A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Carlos Magno http://carlosmagnovs.webnode.com Fonética e Fonologia Prof. Carlos Magno http://carlosmagnovs.webnode.com Aula 03.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Carlos Magno http://carlosmagnovs.webnode.com Fonética e Fonologia Prof. Carlos Magno http://carlosmagnovs.webnode.com Aula 03."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Carlos Magno http://carlosmagnovs.webnode.com
Fonética e Fonologia Prof. Carlos Magno Aula 03

2 Plano de Aula TEMA: FONÉTICA E FONOLOGIA Tópico 1 – Sistema fonético
Tópico 2 –Sistema fonológico

3 Tópico 1 – Sistema Fonético
A Fonética estuda os sons da linguagem humana (fala). Sons da Fala. A Fonologia estuda os fonemas da língua, que são unidades fonológicas distintivas e abstratas. (Um feixe de traços distintivos.) Sons da Língua.

4 Fonética articulatória
A Fonética é o ramo da Linguística que estuda os sons da fala humana. Ela estuda a produção, propagação e percepção dos sons . É uma disciplina interdiscipli-nar: didática das línguas, audiometria, patologia da fala, telecomunicações, etc.

5 Fonética articulatória
Fone = unidade básica da Fonética. A forma de representar os fones é através da International Association Phonétic (IAP). Existem cerca de 30 a 50 unidades fônicas.

6 Fonética Articulatória
Fonética Articulatória estuda os sons do ponto de vista fisiológico. Descreve e classifica os sons. Assim, ao descrevermos a realização de um som, por exemplo [p], podemos afirmar que na sua articulação quase não houve vibração das cordas vocais, por isso ele é não-vozeado, que o fluxo do ar seguiu o caminho do trato vocal, não das fossas nasais, o que o caracteriza como oral, e que houve obstrução pelos dois lábios, por isso ele é oclusivo e bilabial. Este é o papel da Fonética Articulatória.

7 Fonética articulatória: aparelho fonador

8 Fonética articulatória: aparelho fonador

9 Fonética articulatória: aparelho fonador

10 Fonética articulatória: aparelho fonador

11 Fonética articulatória: aparelho fonador

12 Alfabeto Fonético Internacional

13 Quadro das consoantes da língua portuguesa

14 Quadro das vogais da língua portuguesa

15 Para ler

16 Tópico 2 – Sistema Fonológico
A Fonologia estuda o sistema sonoro de um idioma. No Português /f/ e /v/ são unidades distintivas de som: “faca” – “vaca”. Aspectos das unidades fonológicas: a) Contraste = uma palavra contrasta com outra: “mulher” = animado humano feminino adulto; “menino” = animado humano masculino não adulto.

17 Tópico 2 – Sistema Fonológico
b) Variação: o fonema varia em relação a ambientes fonológicos: “Todo” /todu/ - o /t/ como oclusiva dental; e “tipo” /tsipu/ - o /t/ como alveolopalatal. c) Distribuição – trata da ocorrência de uma unidade como membro de uma classe: “prato” - em que o /p/ é membro de uma classe designada consoante.

18 Tópico 2 – Sistema Fonológico
Arquifonema designa o conjunto das propriedades distintivas comuns a dois fonemas: /s/ e /z/, ou /f/ e /3/: “assa, asa, acha, aja”. Neutralização – anulação de uma posição fonológica distintiva: /I/ é o arquifonema resultante da anulação do /e/ e /i/ em posição final átona: juri-jure = [juri].

19 Arquifonema Há casos, no entanto, em que dois fonemas diferentes perdem sua função de distinguir vocábulos. Por exemplo: o r simples entre vogais é um fonema, porque distingue o vocábulo caro de carro. Mas, em final de sílaba ou de vocábulo, os dois r, o simples e o múltiplo, deixam de ter função distintiva e podem ser pronunciados um pelo outro. Por exemplo, podemos pronunciar o r de mar seja como uma consoante batida ou flap (r simples) seja como uma velar ou alveolar (r múltiplo). Dizemos então que houve uma neutralização, isto é, os dois r se neutralizaram, perderam sua função distintiva. Temos então o arquifonema, isto é, uma classe de fonemas (assim como o fonema é uma classe de sons, o arquifonema é uma classe de fonemas), que é representado por uma letra maiúscula entre barras: /R/. Da mesma forma, o m e o n, em final de sílaba ou antes de pausa, não distinguem palavras: o m de quem, por exemplo, soa palatal antes de vogal: quem é soa quenhé (por isso não há diferença fônica entre nem um e nenhum ou entre sem hora e senhora, o que torna possível analisar em senhora um ditongo decrescente nasal -?y- [s?y-óra], que existe em nem e em sem); o m de um soa velar, como a nasal do inglês ring, em um amigo (o a é vogal velar); o m de um soa bilabial antes de pote: um pote; o m de um soa n (dental) antes de dote: um dote (o d é consoante dental), etc. etc.

20 Tópico 2 – Sistema Fonológico
O português utiliza 34 fonemas: 13 vogais,e 19 consoantes e 2 semivogais.

21 Para pensar "Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão" Paulo Freire


Carregar ppt "Prof. Carlos Magno http://carlosmagnovs.webnode.com Fonética e Fonologia Prof. Carlos Magno http://carlosmagnovs.webnode.com Aula 03."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google