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Organização do Módulo (e uma palavrinha sobre informação...) Bioquímica para Enfermagem – Bloco III Prof. Olavo Amaral Junho de 2010.

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1 Organização do Módulo (e uma palavrinha sobre informação...) Bioquímica para Enfermagem – Bloco III Prof. Olavo Amaral Junho de 2010

2 Metodologia de trabalho - Aulas teóricas. - Estudos dirigidos em aula. - Seminários para apresentação em grupo. - Prova da unidade.

3 Estudos dirigidos - Os estudos dirigidos em aula se basearão em casos clínicos, com perguntas relacionadas à Bioquímica que deverão ser respondidas em grupo. - Para isso, a presença de material bibliográfico EM AULA é fundamental.

4 Se você ainda tem dúvidas... - A prova da unidade será realizada com consulta a material bibliográfico, nos mesmos moldes dos seminários.

5 Bibliografia para aulas - Nelson D.L., Cox M.M.: Lehninger - Princípios de Bioquímica (4ª ed.) - Berg J.M., Tymoczo J.L., Stryer L.: Bioquímica (6ª ed.)

6 Bibliografia para aulas - Smith, C., Marks, A.D., Lieberman, M.: Bioquímica Médica de Marks – Uma Abordagem Clínica (2a ed.) - Champe, P.C., Harvey, R.A., Ferrier, D.R. Bioquímica Ilustrada (3ª ed.)

7 Bibliografia para aulas - Ou qualquer livro de Bioquímica ao qual vocês tenham acesso. - Capítulos relevantes do Lehninger e Stryer estão na Xerox do C.A.!

8 Seminários - Os seminários se basearão em casos e condições clínicas, que serão estudados pelos alunos e apresentados para os demais colegas. - O objetivo dos seminários é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar sobre temas diversos por sua própria conta através do uso de fontes confiáveis.

9 Seminários - Onde procurar informação?

10 Fontes de pesquisa - Livros nunca são uma má ideia...

11 Fontes de pesquisa - Mas, para casos clínicos, precisaremos também de livros de clínica...

12 Fontes de pesquisa - OK, agora fala sério! Quem precisa de livros?

13 Material online - A internet é uma ferramenta fundamental, mas devemos ter algumas precauções...

14 Confiabilidade - Diversos tipos de fontes, com graus de confiabilidade variáveis... - Genéricas (mantidas por qualquer pessoa) - Especializadas (mantidas/revisadas por especialistas) - Artigos científicos (submetidos a processo de avaliação padronizado por editores e revisores da área)

15 Fontes genéricas

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20 - Como saber no que confiar?

21 Fontes especializadas - Alguns sites tem processos de revisão de conteúdo padronizados e fornecem confiabilidade maior.

22 Wikipedia - Enciclopédia com conteúdo providenciado por voluntários, mas em constante revisão e atualização por editores e usuários.

23 Wikipedia

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25 (segue...)

26 Lição mais importante da aula! - Quanto maior for a confiabilidade da informação que você pretende buscar, menor será a chance de você encontrá-la em português.

27 Lição mais importante da aula! - Seria lindo se fosse ao contrário, mas infelizmente a língua da ciência hoje em dia na área da saúde é o inglês.

28 Voltando às fontes especializadas... - Serviços especializados de referência em informação clínica

29 E-medicine - Conteúdo escrito e revisado por profissionais da área da saúde. - 6500 artigos sobre tópicos clínicos variados

30 E-medicine

31 Artigos científicos - Tanto livros como os sites vistos até agora sumarizam informação científica. - Para informações mais específicas, assim, nem sempre eles serão suficientes. - Às vezes é preciso buscar a informação na sua fonte.

32 Artigos científicos Originais - Comunicam os resultados de pesquisas (básicas ou clínicas) realizadas por cientistas. Revisões e metanálises - Sumarizam resultados de pesquisas na literatura (como em um livro, porém geralmente abordando assuntos mais específicos e com maior profundidade)

33 Formas de publicação - Revistas científicas coordenadas por um editor, em que os artigos são submetidos a revisão por especialistas antes de serem aceitos. - Há milhares de revistas científicas diferentes na literatura, que variam tanto em tópicos quanto em qualidade/grau de exigência, e a enorme maioria está disponível online. - Como procurar?

34 Como encontrar um artigo?

35 Bases de artigos - Existem diversos sites para buscas de artigos científicos na internet. - Possibilitam a busca a partir de palavras chave / título / autor, etc.

36 Pubmed - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/ - Base clássica mantida pelo NCBI/NIH. - Busca termos em título/autor/resumo/palavras chave. - Ordenamento padrão por data.

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38 Pubmed

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41 Resumos vs. Texto integral - A maior parte dos periódicos divulga gratuitamente apenas os resumos, mas não os artigos inteiros. - No entanto, o portal de periódicos da CAPES disponibiliza uma série de artigos em texto integral. - O acesso pode ser realizado de qualquer universidade (e.g. biblioteca), ou através de acesso remoto via proxy.

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43 Como acessar um proxy? - SiBi da UFRJ disponibiliza senha para acesso à distância. - O site diz que é apenas para professores e alunos de graduação, mas não custa tentar.

44 Como conseguir uma senha?

45 Como acessar um proxy? - Se isso não funcionar...

46 Google scholar - http://scholar.google.com - Versão acadêmica do Google - Busca mais ampla, utilizando algoritmos do Google - Ranqueamento padrão por “relevância”, como o Google normal.

47 Google scholar

48

49 Scielo - http://www.scielo.org - Base acadêmica de periódicos brasileiros e latino- americanos.

50 Scielo

51 No entanto... - Somente 1,5 - 2% da ciência internacional é feita no Brasil (e a melhor parte da ciência nacional também está em inglês).

52 Algumas questões... - A quantidade de artigos científicos na literatura é imensa, e a maioria lida com questões extremamente específicas. - A busca em artigos científicos originais faz sentido quando se tem uma pergunta bem específica em mente. Para temas mais gerais, é preferível buscar revisões, livros-texto ou sites mais gerais. - Uma busca filtrando por “review” no Pubmed pode ser uma boa estratégia.

53 Conclusão - Não existe “melhor” alternativa para a busca de informação: o que costuma funcionar é uma combinação delas. - No entanto, seja a informação mais genérica (e.g. livros- texto, sites) ou específica (e.g. artigos), é fundamental ter em mente se a mesma é confiável.

54 Últimos comentários…

55 Avaliação - Aulas teóricas. - Estudos dirigidos em aula (0,1 ponto). - Seminários para apresentação em grupo (0,2 pontos). - Prova da unidade (0,7 pontos).

56 Material didático Aulas e casos clínicos estarão disponíveis no Constructore (Bioquímica para Enfermagem – Módulo III) http://ltc.nutes.ufrj.br/constructore/

57 Bom trabalho! Quaisquer dúvidas: - Laboratório de Bioenergética (Bloco E / Sala 38) - olavo@bioqmed.ufrj.br


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