A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida"— Transcrição da apresentação:

1 Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida
Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Aula de hoje: Visão Espírita

2 A INDISSOLUBILIDADE DO CASAMENTO

3 Não separeis os homens na Terra o que Deus uniu nos Céus
De todas as associações na Terra exce-tuando naturalmente a Humanidade, nenhu-ma talvez mais importante em sua função educadora e regenerativa para o individuo, que a constituição da família. Livro Estudos Espírita – Joanna de Angelis – Divaldo Franco

4 Constituição da Família
Visão Espírita

5 Os Planos de Deus Livro: O Consolador. Q Emmanuel – O instituto da família é organizado no pla-no espiritual, antes de projetar-se na Terra? “O colégio familiar tem suas origens sagra-das na esfera espiritual. Em seus laços, reú-nem-se todos aqueles que se comprome-teram, no Além, a desenvolver na Terra uma tarefa construtiva de fraternidade real e de-finitiva. Preponderam nesse instituto divino os elos

6 (O Consolador. Q. 175 - Emmanuel)
do amor, fundidos nas experiências de ou-tras eras; todavia, ai acorrem igualmente os ódios e as perseguições do pretérito, a fim de se transfundirem em solidariedade frater-nal, com vistas ao futuro. É nas dificulda-des provadas em comum, nas dores e nas experiências recebidas na mesma estrada de evolução redentora, que se olvidam as amarguras do passado longínquo, transfor-mando-se todos os sentimentos inferiores em expressões regeneradas e santificadas. (O Consolador. Q Emmanuel)

7 Livro: O Consolador. Q. 188 - Emmanuel
– Como devem proceder aos cônjuges pa-ra bem cumprir seus deveres? “O matrimônio muito frequentemente, na Terra, constitui um aprova difícil, mas reden-tora. Os cônjuges, para bem cumprir suas obri-gações divinas, devem observar o máximo de atenção, respeito e carinho mútuo, com-centrando-se ambos no lar, sempre que há-ja um perigo ameaçando-lhe a felicidade doméstica, porque na prece e na

8 vigilância espiritual encontrarão sempre as melhores defesas.
No lar, muitas vezes, quando um dos côn-juges se transvia, a tarefa é de luta e lágri-mas penosas; porém no sacrifício, toda al-ma se santifica e se ilumina, transforman-do-se em modelo no sagrado instituto da família. Para alcançar a paciência e o heroísmo domésticos, faz-se mister a mais entranha-da fé em Deus, tomando-se como espelho divino a exemplificação de Jesus, no seu

9 (O Consolador. Q. 188 - Emmanuel)
apostolado de abnegação e de dor, à face da Terra. (O Consolador. Q Emmanuel)

10 (Leis de Amor - Emmanuel)
Constituição da Família Função Essencial da Família “No caminho familiar, purificam-se impul-sos e renovam-se decisões. Nele encontramos os estímulos ao traba-lho e as tentações que nos comprovam as qualidades adquiridas, as alegrias que nos alentam e as dores que nos corrigem”. (Leis de Amor - Emmanuel)

11 Livro Leis de Amor. Compromisso conjugal. Emmanuel
Constituição da Família A Pedagogia Divina “Deus permite, nas famílias, encarnações de espíritos antipáticos ou estranhos com o duplo fim de servir de prova a uns e de avanço aos outros. Os bons tem campo de trabalho. Os maus se melhoram pouco a pouco com os cuidados que recebem; seu caráter se modifica, os hábitos se melho-ram, as antipatias desaparecem. Livro Leis de Amor. Compromisso conjugal. Emmanuel

12 Livro Leis de Amor. Compromisso conjugal. Emmanuel
Constituição da Família Provas e Expiações Enquanto, marido e mulher não forem cu-rados moralmente, as discórdias conjugais reinarão soberanas, e os espíritos trevosos facilmente atuarão com perversidade, sepa-rando casais, prejudicando os filhos já de-sorientados e moralmente mal educados. Livro Leis de Amor. Compromisso conjugal. Emmanuel

13 Constituição da Família
Objetivos Divinos Além da eliminação das arestas produ-zidas pela nossa própria inferioridade, a vida em família é, também, um ponto de referência que nos ajuda a manter o conta-to com a realidade. As pessoas de nosso convívio apontam nossas falhas, ajudando-nos a corrigirmos os desvios de conduta.

14 Dissolução da Família O Divórcio A posição espírita ante o divórcio está ple- namente estabelecida nas duas obras mais conhecidas da codificação espírita: O Livro dos Espíritos e O Evangelho Segundo o Espiritismo.

15 Divórcio Visão Espírita Em (LE. 697) Kardec pergunta se a indis-solubilidade do casamento pertence a Lei de Deus ou se é apenas uma lei humana. Os Espíritos responderam: “A indissolubilidade do casamento é uma lei humana muito contrária a lei natural.”

