Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJessica Belo Penha Alterado mais de 8 anos atrás
1
Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar
para a paz Cléo Fante Educadora
2
Abril de 1999 Columbine - EUA
3
Dylan Klebold,17 anos Eric Harris, 18 anos Resultado: 15 mortos dezenas de feridos
4
Janeiro de 2003 Taiuva, BR
5
Edimar de Freitas, 18 anos Resultado: 1 morto 8 feridos
6
Abril de 2007 Virginia Tech, EUA
7
Cho Seung-Hui, 23 anos Resultado: 33 mortos 29 feridos
8
Novembro de 2007 Tuusula, Finlândia
9
Pekka-Eric Auvinen, 18 anos
Resultado: 8 mortos 12 feridos
10
Pontos comuns: Vítimas de ridicularizações e humilhações constantes
Antigos ressentimentos/constrangimentos Facilidade na aquisição de armas
11
Bullying
12
Bully = tirano, valentão, brigão
Bullying = tiranizar, intimidar, implicar...
13
Estudos da fenomenologia
Bullying
14
Suécia e Dinamarca, 70 Noruega, 80 Dan Olweus Universidade de Bergen
15
Bullying São comportamentos agressivos intencionais repetitivos
gratuitos cruéis causa dor angústia vergonha revolta mágoa indignação humilhação raiva conformismo medo sofrimento
16
Bullying escolar- características comuns
Comportamentos agressivos produzidos de forma repetitiva num período prolongado de tempo contra a mesma vítima; Desequilíbrio de poder; Sem motivo evidente.; Muitas vezes a autor do bullying senta-se atrás da vitima.
17
Consequencias do bullying
Aprendizagem Socialização Saúde
18
Manifestações Bullying
19
Diversos são os tipos de maus-tratos bullying:
Físicos
20
Morais Verbais
21
Materiais
22
Sexuais Psicológicos
23
Virtuais Ciberbullying É a utilização de ferramentas da Internet e outras tecnologias de informação e comunicação, móveis ou fixas, para praticar bullying.
24
E-mails, torpedos, blogs, fotoblogs, Orkut
Celulares para fotografar, fazer montagens com piadinhas, gozações e comentários cruéis. Sites são montados para divulgar imagens e assediar.
25
Quem são os envolvidos no bullying
VITIMA TÍPICA VITIMA PROVOCADORA VÍTIMA AGRESSORA AGRESSOR ESPECTADOR
26
O bullying envolve toda a escola.
Espectadores Vítimas Agressores
27
Causas do Bullying
28
Práticas educativas através das diversas
formas de violência.
29
Permissividade Carência afetiva Abandono Ausência de limites
30
Exposição às inúmeras cenas de violência
31
Miss Bimbo Jogos Virtuais
Incentiva a criar bonecas virtuais: “mais legais, ricas e famosas do mundo". Encoraja a colocar as bonecas de dieta e a levá-las a uma clínica para fazer cirurgias plásticas e a procurar maridos ricos.
32
Influência das comunidades virtuais
Comunidades Virtuais – Apologia ao crime, às drogas, ao suicídio, ao aborto, à xenofobia, à homofobia. Apologia à anorexia – Perda do apetite Apologia à bulimia - Métodos compensatórios: vômitos e laxantes
33
Influência da Mídia Influência Cultural Programas humorísticos
Novelas Filmes Música Literatura Notícias sensacionalistas Influência Cultural Poder a qualquer custo Intolerância e desrespeito O “mundo dos espertos” Influência da Escola “Não liga, é brincadeira” “É coisa de criança” “Não sou psicólogo”
34
É preciso repensar sobre...
É mais fácil colocar a culpa nos outros do que procurar a própria responsabilidade. OU Com o que estou contribuindo para que esse fato esteja acontecendo... E O que eu vou fazer para mudar isso.
35
Como enfrentar o bullying
36
Prevenção: Desenvolvimento de projeto antibullying.
Parceria Escola/família no resgate dos valores humanos.
37
ESTRATÉGIAS PARA TRANSFORMAÇÃO:
O que queremos alcançar (que escola queremos ter)? O que precisa acontecer para favorecer o mudança? O que cada um de nós pode fazer para alcançar a meta?
38
Estímulo à Denúncia – “Não Sofra em Silêncio”
Familiar Escolar Conselho Tutelar Ministério Público DISQUE 100
39
PEDAGOGIA DA PAZ GENTILEZA AMOR COOPERAÇÃO EMPATIA AMIZADE RESPEITO
SOLIDARIEDADE TOLERÂNCIA PEDAGOGIA DA PAZ
40
PROGRAMA DE REDUÇÃO DE BULLYING NAS ESCOLAS -SUGESTÃO
PESQUISAR A REALIDADE ESCOLAR REFLETIR FORMAR UM GRUPO DE TRABALHO OUVIR OPINIÕES DEFINIR A PROPOSTA DIVULGAR O TEMA E O RESULTADO DA PESQUISA INFORMAR OS PAIS
41
NO ENTANTO, PARA QUE OS PROBLEMAS DE VIOLÊNCIA SEJAM RESOLVIDOS NÃO BASTA DEFENDER A VÍTIMA E PUNIR O AGRESSOR. É NECESSÁRIO IR ALÉM: CONHECER AS CAUSAS QUE LEVAM O AGRESSOR A PERSEGUIR SUA VÍTIMA E AS CAUSAS QUE LEVAM À VÍTIMA SUPORTAR TAIS AGRESSÕES.
42
PEDAGOGIA DA PAZ GENTILEZA AMOR COOPERAÇÃO EMPATIA AMIZADE RESPEITO
SOLIDARIEDADE TOLERÂNCIA PEDAGOGIA DA PAZ
43
CALAR-SE É PERMITIR DENUNCIAR É PROTEGER!
44
OBRIGADA PELA ATENÇÃO! Myrian Taeko Kono Watanave DE Guarulhos Norte
Oficina Pedagógica Junho, 2010
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.