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Revista Época (15/06/2009 – No 578) Fr. Rubens N. da Mota, OFMCp. Assessor, CRB Nacional.

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1 Revista Época (15/06/2009 – No 578) Fr. Rubens N. da Mota, OFMCp. Assessor, CRB Nacional

2  No altar, banda toca música gospel, na platéia, show em catarse: “O evangelismo tá bombando!”  95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se dizem religiosos e 65% afirmam ser “profundamente religiosos”  “A derrocada do socialismo e às críticas à psicanálise freudiana parecem ter deixado espaço para a religiosidade se manifestar, sobretudo entre os jovens”  Esse renascimento é mais presente no Brasil

3  Na rede de computadores, a diversidade de crenças se propaga como vírus: a internet virou um templo  Quase metade dos jovens brasileiros diz professar outras religiões (participam de outras igrejas)  Dois terços da população afirmam seguir o catolicismo: 66,2%  18,8%> protestante; 15% outras (desses, 7,9% dizem que é religioso, mas não segue nenhuma, não participa de igreja)

4  Adotar uma religião nem sempre implica seguir as recomendações de seus líderes espirituais  Parte da explicação para as transformações de uma sociedade baseada numa só fé para era das múltiplas escolhas está nas disposição do jovem para experimentar  No Brasil apenas 35% dizem professar e seguir os preceitos de sua religião

5  Na religião, como na política e nos costumes, há rebeldia.  Os filhos não seguem os pais em suas crenças. Eles querem distância dessa herança/tradição (pais católicos, evangélicos ou ateus já não influenciam tanto, os filhos seguem o que quer): busca de respostas para suas inquietações  Adotam religiões minoritárias por achar que estão vivendo uma grande missão: um ato de afirmação juvenil

6  Jovens que saem de igrejas por não serem aceitos em suas condições: homossexuais, travestis (igreja Cristã Contemporânea, reduto de travestis – 80% dos fiéis tem menos de 30 anos)  “É entre os evangélicos que surgem mais propostas de igrejas flexíveis. Eles têm igrejas para metaleiros, para garotas de programa e até para lutadores de jiu-jitsu”  “As igrejas que aceitam esses jovens é com expectativa de que eles mudem e troquem a jaqueta de couro pela camisa social de manga comprida”

7  O texto mostra que ganham mais jovens as igrejas que se adaptam ao espírito do tempo para responder aos anseios dos jovens (isso acontece mais entre as igrejas evangélicas)  A imagem da Igreja Católica parece velha para boa parte dos jovens (caso do bispo que não aceitou a interrupção da gravidez da menina de 9 anos)  Contradição entre no prega (camisinha X vida)  Posição intransigente afasta os jovens

8  Os jovens professam a fé, mas a vivencia não é intensa  “O jovem tem fé, mas não aceita o pacote pronto institucional”  Os jovens brasileiros parecem ter deixados as fés mais populares no século passado para crer no que julgam ser seu verdadeiro Deus.


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