A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ética.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ética."— Transcrição da apresentação:

1 A ética

2 Ética Disciplina teórica sobre o comportamento humano (prática moral).
Implica desnaturalização, logo, um nível de reflexividade por parte do sujeito. Ética

3 Ocorreu juntamente com o certo grau de desenvolvimento da noção de indivíduo.
Surgimento

4

5 Filosofia Moral = Ética = Grécia
Acrópole - Atenas

6 Filosofia Mito Explicação baseada na ação dos deuses
Explicação baseada na racionalidade humana

7 O conhecimento mítico de modo geral acentuava o modo pelo qual o DESTINO do homem estava determinado por forças para além de sua vontade. DESTINO = MOIRAS CLOTO (FIAR) LÁQUESIS (SORTEAR) ÁTROPO (AFASTAR)

8 Filosofia – seu desenvolvimento implica a ideia de que o homem possui uma capacidade que lhe permite pensar a realidade sem o auxílio dos deuses: a racionalidade.

9 Sócrates 469 – 399 a.C Indagação sobre os fundamentos das crenças dos atenienses nos valores nos quais acreditavam e a partir dos quais fundamentavam as suas ações

10 Filosofia e desnaturalização
Substituição das situações concretas (ÁQUILES) e busca dos princípios gerais que fundamentam as e que devem fundamentar as ações humanas.

11 Justiça Coragem Virtude Belo Bem Vício Mal Piedade Amizade Injustiça

12 Sócrates A morte de Sócrates – Jacques-Louis David

13 Sócrates Aquele que conhece não é capaz de agir de modo vicioso.
O conhecimento é o caminho para a vida virtuosa. Formar o homem virtuoso e formar o cidadão virtuoso, logo é atuar sobre a vivência na Pólis, aperfeiçoando-a. Dimensão social da moral e da ética.

14 Aristóteles 384 – 322 a.C A distinção entre o necessário e o possível que implica em trazer para a reflexão moral a questão da reflexão e da escolha Vontade guiada pela razão

15 Prudência ou Sabedoria Prática
Aristóteles Principal Virtude Prudência ou Sabedoria Prática Permite avaliar e atuar de modo virtuoso, escolhendo entre várias alternativas possíveis aquela que é mais adequada ao bem de si e de outros.

16 Ética a Nicômaco - Aristóteles
Vício por Falta Virtude Vício por Excesso Covardia Coragem Temeridade Insensibilidade Temperança Libertinagem Avareza Liberalidade Esbanjamento Vileza Magnificência Vulgaridade Modéstia Respeito Próprio Vaidade Indiferença Gentileza Irascibilidade Descrédito Próprio Veracidade Orgulho Grosseria Agudeza de Espírito Tédio Amizade Condescendência Malevolência Justa Indignação Inveja

17 Sócrates e Aristóteles
A ideia de só a conduta virtuosa do indivíduo que o conduz ao bem. O caráter é a base para se chegar à virtude. O agir bem relaciona-se com a dimensão da vida na Pólis, relacionando o homem grego aos sues co cidadãos.

18 Idade Média = Poder da Igreja
Constituição de uma nova Ética

19 A Ética Cristã – Idade Média
Indivíduo Deus

20 Resultado da relação interior do crente com Deus
Ética do Cristianismo Resultado da relação interior do crente com Deus

21 Consequências 1 – a virtude não deriva de nossa relação com a sociedade. 2 – O pecado original nos converteu em seres que se inclinam para o mal.

22 A Ética Cristã – Ética do Dever
Estando a nossa vontade pervertida, precisamos do auxílio de Deus para que sejamos seres morais. A virtude passa então a ser então a obrigação de obedecer ao que é determinado pela Lei de Deus.

23 Diferente da concepção grega de que nossa vontade consciente, racional, pode atuar controlando nosso ímpeto, nossos apetites e desejos

24 A Ética Cristã – Virtudes Teologais
Relação com Deus Esperança Caridade

25 A Ética Cristã – Virtudes Cardeais
Devemos adquirir em nossa alma para sermos merecedores da salvação Coragem Justiça Temperança Prudência

26 A Ética Cristã – Virtudes Morais
Referem-se à nossa conduta exterior Virtudes Morais 7 pecados capitais Sobriedade Gula Prodigalidade Avareza Trabalho Preguiça Castidade Luxúria Mansidão Cólera Generosidade Inveja Modéstia Orgulho

27 Com o desenvolvimento do capitalismo muita coisa mudou.
Entre tantas mudanças tivemos a retomada da valorização do homem e de sua capacidade racional, que neste novo contexto somou-se ao desenvolvimento técnico-científico.

28 São algumas das contradições trazidas por esse novo modelos de organização que discutiremos e nosso próximo encontro. Até lá.


Carregar ppt "A ética."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google