A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Contexto Histórico e o Surgimento da Sociologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Contexto Histórico e o Surgimento da Sociologia"— Transcrição da apresentação:

1 O Contexto Histórico e o Surgimento da Sociologia

2 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL BRITÂNICA:
TRIUNFO DA INDÚSTRIA CAPITALISTA ASSALARIAMENTO O período da revolução industrial, do final do século XVIII a meados do século XIX, marcou o início de uma nova etapa do capitalismo.

3 TRANSFORMAÇÕES NA INGLATERRA (1780-1860):
DESAPARIÇÃO DOS PEQUENOS PROPRIETÁRIOS RURAIS E ARTESÃOS INDEPENDENTES EMIGRAÇÃO DO CAMPO PARA A CIDADE ENGAJAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO FEMININA E INFANTIL LONGAS JORNADAS DE TRABALHO FALTA DE INFRA-ESTRUTURA NAS CIDADES SUICÍDIOS, ALCOOLISMO, CRIMINALIDADE, EPIDEMIAS.

4 REVOLUÇÃO FRANCESA (1789 – 1799):
La Liberté guidant le peuple, por Eugene Delacroix. O Terceiro-Estado carregando o Primeiro e o Segundo Estados nas costas. Proclamação da Constituição francesa de 1791.

5 O ILUMINISMO/ IDEÓLOGOS DA BURGUESIA:
JEAN JACQUES ROUSSEAU ( ): “O CONTRATO SOCIAL”. DEFESA DA SOBERANIA POPULAR. VOLTAIRE ( )- “CARTAS INGLESAS”- TOLERÂNCIA RELIGIOSA E MONARQUIA CONSTITUCIONAL EXPERIMENTADAS NA INGLATERRA. MONTESQUIEU ( ) “O ESPÍRITO DAS LEIS”- DIVISÃO DOS PODERES

6 A TOMADA DO PODER PELA BURGUESIA:
TÉRMINO DO VELHO REGIME (VELHA ESTRUTURA FEUDAL COM SEU ESTADO MONÁRQUICO ABSOLUTISTA); SUJEITOS: BURGUESIA E MASSAS RURAIS E URBANAS; CONSTRUÇÃO DE UM ESTADO LAICO; CONFISCO DO PATRIMÔNIO DA IGREJA, FIM DO VOTO MONÁSTICO E DO CONTROLE DA EDUCAÇÃO; PROFUNDAS INOVAÇÕES NO CAMPO POLÍTICO-JURÍDICO: A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO (AGOSTO DE 1789)

7 O LEGADO DA REVOLUÇÃO FRANCESA `A HUMANIDADE :
O PRINCÍPIO DO GOVERNO REPRESENTATIVO NENHUM GOVERNO PODE EXISTIR SENÃO COMO REPRESENTANTE DA VONTADE DOS CIDADÃOS. O PRINCÍPIO DA CIDADANIA (direitos políticos) > OS SÚDITOS PASSAM A SER CIDADÃOS, COM VOZ ATIVA NA CONDUÇÃO DOS DESTINOS DA SUA SOCIEDADE E A EXPRESSAR SUA OPINIÃO ATRAVÉS DO VOTO E DE ELEIÇÕES PERIÓDICAS; IGUALDADE DE TRATAMENTO PERANTE A LEI. O PRINCÍPIO DO INDIVIDUALISMO (direitos individuais) > DIREITO A PROPRIEDADE; DIREITO A PRIVACIDADE, A INVIOLABILIDADE DO LAR E DA CORRESPONDÊNCIA; A IR E VIR; DE REUNIÃO E DE LIVRE MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO O PRINCÍPIO DA NACIONALIDADE > OS HOMENS PASSAM A SE CONSIDERAR INTEGRANTES DE UMA NACIONALIDADE, NÃO LUTAM MAIS PELO REI, MAS PELA NAÇÃO (TERRITÓRIO, CULTURA, IDIOMA, CARATERÍSTICAS PRÓPRIAS)

8 REVOLUÇÕES FRANCESA E INDUSTRIAL BRITÂNICA: NASCIMENTO DA MODERNIDADE
CONSOLIDAÇÃO DO ESTADO MODERNO E DO LIBERALISMO ECONÔMICO. BASES MATERIAS PARA A SOCIEDADE MODERNA IDADE DA RAZÃO

9 Crianças trabalhando numa fábrica de Ferramentas na França de 1880.
O PROLETARIADO, E O SEU PAPEL HISTÓRICO NA SOC. CAPITALISTA (MEADOS DO SÉC. XIX): MANIFESTAÇÕES DE REVOLTA DOS TRABALHADORES; ORGANIZAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA: ASSOCIAÇÕES LIVRES E SINDICATOS Crianças trabalhando numa fábrica de Ferramentas na França de 1880.

