A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organelas citoplasmáticas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organelas citoplasmáticas"— Transcrição da apresentação:

1 Organelas citoplasmáticas
Profª. Lilian Larroca Fontes das imagens no final

2 Sei que, no quinto ano, só estudamos as partes principais da célula - núcleo, citoplasma e membrana. Porém, sei que muitos ficaram curiosos para saber o que eram todos aqueles "negocinhos" boiando no citoplasma. Então, para meus queridos curiosos de plantão, aí vão as informações! Profa. Lilian Larroca

3 Organelas citoplasmáticas
| Profa. Lilian Larroca Organelas citoplasmáticas As organelas citoplasmáticas são as estruturas que ficam no citoplasma e que são responsáveis por importantes atividades da célula. Conheça um pouco das organelas citoplasmáticas:

4 | Profa. Lilian Larroca Mitocôndrias As mitocôndrias são responsáveis pela produção e liberação de energia, que é necessária ao funcionamento da célula. A energia é obtida através do processo de respiração celular. Como regra geral, o número de mitocôndrias em uma célula está relacionado à função celular, sendo maior nas células que necessitam de maior liberação de quantidade de energia. São necessárias cerca de mitocôndrias para cobrir o comprimento de 1 cm. Pequeninas, mas importantes!

5 Profa. Lilian Larroca Ribossomos São responsáveis pela produção de proteínas, que são componentes muito importantes para a célula e para o organismo. São partículas muito pequenas, bem menores que as mitocôndrias. Cada ribossomo é constituído por duas unidades, de tamanhos diferentes.

6 Profa. Lilian Larroca Lisossomos Os lisossomos são organelas responsáveis pela digestão intracelular. No interior dos lisossomos, ocorre a transformação de substâncias em outras, permitindo à célula aproveitar o que é necessário e eliminar o que não é aproveitável.

7 Profa. Lilian Larroca Complexo de Golgi É responsável pela produção de algumas substâncias e pela eliminação de secreções da célula. O complexo golgiense é formado por vários conjuntos de sacos achatados ligados entre si. Localiza-se geralmente entre o núcleo e um dos polos da célula.

8 Retículo endoplasmático
Profa. Lilian Larroca Retículo endoplasmático São canais que transportam substâncias nutritivas através do citoplasma até o complexo golgiense, onde as substâncias são preparadas para sair da célula. Em alguns trechos, o retículo endoplasmático contém ribossomos aderidos e é, então, conhecido por retículo endoplasmático granuloso ou rugoso (na figura, RER). Nos trechos em que não há ribossomos aderidos, é conhecido por retículo endoplasmático não granuloso ou liso (na figura, REL).

9 Fontes Fonte do texto: VALLE, Cecília (2009). Ciências: ser humano e saúde. Curitiba: Positivo.  Fonte das imagens: Célula:  Mitocôndrias:  Ribossomo:  Complexo de Golgi:  de golgi&num=10&hl=pt-BR&biw=1366&bih=600&tbm=isch&tbnid=P1BuIBp6kJjakM:&imgrefurl=  Retículo endoplasmático:  endoplasm%C3%A1tico&hl=pt-BR&biw=1366&bih=600&tbm=isch&tbnid=g2xiA60HueL0iM:&imgrefurl= Lisossomo:    


Carregar ppt "Organelas citoplasmáticas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google