A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Samuel Lima Picanço.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Samuel Lima Picanço."— Transcrição da apresentação:

1 ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Samuel Lima Picanço

2 O que é projeto de pesquisa?
O projeto de pesquisa é um texto em que você define e apresenta, com detalhes, o planejamento do caminho que seguirá na execução de uma investigação científica, e, com isso, na elaboração de um novo conhecimento científico.

3 APRESENTAÇÃO DOS ELEMENTOS DO PROJETO DE PESQUISA
Capa Folha de rosto Sumário Apresentação do tema e Justificativa Delimitação do Problema Hipóteses Objetivos Fundamentação Teórica Cronograma Referências

4 CONCEPÇÕES E PRÄTICAS NA GESTÃO AMBIENTAL
CAPA 3 cm REGINALDO AMABIS 3 cm cm CONCEPÇÕES E PRÄTICAS NA GESTÃO AMBIENTAL DA EMPRESA FLORAL BELÉM 2005 2 cm

5 CONCEPÇÕES E PRÄTICAS NA GESTÃO AMBIENTAL
FOLHA DE ROSTO 3 cm REGINALDO AMABIS 3 cm cm CONCEPÇÕES E PRÄTICAS NA GESTÃO AMBIENTAL DA EMPRESA FLORAL BELÉM 2005 2 cm Projeto de Iniciação Científica apresentado ao Instituto de Ensino Superior de Belém, sob a orientação de Carlos Alberto da Silveira.

6 SUMÁRIO O Sumário deve conter o esquema com os títulos e subtítulos do estudo realizado. Os títulos e subtítulos devem ser colocados em ordem, junto com a indicação da página inicial correspondente, com espaço simples entrelinhas.

7 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO DO T EMA E JUSTIFICATIVA 2 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA 3 HIPOTESE 4 OBJETIVOS 4.1Objetivos Gerais 4.2 Objetivos específicos 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6 METODOLOGIA 7 CRONOGRAMA 8 REFERÊNCIAS

8 1 APRESENTAÇÃO DO TEMA E JUSTIFICATIVA
Ao redigir precisa deixar claro qual é o objeto de estudo. Apresentar o tema e escrever as razões que o levaram a investigar tal temática, mostrando sua importância. Mostrar o valor e o significado da pesquisa. Apresentar as razões que justifiquem a relevância científica (contribuição para o conhecimento da sua área profissional) e a relevância social / técnica (contribuição prática para sua área profissional). Neste texto é recomendada à elaboração de idéias próprias, por isso evite citações de outros autores. Dica: Seu texto precisa responder duas questões principais: - O que será pesquisado? - Por que é relevante, socialmente e cientificamente, esta pesquisa?

9 2 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
Descreve o estado atual do problema de investigação. Faz uma análise crítica sobre a problemática dentro da qual o objeto de estudo está inserido. A partir desse texto, formulá-se a questão problema. Questão Problema - Mola propulsora de toda sua pesquisa Depois de definido o tema: Definição de uma questão a ser respondida através de uma hipótese; Será confirmada ou negada pelo trabalho de pesquisa.

10 Observe os exemplos de Questões - Problemas:
Quais estratégias motivacionais são desenvolvidas na empresa Nativa, para promoção dos seus colaboradores e como se classificam nas teorias de gestão administrativa? Quais são as dificuldades encontradas pelas empresas têxteis de Belém para o desenvolvimento de atividades de responsabilidade social? Como gestores e colaboradores da empresa Nativa percebem os climas éticos nas relações de trabalho? Qual é o perfil do trabalhador de telemarketing em Belém? Quais são as dimensões a serem consideradas pelas organizações que desejam implementar o telemarketing em Belém?

11 Dica: GIL (2002) aponta algumas recomendações na elaboração da questão-problema de pesquisa: Formular a Questão-problema a partir de uma pergunta; A pergunta deve ter dimensão viável; A pergunta deve ser elaborada com clareza, os termos adotados precisam ser esclarecidos ao leitor para evitar confusões conceituais; A pergunta deve ser precisa, é necessário delimitar o campo de investigação.

