Edgar Morin: Reformulação do paradigma da Sociologia A Sociedade contemporânea é caracterizada pela Complexidade e como tal deve ser estudada de forma global e não fragmentada Propõe : Adotar umaEpistemologia Construtivista Introduzir a complexidade social nos estudos Articular com outras Ciências Humanas Reconhecer a dimensão vivencial Abrir o pensamento sociológico à literatura Restaurar o pensamento dos grandes problemas antropossociais

4 DCP 2006 Perspectiva Pós-Moderna da Sociologia Varia entre a posição anárquica de Baudrillard e a desconstrucionista de Foucault Baudrillard O Mundo é dominado pelos novos mídia que nos desligam do passado e criam um mundo caótico e vazio. Foucault Discurso como forma de poder para moldar as atitudes populares. Conhecimento como forma de controle.

5 DCP 2006 Caracterizações da Sociedade atual por: Anthony Giddens (1984); Ulrich Beck (1992); Jürgen Habermas (1989) Manuel Castells (2000) Esfera Pública - Jürgen Habermas Não existe alternativa ao Capitalismo. Controle sobre as crises do capitalismo Reforço daEsfera Pública Ferramenta: mídia.

6 DCP 2006 A Sociedade de Risco - Ulrich Beck Os aspectos negativos (riscos), superam os positivos Três períodos: Pré-Industrial Industrial Moderno Sociedade de Risco Diferenças da Sociedade de Risco: Desigualdade social - individualizada. Diferença no papel da família e do género Desemprego estrutural, Aparecimento de emprego em part-time Desaparecimento do emprego para a vida.

7 DCP 2006 Sociedade Informacional em Rede – Manuel Castells Surgimento: (TIC) Produção – inovação Competitividade - globalização Do aparecimento dos movimentos Sócio-culturais mudar a vida e não tomar o poder. É caracterizada por: Uma nova estrutura social em rede Uma nova economia Informacional Uma nova cultura (Virtualidade Real)

8 DCP 2006 Nova Dimensão Sociológica do ser: Clivagem entre o Eu e a Rede Procura de uma nova identidade Baseada mais no que se é e não tanto no que se faz Risco de nacionalismos, fundamentalismos. Crise no patriarcalismo e família patriarcal. Nova Dimensão Sociológica do Poder Crise do Estado/Nação Incapacidade de tomar decisões e de cumprir promessas As decisões políticas dependem de diferentes centros de poder Nova forma de estado – em Rede A cultura é a fonte de Poder. O Poder é imaterial

9 DCP 2006 Anthony Giddens O mundo em Fuga Alta Modernidade Terceira Via Integra conceitos: Globalização Risco Crise da Tradição Crise da Família Crise do Estado-Nação e da Democracia.

10 DCP 2006 A Nova Economia Baseada no conhecimento Novas ideias e as TIC - Chave para a criação de emprego Risco, incerteza, mudança – são a regra Flexibilização,inovação, autonomia de aprendizagem, equipes Globalização: comunicação em rede – Internet Coopetição – Combinação entre colaboração e competição

11 DCP 2006 Sociedade de Futuro Globalização As TIC, nomeadamente a Internet, fornecem o suporte necessário à globalização Reaproximação da população mundial. Flexibilização Organizações mais flexíveis Expansão por espaços não contíguos. Personalização Valorização da pessoa Desatualização Conhecimento em evolução exponencial Complexificação Necessidade de modelar fenômenos complexos


Carregar ppt "DCP 2006 Sociologia Contemporânea Sociologia Ensino Médio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google