A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desdobramentos da técnica psicanalítica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desdobramentos da técnica psicanalítica"— Transcrição da apresentação:

1 Desdobramentos da técnica psicanalítica
Prof: Mariana Giannecchini Ferrari Desdobramentos da técnica psicanalítica

2 A vida emocional do bebê
Klein compreende que nos estágios iniciais o bebê sente um estado de unicidade com a mãe (bebê tem um conhecimento inato da existência da mãe) AMOR, COMPREENSÃO E ALIMENTO

3 Sentimentos de bem estar
Sentidos como gratificação Sentimentos de frustração, desconforto e dor Sentidos como perseguição A mãe corresponde a todo mundo externo do bebê nos primeiros meses de vida!!!

4 Os impulsos destrutivos, são variáveis de pessoa para pessoa, mas são parte integrante da vida mental mesmo em circunstâncias variáveis. Qualquer bebê será frustrado independente das intenções da mãe.

5 Quando um bebê não dá conta de uma frustração, vivendo um intenso ressentimento, acaba mostrando – se incapaz de aceitar gratificação quando essa segue a privação.

6 Toda a personalidade INCLUINDO a vida pulsional. EGO + ID
self Parte organizada do self que sofre com impulsos instintivos, porém mantem – se sob o controle da repressão. Toda a personalidade INCLUINDO a vida pulsional. EGO + ID Para klein o ego é arcaico e opera desde o nascimento defende contra a ansiedade gerada pela luta interna

7 Processos mentais

8 introjeção As situações que o bebê atravessa, os objetos que ele encontra no mundo externo e seus impactos não são vivenciados apenas como externos, mas são levados para dentro do SELF. Vindo fazer parte da sua vida interior.

9 projeção É a capacidade na criança na criança de atribuir a outras pessoas/coisas sentimentos de diversos tipos. PRINCIPAL MENTE O AMOR E O ÓDIO!

10 conceito de projeção para melanie klein
Concentrou-se na fragmentação do ego nos processos esquizóides e no destino projetivo desses fragmentos. Eles podiam ser vistos como identificados com objetos externos mediante um processo de projeção de algum tipo, a que ela deu o nome de “identificação projetiva”.

11 Identificação projetiva
Parte do ego – um estado mental, por exemplo, tal como uma raiva indesejada, o ódio ou outro sentimento mau – é vista em outra pessoa e completamente repudiada (negada). A externalização para o mundo externo foi inicialmente envolta em termos da externalização do superego ou partes dele.

12 Dois objetivos da identificação projetiva:
Evacuar de modo violento um estado mental penoso, conduzindo a um ingresso forçado em um objeto, na fantasia, para alcançar alívio imediato, e, amiúde, com o objetivo de um controle intimidador do objeto. Introduzir no objeto um estado mental, como meio de comunicar-se com ele a respeito desse estado. O objeto deixa de ser independente e dá-se uma fusão do self com o objeto e isto representa, entre outras coisas, uma defesa contra a separação, a necessidade e a inveja.

13 FANTASIA Conteúdo particular das necessidades ou sentimentos (por exemplo: desejos, medos, ansiedades, triunfos, amor ou tristezas) que dominam a mente no momento.

14 Mundo interno PARCIALMENTE um reflexo do mundo externo

15 MUNDO INTERNO Através da INTROJEÇÃO, a imagem do mundo externo acaba sendo transformada – influenciando o que ocorre na mente. Qualquer julgamento da realidade nunca esta completamente livre da influência do mundo interno.

16 "Sinto em mim um fogo que não posso deixar extinguir, que, ao contrário, devo atiçar ainda que não saiba a que espécie de saída isso vai me conduzir. Não me espantaria que essa saída fosse sombria. Mas, em certas situações vale mais ser vencido do que vencedor." Van Gogh

17 DURANTE OS ESTADOS (MOMENTOS) DE GRATIFICAÇÃO DO BEBÊ, OS SENTIMENTOS AMOROSOS SE LIGAM AO:
DURANTE OS ESTADOS (MOMENTOS) DE FRUSTRAÇÃO DO BEBÊ, O ÓDIO E A ANSIEDADE PERSECUTÓRIA SE LIGAM AO: Objeto gratificador Objeto frustrador Cisão

18 IDEALIZAÇÃO Para que o bebê sinta –se salvo dos sentimentos de perseguição gerados pelo objeto, os aspectos bons são idealizados.

19 A vida mental do adulto é influenciada pelas mais arcaicas emoções e fantasias inconscientes.

20 O paciente vive em relação ao psicanalista situações e emoções arcaicas.
Faz parte do trabalho do psicanalista deduzir o passado a partir das manifestações apresentadas durante a relação analítica. Análise

21 O prazer que o bebê foi capaz de vivenciar no passado, por sentir – se amado, transfere – se mais tarde não somente em suas relações com as pessoas, mas também no seu trabalho e por tudo que ele sente que vale apena lutar!

22 Trabalho bimestral Baseado no filme DESEJO E REPARAÇÃO fazer um trabalho elencando os conceitos de inveja/culpa/reparação de Melanie Klein. Entrega dia: 28/09/2010


Carregar ppt "Desdobramentos da técnica psicanalítica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google