12 3. HIPÓTESES É a proposição testável que pode vir a ser a solução do problema. Exemplo: Tema: Reconhecimento facial em telefonia móvel. Problema: Qual a relação custo x performance do reconhecimento facial em telefonia móvel? Hipótese: A relação custo x performance encoraja o reconhecimento facial em telefonia móvel. Dica: Segundo Lakatos e Marconi (2000) é importante considerar na elaboração: - a relevância - o apoio teórico (ser baseado em teorias) - a consistência - a clareza - a profundidade e a originalidade

13 Tema: Formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores.
Problema: Como se deu a formação e o desenvolvimento profissional dos formadores de professores do Departamento de Matemática na UFPa? Hipótese: Os indícios sobre o desenvolvimento profissional do formador podem ser encontrados no próprio processo de realização do trabalho docente, sobretudo quando reflete sobre o mesmo,produz e participa de projetos de melhoria do ensino e busca soluções para os problemas que encontra.

14 Tema: Narrativas do percurso de escolarização e formação continuada de professores
Problema: Quais as implicações estabelecidas entre as narrativas do percurso de escolarização e o processo de formação (continuada) de professores? Hipótese: A construção de relatos autobiográficos pode oportunizar aos professores em processo de formação continuada falar/ouvir e ler/escrever sobre suas experiências, podendo levar os professores a compreenderem como se constituíram profissionalmente, descortinando, assim, possibilidades de formação.

15 Tema: Dificuldade de aprendizagem na língua portuguesa.
Problema: Que dificuldades apresentam os alunos da 7ª e 8ª classe da escola Nossa Senhora da Conceição, na aprendizagem língua portuguesa no ensino de adulto? Hipóteses: Os alunos com maior dificuldade na Língua Portuguesa são os que tiveram, como sua língua materna, as línguas nacionais.O fato de serem trabalhadores, estudantes e chefes de família. Estes fatores contribuem para as dificuldades de aprendizagem na Língua Portuguesa.

16 Tema: As contribuições da Geografia para a educação ambiental e o Projeto Protetores da Vida nas unidades escolares João Pereira Martins Neto e Maria Pinho. Problema: Qual a contribuição do ensino de Geografia para a construção da educação ambiental no ensino fundamental a partir do projeto "Protetores da Vida“? Hipótese: A identificação dos elementos do processo de ensino-aprendizagem da Geografia, pode promover uma conscientização ambiental e uma maior sensibilização na comunidade escolar, possibilitando ações, experiências e decisões voltadas para a apreensão de referências básicas sobre a questão ambiental.

17 Tema: Fatores que intervêm no aumento da criminalidade no seio da juventude no município de Belém, Pará. Problema: Quais são os fatores que intervêm no aumento da criminalidade praticada pela juventude do município de Belém? Hipótese: O fator econômico e social, a pobreza, o desemprego, a instabilidade da comunidade, o consumo de drogas e do álcool, a desagregação familiar, o abandono escolar e o desrespeito as normas sociais estão na base da delinqüência juvenil em Belém.

18 4. OBJETIVOS Apresenta o fim que pretende atingir a partir da pesquisa, como meta de uma contribuição para a realidade investigada. O objetivo é formulado em duas categorias: Geral e Específicos. Objetivo Geral Define o que se pretende alcançar com a execução da pesquisa. O objetivo geral precisa estar em sintonia com a questão problema da pesquisa. Os objetivos devem iniciar com verbos no modo infinitivo. Confira o exemplo:

19 Questão Problema: Quais estratégias motivacionais são desenvolvidas na empresa Nativa para promoção dos seus colaboradores e como se classificam nas teorias de gestão administrativa? Objetivo Geral: Identificar as estratégias motivacionais que são desenvolvidas na empresa Nativa para promoção dos seus colaboradores e interpretá-las a partir dos fundamentos teóricos de gestão em Administração. Dica: Os objetivos precisam ser formulados para responder a questão: - Para que será feita esta pesquisa?

