A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente

2 Introdução E o que é conhecimento?
Homem precisa conhecer seu mundo para sobreviver nele!

3 Conhecimento APREENSÃO INTELECTUAL DE UM FATO OU DE UMA VERDADE, COMO DOMÍNIO (TEORICO OU PRÁTICO) DE UM ASSUNTO, UMA ARTE, UMA CIÊNCIA, UMA TÉCNICA, ETC.

4 O Conhecimento Científico
Surge da necessidade descobrir princípios explicativos. Resulta da Investigação Científica. Identificação da Dúvida. Conhecimento existente não basta. Precisamos de uma resposta para a dúvida. Resposta tem que oferecer provas de segurança. Ideais da Racionalidade e da Objetividade.

5 CONHECIMENTO CIENTÍFICO
RESULTA DE INVESTIGAÇÃO; OBJETO DA CIÊNCIA É O UNIVERSO MATERIAL, FÍSICO, E O QUE FOR PERCEPTÍVEL PELOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS; É VERIFICÁVEL, NA PRÁTICA, PELA DEMONSTRAÇÃO OU PELA EXPERIÊNCIA; É TRANSMITIDO POR INTERMÉDIO DE TREINAMENTO APROPRIADO; CONHECIMENTO OBTIDO DE MODO RACIONAL; EXPLICA O POR QUÊ? ACOMPANHA PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS.

6 Ciência “Entendemos por ciência uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o conhecimento de certos fenômenos que se deseja estudar: a ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação” ( TRUJILLO FERRARI 1993.P.89 ) 

7 O conhecimento é uma construção social
Como as explicações mágicas não bastavam para compreender os fenômenos os seres humanos finalmente evoluíram para a busca de respostas através de caminhos que pudessem ser comprovados. Desta forma, nasceu a ciência metódica, que procura sempre uma aproximação com a lógica. O desenvolvimento do conhecimento humano está intrinsecamente ligado à sua característica de viver em grupo, ou seja, o saber de um indivíduo é transmitido a outro, que, por sua vez, aproveita-se deste saber para somar outro. Assim evolui a ciência.

8 Construção social O conhecimento é produzido socialmente:
Passa de geração a geração; Processos de socialização e interação; Produz e reproduz informação de forma coletiva; O conhecimento se desenvolve em defesa comunitária; Pode ser apreendido de maneira formal (escola) ou informal (comunidade); O ser humano como ser social dá significado e sentido ao mundo.

9 O progresso da Ciência No século XIX (anos 1800) a ciência passou a ter uma importância fundamental. Parecia que tudo só tinha explicação através da ciência. Como se o que não fosse científico não correspondesse a verdade. Se Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Giordano Bruno, entre outros, foram perseguidos pela Igreja, em função de suas idéias sobre as coisas do mundo, o século XIX serviu como referência de desenvolvimento do conhecimento científico em todas as áreas.

10 A evolução da Ciência       O Método Científico surgiu como uma tentativa de organizar o pensamento para se chegar ao meio mais adequado de conhecer e controlar a natureza. Já no fim do período do Renascimento, Francis Bacon pregava o método indutivo como meio de se produzir o conhecimento. Este método entendia o conhecimento como resultado de experimentações contínuas e do aprofundamento do conhecimento empírico. Por outro lado, através de seu Discurso sobre o método, René Descartes defendeu o método dedutivo como aquele que possibilitaria a aquisição do conhecimento através da elaboração lógica de hipóteses e a busca de sua confirmação ou negação.

11 Ciência e senso comum:

12 Ciência x Senso Comum A ciência distingue-se do senso comum porque este é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas, enquanto a primeira baseia-se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade. A ciência é conhecimento que resulta

13 Verdade O que é a Verdade?
Há verdade quando percebemos o que está se desenrolando a nossa volta e o conseguimos comunicar. Nunca conheceremos a verdade absoluta! A nossa interpretação da verdade muitas vezes gera erros...

14 Verdade só é encontrada quando houver evidência.
A evidência é o que aparece do objeto de estudo. Cuidado! Nem tudo se desvela por completo – não podemos “ inventar” coisas sobre o que não vimos!

15 COMO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO É PRODUZIDO?
Os conhecimentos científicos são produzidos a partir de PESQUISA. A pesquisa, por sua vez, tem que ser embasada. Não se pode defender uma tese a partir do “eu acho”. Existe um rigor na produção desse conhecimento que deve ser baseado em dados e informações, as quais muitas vezes não estão à disposição do público ou que nunca antes foram coletados. Também tem que ser realizado em diálogo com outros cientistas.

