A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído."— Transcrição da apresentação:

1 Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte.

2 As 4 liberdades básicas associadas ao software livre são: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0) A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2). A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

3 O que é copyleft? Qualquer um que distribui o software, com ou sem modificações, tem que passar adiante a liberdade de copiar e modificar novamente o programa. O copyleft garante que todos os usuários tem liberdade.

4 Posso distribuir comercialmente ou cobrar por software livre, de minha autoria ou de terceiros? Se eu distribuo um software livre, tenho que fornecer cópias a qualquer interessado, ou mesmo disponibilizá-lo para download público? Se eu uso um software livre, tenho que disponibilizar meus próprios softwares para o público?

5 Exemplos de softwares livres Alguns softwares livres notáveis são o Linux, o ambiente gráfico KDE, o compilador GCC, o servidor web Apache, o OpenOffice.org e o navegador web Firefox, entre muitos outros.

6 O que é Linux Linux é ao mesmo tempo um kernel (ou núcleo) e o sistema operacional que roda sobre ele. Linux pode formar um ambiente moderno, seguro e estável para desktops, servidores e sistemas embarcado.

7 O que é uma distribuição ou distro Linux? Distribuição é um sistema operacional Unix-like incluindo o kernel Linux e outros softwares de aplicação, formando um conjunto. Podem ser mantidas por organizações comerciais ou projetos comunitários

8 Algumas Distribuições Linux: Mandriva Kurumin Debian Fedora Gentoo Knoppix Mandriva Red Hat Slackware SUSE Ubunu

9 Como obter o Linux CDs de Revistas e sites Downloads

10 Comandos do Linux # - modo super-usuário $ - modo usuário ls: lista os arquivos e diretórios da pasta (DIR no DOS); clear: limpa a tela (CLS no DOS); cd: entra em um diretório (igual ao DOS); pwd: mostra o diretório inteiro que você está; cat: igual ao TYPE no DOS; shutdown: desliga o computador: Reboot: reinicia o sistema instantaneamente startx: inicia o X-Windows (interface gráfica) do Linux; mkdir: cria um diretório (MD no DOS); rmdir: destrói um diretório VAZIO (RD no DOS); rm: apaga um arquivo (DEL no DOS); rm –r: apaga um diretório; date: mostra data e hora; find / - name ____ : procura arquivo "____"; useradd nome_do_novo_usuário: cria uma nova conta usuário; passwd nome_do_usuário: cria ou modifica a senha do usuário; userdel -r nome_do_usuário: apaga um usuário; su: passa para o superusuário (perceba que no prompt irá mudar o $ pelo #); mv: move arquivos; kill: encerra um ou mais processos em andamento;

11 Interfaces Gráficas KDE, Gnome XFCE


Carregar ppt "Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google