A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BALANÇO DE PAGAMENTOS A medida que o Comércio Internacional começou a crescer, os países começaram a sentir a necessidade de medi-lo, para avaliar a importância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BALANÇO DE PAGAMENTOS A medida que o Comércio Internacional começou a crescer, os países começaram a sentir a necessidade de medi-lo, para avaliar a importância."— Transcrição da apresentação:

1 BALANÇO DE PAGAMENTOS A medida que o Comércio Internacional começou a crescer, os países começaram a sentir a necessidade de medi-lo, para avaliar a importância de seu comportamento. Assim, nasceu um registro que foi a semente do Balanço de Pagamentos. Com o crescimento do Comércio Internacional e com as dificuldades geradas pelos problemas econômicos ( tais como inflação, escassez de divisas, etc.), o registro das transações com o exterior se tornou muito importante.

2 BALANÇO DE PAGAMENTOS Portanto, havia necessidade de uma peça contábil que registrasse, classificasse e interpretasse as transações internacionais. O assunto tornou-se geral, motivo por que o FMI criou uma padronização internacional das contas e passou a divulgar os Balanços de Pagamentos dos países membros.

3 BALANÇO DE PAGAMENTOS Portanto ,as finalidades primordiais dos Balanços de Pagamentos são: Informar como o país se comporta diante do Comércio Internacional; Tornar-se um instrumento para o Governo tomar decisões necessárias para corrigir problemas de Comércio Internacional; e Servir para medir os efeitos das medidas tomadas.

4 BALANÇO DE PAGAMENTOS CONCEITO
Os primeiros conceitos de Balanço de Pagamentos diziam que era um registro de pagamentos e recebimentos feitos com o exterior. Posteriormente, verificou-se que o Balanço de Pagamentos deveria: Referir-se a um período determinado, geralmente o ano civil; Abranger também operações que não eram nem pagamentos nem recebimentos, tais como os donativos.

5 BALANÇO DE PAGAMENTOS Diante disso, passou-se a adotar a definição do FMI: “Balanço de Pagamentos é o registro sistemático de todas as transações econômicas realizadas entre os residentes em determinado país e os residentes no resto do mundo, durante certo período, geralmente de um ano.”

6 BALANÇO DE PAGAMENTOS Essa definição substitui “pagamentos e recebimento”por “transações”. Assim incorpora os donativos.Também inclui o conceito de “residente”, que é a pessoa física ou jurídica domiciliada no país. Ex.: O turista é residente no país de origem O imigrante é residente no país onde se fixou A filial multinacional é residente onde está instalada, etc.

7 BALANÇO DE PAGAMENTOS A contabilidade dessas transações segue as normas gerais de contabilidade geral, utilizando-se o método das partidas dobradas. Todavia, no caso das transações extrnas não existe propriamente uma conta caixa, e, para contornar tal situação, usa-se uma conta especial denominada HAVERES E OBRIGAÇÕES NO EXTERIOR ( HOE ).

8 BALANÇO DE PAGAMENTOS O processo é o mesmo da contabilidade privada: quando há ingresso de dinheiro na empresa debita-se na conta CAIXA. Na contabilização do balanço de pagamento, quando isso acontece, debita-se na conta HAVERES E OBRIGAÇÕES NO EXTERIOR. Quando há saída de dinheiro, credita-se na HOE.

9 BALANÇO DE PAGAMENTOS Exemplos: Exportações à vista: C - Exportações
D – HOE Importações à vista: C – HOE D - Importações

10 BALANÇO DE PAGAMENTOS ERROS E OMISSÕES:
É a difrença entre o saldo do balanço de pagamentos e o financiamento do resultado que surge quando se tenta compabilizar transações físicas e as várias fontes de informações ( Banco Central , Departamento de Comércio Exterior, Receita Federal ).

11 BALANÇO DE PAGAMENTOS Como o Banco Central tem maior controle sobre o ítem Financiamento do Resultado, supõe-se seu saldo correto, e joga-se a diferença entre esse ítem e a soma de transações correntes e movimento de capitais autônomos em Erros e Omissões. A regra inernacional é admitir para Erros e Omissões um valor de, no máximo, 5% da soma das exportações com as importações.

12 BALANÇO DE PAGAMENTOS ESTRUTURA
O FMI. Ao definir Balanço de Pagamentos, criou, praticamente, uma estrutura padrão, seguida pelos países membros

13 BALANÇO DE PAGAMENTOS TRANSAÇÕES CORRENTES
Balança Comercial ( essa conta compreende basicamente o comércio de mercadorias ) Exportação ( crédito ) Importação ( débito ) SERVIÇOS Viagens Internacionais ( turismo ) Transportes ( fretes ) Seguros Rendas de Capitais ( juros, Lucros e Dividendo) Serviços Diversos

14 BALANÇO DE PAGAMENTOS TRANSFERÊNCIAS UNILATERAIS ( também conhecidas como conta de donativos, registram as doações interpaíses. Donativos ( os donativos podem ser em divisas ( como os que os decasségui enviam do Japão ao Brasil ) ou em mercadorias Manutenção de residentes no país MOVIMENTO DE CAPITAIS Investimentos Financiamentos Amortizações Empréstimos – curto Prazo Longo Prazo Ouro Monetário Saldo ( superávit ou déficit )


Carregar ppt "BALANÇO DE PAGAMENTOS A medida que o Comércio Internacional começou a crescer, os países começaram a sentir a necessidade de medi-lo, para avaliar a importância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google