A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Placas Gráficas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Placas Gráficas."— Transcrição da apresentação:

1 Placas Gráficas

2 Placa gráfica, faz parte dos componentes de hardware de um computador, ela envia sinais para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. As placas gráficas podem ou não ter memória dedicada, sendo melhor quando a memoria não e dedicada porque ao ser dedicada vai “roubar” memória ao computador o que vai fazer com que ele fique mais lento.

3 A placa gráfica pode ter um processador próprio (o GPU)
A placa gráfica pode ter um processador próprio (o GPU). Trata-se de um processador capaz de gerar imagens e efeitos visuais tridimensionais (3D), e acelerar os bidimensionais (2D), o que vai aliviar o trabalho do processador principal e gerando um resultado final melhor e mais rápido. Esse processador utiliza uma linguagem própria para descrever as imagens tridimensionais, algo como: "crie uma linha do ponto x1, y1, z1 ao ponto x2, y2, z2 e coloque o observador em x3, y3, z3" é interpretado e executado, gerando o resultado final, que é a imagem da linha vista pelo observador virtual. O resultado final normalmente é medido, considerando o número de vezes por segundo que o computador consegue redesenhar uma cena, a unidade usada para identificar esse acto é o FPS (Quadros por Segundo / frames per second).

4 Também existem duas tecnologias voltadas aos usuários de softwares 3D e jogadores: SLI e CrossFire. Essa tecnologia permite juntar duas placas gráficas para trabalharem em paralelo, duplicando o poder de processamento gráfico e melhorando seu desempenho. SLI é o nome adoptado pela nVidia, enquanto CrossFire é utilizado pela ATI. Apesar da melhoria em desempenho, ainda é uma tecnologia cara, que exige, além dos dois adaptadores é necessário uma motherboard que aceite esse tipo de dispositivos. E a energia consumida pelo computador se torna mais alta, muitas vezes exigindo uma fonte de alimentação melhor.

5 Placas OnBoard e OffBoard

6 As placas gráficas on-board é solução bem mais simples, onde o GPU é integrado ao próprio chipset da motherboard. De uma forma geral, as placas gráficas on-board (pelo menos os modelos que dispõem de drivers adequados) actuais atendem bem às tarefas do dia-a-dia, com a grande vantagem do custo. Elas também permitem rodar os jogos, apesar de, naturalmente, os gráficos dos jogos mais recentes não ficarem tão bons como se nós tive-se-mos a utilizar uma placa gráfica mais recente. As placas mais caras são reservadas a quem realmente faz questão de rodar os jogos recentes com uma boa qualidade ou então também para as empresas que necessitam uma qualidade de imagem muito grande para obter uma imagem totalmente pronominalizada.

7 Com a evolução das placas 3D, os jogos passaram a utilizar gráficos cada vez mais elaborados, explorando os recursos das placas recentes. Isso criou um círculo vicioso, que faz com que nós precise-mos de uma placa razoavelmente recente para jogar qualquer jogo actual. As placas 3D actuais são praticamente um computador à parte, pois além da qualidade generosa de memória RAM, cessada através de um barramento muito mais rápido que a do sistema, o chipset de vídeo é muito mais complexo e espantosamente mais rápido que o processador principal no processamento de gráficos. As placas 3D off-board também incluem uma memória de vídeo, cessada através de um barramento muito rápido. O GPU é também muito poderoso, de forma que as duas coisas se combinam para oferecer um desempenho monstruoso.

8 Componentes de uma placa gráfica
Processador gráfico Memória vídeo RAMDAC Bios Videos Iinterface Tipos de conexões: interface VGA standard

9 Um processador gráfico também chamado GPU (Graphical Processing Unit), é o “coração” da placa gráfica que está encarregue de tratar das imagens em função da resolução e da profundidade de codificação seleccionada. O GPU é assim um processador especializado, possuindo instruções evoluídas de tratamento da imagem, nomeadamente em 3D. Devido à temperatura que pode atingir o processador gráfico, em muitos casos é necessário colocar um radiador e um ventilador para não aquecer.

10 A memória vídeo está encarregada de conservar as imagens efectuadas pelo processador gráfico antes da afixação. Quanto maior é a quantidade de memória vídeo , melhor a placa gráfica poderá gerir texturas aquando da afixação de cenas em 3D. Fala-se geralmente de frame buffer para designar a parte da memória vídeo que serve para armazenar as imagens antes de afixação. As placas gráficas são tributárias do tipo de memória utilizada na placa, porque o seu tempo de resposta é determinante para a velocidade de afixação das imagens, bem como a quantidade de memória, jogando com o número e a resolução das imagens que podem ser armazenadas no frame protecção.

11 O RAMDAC (random access memory digital-analog converter) permite converter as imagens numéricas armazenadas no frame protecção em sinais analógicos a enviar ao monitor. A frequência do RAMDAC determina as taxas de actualização (número de imagens por segundo, exprimido em Hertz - Hz) que a placa gráfica pode suportar.

12 O BIOS vídeos contém os parâmetros da placa gráfica, nomeadamente os modos gráficos que esta suporta.

13 O interface : Trata-se do tipo de bus utilizado para conectar a placa gráfica à placa-mãe. O canal AGP está especialmente previsto para aceitar débitos consideráveis de dados, necessário para a afixação de sequências vídeo ou 3D. O bus PCI Express possui melhor desempenho que o canal AGP deve substituí-lo.

14  O interface VGA standard: as placas gráficas estão
quase sempre equipadas com um conector VGA 15 pinos (Mini SubD, composto de 3 séries de 5pinos), geralmente de cor azul, permitindo nomeadamente a conexão de um ecrã CRT. Este tipo de interface permite enviar ao ecrã 3 sinais analógicos que correspondem às componente vermelhas, azuis e verdes da imagem

15 Marcas de placas gráficas e GPU’s
Principais marcas de GPU's

16 PowerColor PNY Phitronics eVGA XFX INNO3D Zogis Elite Group (ECS)
ASUS ELSA Galaxy Zotac Sparkle MSI SapphireTech BFG Gigabyte PowerColor PNY Phitronics eVGA XFX INNO3D Zogis Elite Group (ECS) Gainward

17 ATI Technologies (incorporada à AMD)
nVidia S3 Graphics Matrox SiS/XGI 3Dlabs PowerVR


Carregar ppt "Placas Gráficas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google