A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matheus B. M. Vianna Introdução ao Linux.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matheus B. M. Vianna Introdução ao Linux."— Transcrição da apresentação:

1 Matheus B. M. Vianna Introdução ao Linux

2 História do Linux Criado por Linus Torvalds (estudante de ciência da computação na Finlândia) no início da década de 90. Linux = Linus + Unix O que é o Linux? Linux: "a better Minix than Minix“ MCC Interim Linux (Manchester Computer Centre) Minix x linux

3 Linus Torvalds x Andrew Tanembaum (microkernel x kernel monolítico)
Versão original em inglês: Versão resumida, comentada e traduzida:

4 Razões para aderir ao Linux
Baixo custo: o Linux pode ser adquirido gratuitamente na Internet ou a baixo custo em lojas de informática ou mesmo em bancas de revistas Estabilidade: servidores usando Linux raramente necessitam de reinicializações por problemas do sistema operacional ou aplicativos. Segurança: erros de programação são corrigidos em tempo recorde quando comparados aos sistemas operacionais proprietários. Escalabilidade: pode ser configurado com facilidade para tirar o máximo de proveito de máquinas com vários processadores. Portabilidade: apesar de ter sido criado para a arquitetura Intel, o Linux pode ser instalado em várias plataformas de hardware, inclusive sistemas embutidos

5 Copyright e Copyleft Copyleft (STALLMAN): copyleft (deixe copiar), trocadilho ao copyright (direito de cópia).

6 Free Software Foundation
A Free Software Foundation (FSF, Fundação para o Software Livre) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985 por Richard Stallman e que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, entendimento e modificação de programas de computadores – bandeiras do movimento do software livre, em essência. Faz isso promovendo o desenvolvimento e o uso de software livre em todas as áreas da computação mas, particularmente, ajudando a desenvolver o sistema operacional GNU e suas ferramentas.

7 GNU Projeto GNU, em computação, é um projeto iniciado por Richard Stallman em 1984, com o objetivo de criar um sistema operacional totalmente livre, que qualquer pessoa teria direito de usar, modificar e redistribuir, o programa, seu código fonte, desde que garantido para todos os mesmos direitos. Este sistema operacional GNU deveria ser compatível com o sistema operacional UNIX, porém não deveria utilizar-se do código fonte do UNIX. Stallman escolheu o nome GNUporque este nome, além do significado original do mamífero Gnu, é um acrônimo recursivo de: GNU is Not Unix (em português: GNU não é Unix). A partir de 1984 Stallman e vários programadores, que abraçaram a causa, vieram desenvolvendo as peças principais de um sistema operacional, como compilador de linguagem C, editores de texto, etc.

8 GPL – General Public License
GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Stallman no final da década de 1980, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF). A GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o Linux.

9 GPL - Filosofia liberdade de executar o programa para qualquer propósito; liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidade; liberdade de redistribuir cópias de forma a auxiliar alguém; liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie, entre outros (STALLMAN,1999).

10 Open Source Acesso ao código fonte Modificá-lo Distribuí-lo
Motivo: Visa a qualidade do software.

11 Desenvolvimento de Software
Modelo Catedral: centralização Modelo Bazar: Cada qual segue de forma independente. (Ex: Xorg e Xfree86) Fork: Bifurcação de um projeto SourceForge FreshMeat

12 Afinal, é Software Livre ou Software código aberto?
Apenas uma visão ideológica! FSF: Software Livre Luta pela liberdade do conhecimento. Propagação do conhecimento. OSI(Open Source Initiative): Software código aberto Preocupação com a segurança, possibilita uma maior auditoria. Importante: Software Livre = Liberdade de conhecimento e não produto de graça.

13 Como contribuir para o Software Livre?
Desenvolvimento de software Reportar falhas Utilizar softwares consideráveis instáveis. Tradução dos manuais Disseminar as suas vantagens.

14 Distribuições Linux O que é uma distribuição?
Os três pilares do Linux: Slackware, Debian e Red Hat. Quais os motivos de várias distribuições? Quais as vantagens de cada distribuição? Árvore genealógica do linux:

15 As comunidades Viva o Linux Under-Linux Linux Paidegua GUS-PA Etc

16 Onde obter ajuda: http://www.google.com.br/linux Portais sobre linux
mIRC (freenode) Man pages Guia foca Linux Listas de etc

17 Vida Virtual Uso de emoticons. Educação. Pesquisar antes de perguntar!

18 Software Livre e o Mercado de Trabalho
Concurso Público Consultor Independente Docência no ensino superior. etc

19 Modo gráfico x Modo Texto
Vantagens e Desvantagens

20 Personagens do Software Livre
Linus Torvalds Richard Stallman

21 Referências http://www.gnu.org/ http://www.fsf.org


Carregar ppt "Matheus B. M. Vianna Introdução ao Linux."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google