16 Método Mas... O que é esta Metodologia Científica?
Uma forma concreta que se tem de buscar o conhecimento Meta = ao largo odos = caminho logos = estudo

17 O Método Científico Método: conjunto de passos a serem seguidos ordenadamente na busca da verdade. Conduzir à descoberta; Permitir demonstração e Prova; Permitir a verificação de conhecimento; Técnica se refere aos procedimentos utilizados dentro das etapas do método.

18 Método Significa “caminho para se chegar a um fim”. O método delimita a maneira de como se chegar ao conhecimento. Isto é, o método é a série de passos que devemos tomar para se atingir determinado objetivo. Em outras palavras, o método é um tipo de “RECEITA”.

19

20 Construção do conhecimento científico
Definição do objeto de estudo (observação inicial) Processo empírico, intuitivo e não sistemático Problemática Hipóteses (conjecturas e suposições) Revisão bibliográfica Etapas com caráter científico, pois seguem um método específico. Definição metodológica Observação sistemática Interpretação e conclusão

21 Definições FATO = COISA OU AÇÃO FEITA. OBSERVAÇÃO VERIFICADA LEIS = SURGE DA NECESSIDADE QUE SE TEM DE ENCONTRAR EXPLICAÇÕES PARA OS FENÔMENOS; FENÔMENO = TODA MODIFICAÇÃO QUE SE PROCESSA NOS CORPOS PELA AÇÃO DE AGENTES FÍSICOS E QUÍMICOS.

22 teoria TEORIA = É A RELAÇÃO ENTRE FATOS, OU SEJA, A ORDENAÇÃO SIGNIFICATIVA DESSES FATOS, CONSISTINDO EM CONCEITOS, CLASSIFICAÇÕES, CORRELAÇÕES, GENERALIZAÇÕES, PRINCÍPIOS, LEIS, REGRAS, TEOREMAS, ETC.

23 Conceito de teoria É o conhecimento descrito de forma racional. Também é a forma de pensar e entender determinado fenômeno. A teoria científica é aquilo que difere do senso comum. Lembrando que, o senso comum é um tipo de especulação, já a teoria é uma síntese aceita em um vasto campo do conhecimento, ou seja, as hipóteses foram testadas. Teoria é uma descrição das evidências verificadas. Portanto, a teoria não é somente um conjunto de ideias, mas também fatos. A teoria pode ignorar as ideias, mas não os fatos. Exemplo: GRAVIDADE

24 Função dos fatos > O Fato inicia a teoria (uma descoberta pode provocar o início de uma nova teoria) > O Fato reformula e rejeita a teoria (qualquer teoria é possível de modificação) > O Fato redefine e esclarece a teoria (situações não previstas ou novas técnicas de pesquisa mais inovadoras).

25 Função da teoria Orienta os objetos da ciência (delimitação do campo de investigação); > Oferece um sistema de conceitos (fornecer concepção, vocabulário científico, relação entre fatos estudados,etc); > Resume o conhecimento (sintetizar o que já se sabe sobre o objeto de estudo); > Prevê Fatos (prevê novos fatos e relações);

26 Função das leis Resumir grande quantidade de fatos >Permitir prever novos fatos, pois, um fato se comportará conforme o estabelecido por ela LOGO: LEI – É a relação constante entre o fenômeno e a sua causa.

27 Leis e teoria A lei da queda livre dos corpos (Galileu) A Teoria da Gravitação de Newton (força gravitacional) LOGO = A lei está contida na teoria. (LCT)

28 O que é uma teoria científica?
É um sistema ordenado e coerente de proposições ou enunciados baseados em um pequeno número de princípios, cuja finalidade é descrever, explicar e prever do modo mais completo possível um conjunto de fenômenos, oferecendo suas leis necessárias. A teoria científica permite que uma multiplicidade empírica de fatos aparentemente muito diferentes sejam compreendidos como semelhantes e submetidos às mesmas leis; e, vice-versa, permite compreender por que fatos aparentemente semelhantes são diferentes e submetidos a leis diferentes

29

30 O desenvolvimento da ciência pode ser considerado como uma
inter-relação entre teoria e o fato. (Goode e Hatt, 1969) Função da Ciência: melhorar a relação homem e mundo

31 Problema É a questão que se busca responder, o objeto de estudo, o alvo que se deseja investigar mediante trabalho científico.