16 Divórcio Visão Espírita (LE.) Quando Kardec (LE. 940) examina as uniões infelizes, os Benfeitores voltam a in- sistir e dizem: “As vossas leis nesse particular são erra-das, pois acreditais que Deus vos obriga a viver com aqueles que vos desagradam.”

17 (ESE. Cap. XXII – Item, 2 – Allan Kardec)
Divórcio Visão Espírita Em (ESE. Cap. XXII) Kardec comenta: “O divórcio é uma lei humana cuja finalida-de é separar legalmente o que já está se-parado de fato. Não é contrária a Lei Natural, pois só virá reformar o que os homens já fizeram.” (ESE. Cap. XXII – Item, 2 – Allan Kardec)

18 Visão Espírita - Conclusão
Divórcio Visão Espírita - Conclusão A posição de Kardec deixa-nos serenos para afirmar que o Espiritismo não é contrá-rio à instituição do divórcio, embora não ve-nha a estimulá-lo, nem tampouco incitá-lo nos casais com problemas de relacio-namento. Emmanuel, comentando a passagem evan- gélica sobre o divórcio, diz-nos que:

19 “partindo do princípio de que não existem uniões conjugais ao acaso, o divórcio, a ri- gor, não deve ser facilitado entre as criatu- ras”. O Espiritismo orienta-nos que a Divina Pro- vidência jamais prescreve princípios de vio- lência. Nesse caso, cada ser humano tem a liber- dade de continuar numa relação matrimo- nial ou fugir dela, conquanto possa agravar os seus próprios débitos.

20 O Divórcio não Deve Ser Facilitado!
A este respeito, apresentamos algumas opiniões importantes: Livro: Evolução em Dois Mundos – André Luiz “Quanto ao divórcio, somos de parecer que não deva ser facilitado ou estimulado entre os homens, porque não existem na Terra uniões conjugais, legalizadas ou não, sem vínculos graves no princípio da respon- sabilidade assumida em comum”.

21 Porque não ?

22 (Leis de Amor - Emmanuel)
Explicando! Porque não – De modo geral, quem é, nas leis do destino, o marido faltoso? “O Marido faltoso é aquele mesmo homem que, um dia, inclinamos à crueldade e à mentira. É o mesmo esposo do pretérito, que precipitamos na deserção, com os pró-prios exemplos menos felizes. (Leis de Amor - Emmanuel)

23 – E a esposa desequilibrada?
“A companheira desequilibrada que nos amarga o sentimento, é a mulher que me-nosprezamos, em outra época, obrigando-a a resvalar no poço da loucura. É a mesma mulher que, certa feita, relegamos à neces-sidade e à viciação.

24 (Leis de Amor - Emmanuel)
Visão Espiritual do Divórcio – Como é encarado o divórcio nos pla-nos superiores do Espírito? “O divórcio, conquanto às vezes necessá-rio, não é caminho salvador quando lutas se agravem. Ninguém colhe flores do plan-tio de pedras. Só o tempo consegue dissipar as sombras que amontoamos com o tempo. Só o per-dão incondicional apaga as ofensas; ape-nas o bem extingue o mal. (Leis de Amor - Emmanuel)

25 (Leis de Amor - Emmanuel)
Visão Espiritual do Divórcio – Nos casos insolúveis de casamentos desventurados; não será o divórcio o mal me- nor para evitar maiores males? “Muitos dizem que o divórcio é válvula de escape para evitar o crime e não ousamos contestar. Casos surgem nos quais ele fun-ciona, por medida lamentável, afastando ma-les maiores, qual amputação que evita a mor-te, mas será sempre quitação adiada, à ma-neira de reforma do débito contraído”. (Leis de Amor - Emmanuel)

26 (Leis de Amor - Emmanuel)
Visão Espiritual do Divórcio – Por mais árduas se façam as lutas, no casamento, é melhor permanecer den-tro dele? “Pagar é libertar-se, aprender é assimilar a lição”. (Leis de Amor - Emmanuel)

27 (Leis de Amor - Emmanuel)
Visão Espiritual do Divórcio – Que precisamos para vencer na luta doméstica? “Devemos revestir-nos de paciência, amor, compreensão, devotamento, bom ânimo e humildade, a fim de aprender e vencer, na luta doméstica. No mundo, o lar é a primeira escola da reabilitação e do reajuste”. (Leis de Amor - Emmanuel)

28 Emmanuel “Divórcio, edificação adiada, resto a pagar no balanço do espírito devedor. Isso geral-mente porque um dos cônjuges, sócio na firma do casamento, veio a esquecer que os direitos na instituição doméstica somam deveres iguais”. “Descobrem, por fim, que amar não é apenas fantasiar, mas acima de tudo, cons-truir. E construir pede não somente plano e esperança, mas também suor e por vezes aflição e lágrimas”.

