Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ALGORITMOS
2
ALGORITMOS Lógica de Programação:
É a técnica que consiste em sequenciar passos que levarão a atingir um determinado objetivo
3
ALGORITMOS Algoritmos:
Um algoritmo é uma seqüência de ações (passos) finitas, bem definidas, que resolve, em tempo finito, um problema de ordem computacional. OBS.: O algoritmo não é a solução do problema, mas o caminho que leva a mesma.
4
ALGORITMOS Exemplos de Algoritmos: Fazer um Bolo
Ir para o trabalho de carro Fazer compras no supermercado Escrever uma carta Tomar banho
5
ALGORITMOS Programa de Computador:
É um algoritmo escrito em uma linguagem de computador.
6
ALGORITMOS Principais Elementos das Linguagens:
Instruções de Entrada e Saída Instruções de Cálculo Instruções lógicas e de comparação Instruções de armazenamento e pesquisa de dados
7
ALGORITMOS Exemplos de Linguagens:
C, Java, Pascal, Fortran, Cobol, Lisp, Prolog, C#, C++, Object Pascal, Visual Basic, etc.
8
ALGORITMOS Características de Algoritmos:
Finitude – Tem que ser finito Definitude – Tem que saber o que vai fazer Entrada – Dados de entrada Saída – Dados de saída Eficácia – Tem que resolver o problema Eficiência – Tempo de resolução
9
ALGORITMOS Método para construir o Algoritmo: Entender o Problema
Definir dados de entrada Definir o processamento(responsável pela transformação dos dados de entrada em dados de saída) Definir dados de saída Construir o algoritmo usando a notação adequada Validar o algoritmo(Testar)
10
ALGORITMOS Tipos de Algoritmos: Descrição Narrativa Fluxograma
Pseudo-código(portugol)
11
ALGORITMOS Descrição Narrativa: Utiliza linguagem natural;
Vantagem: Não é necessário aprender nenhum conceito novo Desvantagem: Permite várias interpretações, dificultando transcrição para programa
12
ALGORITMOS Fluxograma: Utiliza elementos gráficos
Vantagem: Entendimento de gráficos é mais fácil que de textos Desvantagem: Necessário aprender simbologia e não apresenta detalhes para transcrever para programa
13
ALGORITMOS Fluxograma: Indica o início ou fim do algoritmo
Indica o sentido do fluxo de dados Simboliza cálculos e atribuições Símbolo para entrada de dados Símbolo para saída de dados Símbolo de decisão
14
ALGORITMOS Portugol: Vantagem: Transcrição para programa (linguagem de computador) é praticamente imediata. Desvantagem: Necessário aprender regras
15
ALGORITMOS Calcular a média de dois números: Descrição Narrativa:
Ler os dois números Calcular a média Mostrar o resultado
16
ALGORITMOS Calcular a média de dois números: Fluxograma: Ler x,y
Início M=(x+y)/2 Fim M
17
ALGORITMOS Calcular a média de dois números: Portugol: ALGORITMO Media
DECLARE inteiro x,y,media; INICIO Ler(x); Ler(y); media = (x+y)/2; imprimir(media) FIM
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.