32 Hipótese São as prováveis respostas para um fenômeno, mas que ainda não foram comprovadas cientificamente. A hipótese é sempre uma resposta provisória para estudos que irão ser iniciados. A hipótese não é palpite, pois elas estão baseadas em estudos já realizados. As hipóteses só podem ser consideradas se houver possibilidade de serem testadas por experimentos.

33

34 Conceitos é aquilo que a mente concebe ou entende: uma ideia ou noção, representação geral e abstracta de uma realidade.

35 Teoria Hipótese Fatos – Leis Conceitos

36 Técnica A técnica é o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado, seja no campo da Ciência, da Tecnologia, das Artes ou em outra atividade. A técnica bem como a tecnologia respondem ao interesse dos seres humanos de transformar a natureza, para melhor satisfazer suas necessidades e desejos.

37 Exemplo de técnica: observação

38 Indução É o método de pensamento, investigação ou raciocínio com o qual se extraem de certos fatos particulares, mediante a observação, algumas conclusões gerais, universais. Exemplo: TODOS OS CORVOS SÃO PRETOS

39 dedução É método ou uma espécie de argumento no qual a forma lógica garante a verdade da conclusão se as premissas forem verdadeiras: P1 = TODOS OS HOMENS SÃO MORTAIS P2 = SÓCRATES É HOMEM CONCLUSÃO = SOCRÁTES É MORTAL

40 Epistemologia é o ramo da filosofia que trata da natureza, etapas e limites do conhecimento humano, especialmente nas relações que se estabelecem entre o sujeito e o objeto do conhecimento. Nesse sentido, pode ser também chamada teoria do conhecimento ou gnosiologia. Em sentido mais restrito, refere-se às condições sob as quais se pode produzir o conhecimento científico e dos modos para alcançá-lo, avaliando a consistência lógica de teorias.

41 RATIFICAR – confirmar, aprovar, autenticar a verdade;
RETIFICAR – refutar um comprovação científica, corrigir, endireitar, alinhar, consertar e desmentir.

42 Paradigma É o modelo ou padrão de métodos e técnicas científicas legitimadas, usadas e compartilhadas num determinado momento histórico por uma comunidade científica. Ou seja, são normas e crenças que são seguidas por um grupo de profissionais. Em outras palavras, é o modelo atual que orienta os cientistas para se chegar a verdade, mas que pode ser revisado e revisto.

43 Exemplo de paradigma E = m. c² Teoria da relatividade
Newton dizia que a massa de um objeto faz parte da propriedade do corpo, portanto é independente do movimento. A teoria de newton estava certa. Mas... Albert Eistein demonstrou que quando há uma situação de alta velocidade (como a velocidade da luz), a massa do objeto tende a aumentar de peso. Então é relativo... E = m. c² E = energia m = massa c = velocidade

44 “Quebra de paradigma” TEORIA EVOLUCIONISTA – as espécies mais simples evoluíram para mais complexas. DARWINISMO SOCIAL – teoria com base nas ideias de Charles Darwin e que tinha forte conotação preconceituosa e racista sobre os povos não europeus. Esta teoria foi RETIFICADA porque se confirmou que existe só uma raça, a raça humana.

45 Livro didático Com um enfoque interdisciplinar
- Nas Aberturas de Capítulo são apresentados os objetivos do estudo e questões que dão início aos temas que serão abordados. - A seção Quem escreveu sobre isso apresenta alguns pensadores que tiveram as ideias discutidas no capítulo estudado. - Movimentação: Sempre presente ao final de cada unidade, esta seção propõe atividades que exploram experiências políticas e sociais.  - Atividades de pesquisa, reflexão, debate e revisão sintetizam e organizam o conhecimento. Os alunos também encontram questões do Enem e de vestibulares de todo o país. - A seção Considerações sociológicas apresenta diferentes pontos de vista do conteúdo que está sendo abordado naquele momento. Em Instrumento jurídico são colocadas as leis que regulamentam a questão social que está sendo estudada no capítulo, mostrando a importância da ordem perante a organização da nossa sociedade. 

46 BLOG: www.sociedademucholoka.wordpress.com
#SociologiaFazPensar


Carregar ppt "Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google