A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JAPÃO: ASPECTOS SOCIO-ECONOMICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JAPÃO: ASPECTOS SOCIO-ECONOMICOS"— Transcrição da apresentação:

1 JAPÃO: ASPECTOS SOCIO-ECONOMICOS
Nome oficial: Japão  Capital: Tóquio  Divisão política: 47 províncias  Religião: xintoísmo 83,9%, budismo 14,1%, cristianismo 2%  Natureza do Estado: parlamentar, com monarquia constitucional  Área:  km²  População:  de habitantes Grupos étnicos: japoneses 98,5%, coreanos 0,5%, chineses 0,4%, outros 0,6%  Economia: terceira maior economia do mundo, seu PIB soma US$ 4,348 trilhões; Taxa de desemprego: 4,2% (em 2008)

2 Breve Histórico O Período Edo , também conhecido com Período Tokugawa, é uma divisão da história do Japão que vai de 1603 a Esse período marca o governo do Xogunato Tokugawa (ou Edo) que foi oficialmente estabelecido em 1603 pelo primeiro Xogun Tokugawa Ieyasu. O período terminou com a Restauração Meiji. Tokugawa Ieyasu ( )

3

4

5

6 Matsuo Bashô: Hai-kais
Primavera não nos deixe pássaros choram lágrimas no olho do peixe

7

8 O Último Xogun e o Fim dos Samurais
Tokugawa Yoshinobu, o último xogun

9 Era Meiji: Em 3 de fevereiro de 1867, Mutsuhito, com 15 anos de idade, sucedeu seu pai, o imperador Komei, e uma nova Era de Meiji (regime iluminado) foi proclamada. A restauração Meiji de 1868 terminou com o sistema feudal de 256 anos dos xogunatos Tokugawa

10 Kasato Maru (1908):

11

12 Imigrantes e Dekasseguis

13 2ª Grande Guerra Hiroito

14 Japão : População População no Japão: 128 milhões de habitantes
Tóquio é a cidade mais densamente povoada do planeta Em 1º de outubro de 2010, a população japonesa somava habitantes ou 288 mil a mais que um censo feito há cinco anos. A marca significa um aumento de 0,2%. O número de residentes estrangeiros cresceu. O Japão tem um dos menores índices de natalidade do mundo - 1,3 criança por mulher e a expectativa de vida mais alta do planeta 83 anos de idade. É o país cuja população mais rapidamente envelhece, estando 23% dela acima dos 65 anos de idade. Essa tendência deve se agravar a partir de 2012 quando os nascidos após a guerra começarem a alcançar a idade da aposentadoria. O número de famílias japonesas também aumentou para cerca de 50 milhões, mas o número de membros recuou para a média de 2,46.

15 Por 50 anos, após o fim da Segunda Guerra Mundial, a combinação do rápido crescimento da força de trabalho japonesa e a crescente produtividade de seus trabalhadores industriais criou um milagre do crescimento. Em duas gerações, o número de pessoas em idade de trabalho cresceu em 37 milhões e o Japão saiu das ruínas para se tornar a segunda maior economia do mundo. Nos próximos 40 anos, esse processo irá se reverter, e a população em idade de trabalho será reduzida tão rapidamente que em 2050 será menor do que era em 1950, e quatro em cada dez japoneses terão mais de 65 anos. A menos que a produtividade japonesa cresça mais rápido que o declínio de sua força de trabalho — o que é pouco provável — a economia nipônica irá entrar em declínio.

16 População do Japão aumenta apenas 0,2% nos últimos 5 anos
Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011 População do Japão aumenta apenas 0,2% nos últimos 5 anos A população do Japão aumentou apenas 0,2% nos últimos cinco anos, o índice mais baixo de crescimento desde Os últimos dados do censo refletem uma mudança drástica na estrutura social da nação, uma baixa da natalidade, e um aumento do índice de mortalidade.Muitos jovens têm dúvidas sobre formar uma família, já que a consideram como um peso para sua carreira, e seu estilo de vida pessoal.

17 Industrialização As indústrias se concentram no litoral e a ilha de Honshu possui o maior parque industrial: Tóquio, Nagóia e Osaka formam uma imensa Megalópole. O Japão é extremamente dependente de matérias-primas estrangeiras(mais de 90%). Pequenas reservas de cobre, zinco, chumbo, e carvão mineral, pequenas quedas d'água, sua energia vem das usinas nucleares.

18 O Zaibatsus Do mesmo modo como se deu a industrialização em alguns países da Europa e nos Estados Unidos, a expansão fabril do Japão, que tomou vulto entre 1870 e 1914, foi acompanhada de enorme concentração econômica e de renda. Os capitais reuniram-se em torno de alguns conglomerados nipônicos, ditos zaibatsus, tidos como estratégicos ao desenvolvimento, tais como bancos, exploração mineral, industria bélica, têxteis e comércio exterior.

19

20

21 A Economia Japonesa e o Comércio Mundial
A economia japonesa sofreu, no último trimestre de 2008, a maior contração em mais de 30 anos. A queda vertiginosa sofrida pelo comércio mundial no final do ano teve efeitos catastróficos sobre economias muito sensíveis ao desempenho do setor externo, como é o caso do Japão, bastante dependente da exportação de automóveis, eletrônicos e bens de capital, assim como outros asiáticos.

22

23

24

25

26


Carregar ppt "JAPÃO: ASPECTOS SOCIO-ECONOMICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google