A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer."— Transcrição da apresentação:

1 TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer um blog – parte 1

2 1º Passo: Você tem uma conta no Google? Para criar nosso blog, precisaremos de uma conta no Google. Se você já tem, legal. Caso não tenha, terá que criar uma,. Entre no site www.google.com.br e clique na parte superior direita da tela em “Efetuar Login”, em seguida clique em “Crie uma conta agora” e preencha os dados. Feito isso, vá ao site do Blogspot e entre com seu login e senha. O endereço é: www.blogspot.com.www.blogspot.com

3 2º Passo: iniciando a criação... Depois de ter efetuado o login, você escolherá a opção “Novo blog”.

4 3º passo: Inserção de título, endereço e escolha do modelo Agora, você deverá escolher um título bacana para seu blog. Depois disso, defina o endereço eletrônico dele. Poderá ser o título, se estiver disponível. Caso não esteja, vá modificando seu endereço até encontrar um que esteja disponível. Para a criação do endereço é importante saber que todas as letras devem ser minúsculas, sem acento ou cedilha. Depois dessas duas escolhas, você escolherá o modelo de seu blog. Vamos, então, escolher o modelo. Depois de escolhido, ele poderá ser modificado quando quiser. Clique em “Criar blog” e você retornará à sua página inicial.

5 Estando em sua página inicial, clique, então, no nome de seu blog. Você será direcionado a uma tela de controle geral de seu blog. Clique em Vsualizar blog” para ver como ficou a aparência. 4º passo: Começando a trabalhar as informações no blog

6 Visualizando o blog

7 Como você pôde perceber, o blog ainda não tem nenhuma informação. Agora, começaremos a trabalhar nelas. Lembre-se, depois você poderá modificar o modelo de seu blog. Vamos deixar isso para o final do tutorial.

8 5º passo: Trabalhando as informações Feche a página de seu blog, clicando no “x” da página.

9 Você estará na página de controle de seu blog. Aí você poderá obter diversas informações de visitação e poderá efetuar mudanças e inserções de vídeos, textos, imagens etc. Agora, iremos aprender a postar o texto de apresentação do blog.

10 6º passo: Configurando o blog: algumas definições importantes Para configurar seu blog, clique em “Configurações”.

11 Antes de colocarmos as informações no blog, defina os pontos apresentados na página de configurações, no item “Postagens e Comentários”. Responda a todos os itens pedidos na página e clique em “Salvar Configurações”, no canto superior direito da tela.

12 7º passo: Inserindo a descrição Depois de salvas as configurações, clique em “Básico”.

13 No item “descrição”, clique em “Editar”.

14 A descrição apresenta para o visitante o objetivo e de que trata seu blog. É um texto de apresentação. Crie seu texto de forma criativa. Você não poderá escrever mais do que 500 palavras! Não esqueça de salvar seu texto em “Salvar alterações”!

15 8º passo: criando as postagens Para postar no blog, clique, agora, em “Postagens”.

16 Clique, então, em “Criar novas postagens” e comece a escrever seu texto referente ao assunto do blog. Você poderá trazer nessa postagem a história da Construção de Brasília de forma resumida ou em tópicos com as datas dos principais acontecimentos. Seu texto deverá ser interessante para que o visitante sinta prazer em lê-lo. Converse antes com seu professor para que ele o ajude a esquematizar o seu texto de forma visualmente agradável.

17 Um exemplo de postagem... Lembre-se que suas postagens deverão ser de textos criados pelo grupo depois de pesquisas feitas por vocês. Abaixo, segue um exemplo de texto copiado do “wikipédia” apenas para servir de exemplo. Depois, clique em PUBLICAR.

18 Clicando, depois de publicado, em “Visualizar blog”, na parte superior da página, você verá como ficou sua postagem e seu texto de apresentação.

19 9º Passo: dando mais vida ao blog: adicionando Gadgets Agora, é hora de inserir vídeos, figuras, fotos, indicações de sites etc. Essas informações são chamadas de gadgets. Elas darão mais vida ao seu blog. Clique em “Layout”.

20 10º passo: inserindo figuras Você verá que há vários locais para se inserir um gadget. Você escolherá um, inicialmente e clicará nele. Aparecerá, então, uma tela com vários tipos de gadget para que você possa escolher o que quer inserir. Escolha, inicialmente uma imagem, para começarmos a treinar. Para isso, encontre na tela que se abriu a opção “Imagem” e clique nela. Assim como você já deve ter feito no Facebook para inserir sua foto ou em outro site qualquer, escolha o locar onde está a figura: em seu computador ou em um endereço da internet. Dê um título a ela e salve.

21 Inserindo um vídeo do Youtube Clique em Postagens e, depois, em nova postagem. Você deve escrever um pequeno texto explicativo do vídeo e solicitar que o visitante clique em seu link. Você colará, então, o link do vídeo do youtube ainda no corpo da mensagem. Depois, é só salvar. Visualize seu blog e lá estará seu vídeo. Para copiar o link do vídeo do youtube, você só precisará ir ao vídeo, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção “copiar link do vídeo”.

22 Para inserirmos arquivos em.pdf, do Word e Power Point, deveremos aprender a hospedar estes arquivos em um site para este fim. Um bom site de hospedagem de arquivos é o Slideshare. Lá, você poderá guardar seu s documentos para utilizar em seu blog. Essas e outras orientações estarão no Tutorial “Como fazer um blog – Parte 2”. Um abraço e até lá.


Carregar ppt "TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google