A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

P E R E G R I N O RIQUEZA DA CAMINHADA Ensina a usufruir do que se avista, do mistério que trazemos em nosso íntimo, aproximando-nos também do aqui e agora.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "P E R E G R I N O RIQUEZA DA CAMINHADA Ensina a usufruir do que se avista, do mistério que trazemos em nosso íntimo, aproximando-nos também do aqui e agora."— Transcrição da apresentação:

1 P E R E G R I N O RIQUEZA DA CAMINHADA Ensina a usufruir do que se avista, do mistério que trazemos em nosso íntimo, aproximando-nos também do aqui e agora. Caminhar é um esforçar-se corporalmente que muda o modo espiritual de avaliar e de se comportar, implicando um fenômeno corporal: caminhar, observar, encontrar, ver, ouvir, sentir, cheirar, admirar, mudar, assumir, encantar- se. A pessoa, caminhando, entra em contato com a natureza que, por sua vez, a confronta com seu íntimo, questiona, alivia, amplia sua visão e a faz sentir o grande Mistério que tudo e todos envolve. Muda o modo de ser e de se relacionar com pessoas e coisas, o lidar com a vida, libertando a pessoa de pequenas e grandes obsessões que a dominam e a confrontam com o divino – o mistério que tudo e todos habita, questiona, sustent, encanta e eleva.

2 Conscientiza do fato de que podemos existir, de que somos todos iguais e que as coisas não pretendem chamar tanto a atenção para si mesmas. Há algo mais em jogo que, em silêncio e simplicidade, confirma que simplesmente podemos existir e que, nisso, estamos vinculados aos outros. Isso, por sua vez, presenteia novos pontos de vista com perspectivas de nova criatividade. Caminhar purifica interiormente, confronta com a verdade e abre novas portas para o modo de existir, de se relacionar e de agir. A pessoa já não se prende à sua própria miudez e ao seu imediatismo com interesse limitado, pressa e concorrência. Tudo que se apresenta ao redor: árvores, campos, arbustos e flores; o caminho que conduz e encanta com cheiros e sinais que penetram no íntimo das pessoas. Como também vilarejos e habitantes, grupos de participantes e comunicação recíproca, acima de línguas, hábitos, objetivos, problemas e sonhos..

3 E tudo isso em uma liberdade e verdade independentes, o que liberta de uma perspectiva pessoal e estreita, como também de hábitos, crenças e visões políticas muito pessoais. A perspectiva pessoal é relativizada e cresce o interesse, o que transporta para fora, muito além e acima das pessoas, tornando- as mais abertas, acolhedoras, desprendidas e inovadoras. Impõe-se uma nova e mais ampla e profunda espiritualidade, que nos liberta de nós mesmos e nos aproxima do diferente - como algo nobre e promissor. O interesse próprio dilui e impõe-se uma mentalidade ecumênica, uma atitude de franca colaboração. O espaço interior de cada um se amplia e se torna mais receptivo. Não há quem não passe pela nobreza de uma mudança – conversão interior que faz a pessoa qual porta aberta, dando acesso a outrem e a uma nova forma de ver, sentir, saborear e escolher. O espaço pessoal interior se amplia e passa a ser habitado, mostrando que o modo de viver pode ser diferente, mais leve, transformador e bem mais fecundo. Viver de modo diferente e mais feliz, mais diferenciado e transformador é possível.

4 Em resumo, a caminhada passa a ser uma meditação física, envolvente e social, preparando a pessoa para um modo diferente e mais fecundo de marcar presença na sociedade e de cuidar melhor de si e de tantos que é chamado a beneficiar. Em resumo, todas as dimensões do ser humano são atingidas e enobrecidas. No íntimo da pessoa se abre um espaço novo com gentil receptividade. O humabo mais profundo é atingido e se faz receptivo para iniciativas que tornam a vida mais fecunda, socializante e libertadora, menos exigente e contente com o mais indispensável. E eis o peregrino a caminho, satisfeito com o que ele mesmo é capaz de carregar. Desta forma, o viver se torna mais autêntico para si e para outros. Quem ganha com isso é a convivência que tem no peregrino uma bênção divina a imprimir coração ao viver neste mundo. Pensamentos coletados por Frei Cláudio van Balen, peregrino de algo novo a se renovar sempre. fclaudio@igrejadocarmo.com.br


Carregar ppt "P E R E G R I N O RIQUEZA DA CAMINHADA Ensina a usufruir do que se avista, do mistério que trazemos em nosso íntimo, aproximando-nos também do aqui e agora."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google