29 Sol nas Almas - André Luiz
Divórcio - Porque não realizá-lo “Auxiliemos, na Terra, a compreensão do casamento como sendo um consórcio de realizações e concessões mútuas, cuja fa-lência é preciso evitar. Divulguemos o princípio da reencarnação e da responsabilidade individual para que os lares formados atendam à missão a que se destinam.

30 Compreendamos os irmãos que não pude-rem evitar o divórcio porquanto ignoramos qual seria a nossa conduta em lugar deles, nos obstáculos e sofrimentos com que fo-ram defrontados, mas interpretemos o ma-trimônio por sociedade venerável de intere-sses da alma perante Deus.

31 Sobre a felicidade Emmanuel nos diz A felicidade existe sim, porém, para usu-fruí-la no Outro Mundo, precisamos aqui na Terra admitir “que ninguém pode ser real-mente feliz sem fazer a felicidade alheia no caminho que avança”.

32 renunciar às críticas ferinas;
Investimento Espiritual Início: aplicar hoje Tempo: até o final da existência renunciar às críticas ferinas; renunciar ao mutismo e a cara amar- rada... renunciar, a si mesmos, vendo naque-les aos quais a sabedoria divina colo-cou em nosso caminho a gloriosa

33 oportunidade de trabalhar com Deus na edi-ficação dos corações, e recebermos em no-sso lar o salário da paz.

34 Lar Feliz Formula Infalível É preciso praticar a caridade no lar para sal- var o casamento. A meditação, a oração em conjunto, o evan-gelho no lar, a procura do bem em toda parte, auxiliarão a paz no lar. Poderíamos defini-la como uma ginástica diária, onde os principais exercícios são: perdão, tolerância, atenção, respeito e re-núncia.

35 O Perdão é o treino da compreensão
Formula Infalível O Perdão é o treino da compreensão Se procurarmos compreender o familiar, sem o vinagre da crítica, identificaremos em seus momentos menos felizes a simples exteriorização de conflitos íntimos em que se debate, e não nos magoaremos.

36 A tolerância é o treino da aceitação
Formula Infalível A tolerância é o treino da aceitação Cada ser humano está numa faixa de evo- lução. Não podemos exigir mais do que tem para dar. Ninguém é intrinsecamente mau. E preciso lembrar ainda, que as pessoas tendem a comportar-se da maneira como as vemos. Estar sempre apontando defei-tos é a melhor maneira de fazê-los crescer. Identificar pequenas virtudes é uma forma de desenvolvê-las.

37 O respeito é o treino da educação
Formula Infalível O respeito é o treino da educação É grande o número de lares onde as pe- ssoas discutem, brigam, xingam-se e até se agridem, gerando uma atmosfera psíquica irrespirável que torna todos nervosos e in-felizes. O problema é falta de auto educação, a disciplina das emoções, reconhecendo que sem respeito pelos outros caímos na agres-sividade.

38 Renúncia é o treino da doação
Formula Infalível Renúncia é o treino da doação Há algo de fundamental para nós, sem o que nossa alma definha. Chama-se amor! Para tanto é preciso que aprendamos a re-nunciar. Renunciar à imposição agressiva de nossos desejos; renunciar às reclama-ções e cobranças ácidas;

39 A atenção é o treino do diálogo
Formula Infalível A atenção é o treino do diálogo Quando os componentes de uma família perdem o gosto pela conversa, a afetivida-de logo deixa o lar. É preciso saber ouvir, dar atenção ao que dizem os familiares e, principalmente, reco-nhecer que nos momentos de divergência eles podem estar com a razão.

40 Divórcio Conclusão: Saibamos que em nosso planeta há rarí- ssimas uniões de almas gêmeas, poucos matrimônios de almas afins e grande núme- ro de ligações de resgate. Tenhamos, assim, paciência e resignação e adiemos o máximo possível a ruptura de uma união matrimonial.

41 Bibliografia ESTUDOS ESPÍRITAS – Divaldo Pereira Franco (Joana de Angelis) pgs AS LEIS MORAIS SEGUNDO A DOUTRINA ESPÍRITA - RODOLFO CALLIGARIS .pg.71  OS CAMINHOS DO AMOR – Dalva Silva Souza – pgs NA ERA DO ESPÍRITO – ESPÍRITOS EMMANUEL E HERCULANO PIRES – Francisco Cândido Xavier. O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – Allan Kardec O LIVRO DOS ESPÍRITOS – Allan Kardec JORNAL DO C. E. SEARA FRATERNA VIDA E SEXO – Emmanuel – Francisco Cândido Xavier ESPIRITISMO DE A a Z UM JEITO DE SER FELIZ – Richard Simonetti. APRENDENDO SEMPRE – Jobel Sampaio Cardoso. VEREDA FAMILIAR – Thereza de Brito (José Raul Teixeira). AMOR IMBATÍVEL AMOR – Joanna de Ângelis (Divaldo Pereira Franco).


Carregar ppt "Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google