10 REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES:
MELHORES SALÁRIOS REDUÇÃO DAS HORAS DE TRABALHO NAS FÁBRICAS DIREITO À GREVE DESCANSO SEMANAL REMUNERADO FÉRIAS LEGITIMAÇÃO DOS SINDICATOS.

11 SOCIOLOGIA: RESPOSTA INTELECTUAL ÀS NOVAS SITUAÇÕES COLOCADAS PELAS REVOLUÇÕES INDUSTRIAL E FRANCESA. REFLEXÃO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES, CRISES E CONFLITOS DE CLASSE NAS SOCIEDADES OCIDENTAIS MODERNAS.

12 A SOCIOLOGIA E SEUS PRECURSORES:
SAINT-SIMON, COMTE , LE PLAY, DURKHEIM: COMO ESTABILIZAR A NOVA ORDEM SOCIAL? COMO CONTROLAR E NEUTRALIZAR NOVOS LEVANTES REVOLUCIONÁRIOS? É PRECISO CONHECER AS LEIS QUE REGEM OS FENÔMENOS SOCIAIS: É PRECISO CONSTRUIR UMA CIÊNCIA DA SOCIEDADE.

13 SAINT-SIMON ( ) VISÃO OTIMISTA NO INDUSTRIALISMO → SATISFAÇÃO DE TODAS AS NECESSIDADES HUMANAS; PROGRESSO ECONÔMICO → NÃO DEIXARIA AFLORAR OS CONFLITOS SOCIAIS

14 AUGUSTE COMTE ( ): A “FÍSICA SOCIAL “DEVERIA ESTUDAR OS FENÔMENOS SOCIAIS UTILIZANDO-SE DO MESMO ESPÍRITO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA. POSITIVISMO DE COMTE, PREGAVA UMA RECONCILIAÇÃO ENTRE ORDEM E PROGRESSO. A SOCIOLOGIA DEVERIA ORIENTAR-SE NO SENTIDO DE CONHECER E ESTABELECER AS LEIS IMUTÁVEIS DA VIDA SOCIAL. OBRAS: CURSO DE FILOSOFIA POSITIVA (6 VOLUMES); DISCURSO SOBRE O CONJUNTO DO POSITIVISMO; SISTEMA DE POLÍTICA POSITIVA.

15 LE PLAY ( ): REVALORIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO FAMÍLIA NA INTEGRAÇÃO E NA COESÃO DA VIDA SOCIAL COMO “UNIDADE SOCIAL BÁSICA”. REAFIRMAÇÃO DA AUTORIDADE DO “CHEFE DE FAMÍLIA”, EVITANDO A IGUALDADE JURÍDICA DE HOMENS E MULHERES; DELIMITA O PAPEL DA MULHER ÀS FUNÇÕES EXCLUSIVAS DE MÃE, ESPOSA E FILHA (31) OBRA: OS OPERÁRIOS EUROPEUS.

16 DURKHEIM ( ): O “CAOS SOCIAL” ERA FRUTO DE UMA DESORGANIZAÇÃO INTELECTUAL, ERA PRECISO REFAZER UMA CONSCIÊNCIA NAS SOCIEDADES; OS VALORES MORAIS : ELEMENTOS PARA NEUTRALIZAR AS CRISES ECONÔMICAS E POLÍTICAS DE SUA ÉPOCA;

17 Bibliografia: BENEDITO MARTINS, Carlos. O que é Sociologia, 38 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. FORASTIER DA SILVA, Rogério. Conquista da Cidadania: Revolução Francesa: um histórico sobre a revolução na França. São Paulo: Núcleo, 1991; HOBSBAWN, E.J.. A Revolução Francesa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. HOBSBAWN, E.J.. A Era das Revoluções Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.


Carregar ppt "O Contexto Histórico e o Surgimento da Sociologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google