20 Objetivos específicos
Apresenta os objetivos que darão garantia para realização do objetivo geral da pesquisa. Silva e Menezes (2001) citam exemplos de verbos usados na formulação de objetivos: Para determinar estágio cognitivo de conhecimento: definir, enunciar, conceituar, nomear, relacionar, etc. Para definir estágio cognitivo de compreensão: identificar, descrever, distinguir, explicar, expressar, traduzir, analisar, especificar, etc. Para definir estágio cognitivo de aplicação: aplicar, demonstrar, empregar, manipular, usar, experimentar, solucionar, operar, calcular, construir, etc.

21 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Apresenta o referencial teórico que dará sustentação às idéias do pesquisador e, principalmente, contribuir para interpretar os dados coletados na pesquisa. A partir das interpretações de leituras de documentos, organiza-se um texto, relacionados ao seu objeto de estudo. Levantamento da literatura existente (livros, periódicos, Internet) sobre a temática acompanhada de análise. Este texto revela um trabalho de leitor que conjuga síntese própria com as idéias de diferentes autores.

22 Na redação de um texto de Fundamentação Teórica é comum fazermos menção de informações selecionadas, a partir de leituras, de outros autores. Quando se transcreve literalmente um texto ou parte dele, para ilustrar ou sustentar as idéias afirmadas no trabalho, é necessário se fazer uma citação. Dica: O texto de fundamentação teórica precisa ser elaborado, respondendo a questão: - O que foi escrito sobre o meu objeto de estudo?

23 6 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Define onde, com quem, com quantos, como será feita a pesquisa a fim de “responder” a Questão Problema e “atingir” os objetivos propostos. Esta seção, será elaborada nos seguintes tópicos: Modalidade de Pesquisa Breve texto situando a classificação da pesquisa. Juntamente com o orientador, deve-se classificar a pesquisa sempre levando em consideração a Questão Problema e a reflexão de como será o método. Existem várias formas de classificar as pesquisas, apresentaremos para você uma sugestão, segundo Andrade (2002):

24 Quanto a natureza dos dados: Quantitativa ou Qualitativa.
Formas de classificar as pesquisas, segundo Andrade (2002): Quanto a natureza dos dados: Quantitativa ou Qualitativa. Quanto aos objetivos: Exploratória, Descritiva ou Explicativa. Quanto aos procedimentos: Bibliográfica, Documental, Experimental, Estudo de Caso, Pesquisa Participante, Pesquisa-ação, etc.

25 Exemplo: A pesquisa quanto à natureza será de abordagem qualitativa, pois os dados coletados serão analisados por categorias de análise do discurso. Quanto aos objetivos, a pesquisa se caracteriza como descritiva, uma vez que os dados coletados e analisados nos permitirão descrever as características das reuniões administrativas. Quanto aos procedimentos de investigação, a pesquisa tem o caráter documental, uma vez que a natureza das fontes investigadas serão os livros-atas das reuniões da empresa Artex no período 1970 – (ANDRADE, 2000). Dica: Consulte nossa biblioteca, você vai encontrar muitos livros de Metodologia que abordam classificações de pesquisa!

26 Campo de Observação Descreve o campo de observação, onde será coletado os dados para responder a Questão-Problema. Apresenta a descrição do local (a organização), a população (ou universo) investigada (suas características). Se utilizar amostra, justificar, dando os motivos da seleção e o modo como a amostra será selecionada. População (ou universo de pesquisa) é a totalidade de indivíduos que possuem as características definidas para determinado estudo. Enquanto a amostra é parte da população selecionada de acordo com uma regra (estatística) ou plano. Dica: O texto do tópico Campo de Observação precisa ser elaborado, respondendo as questões: - Onde serão coletados os dados? - Quem (população) e Quantos (amostra) serão envolvidos na coleta dos dados?

27 Instrumentos de coleta de dados
Indica como obterá as informações necessárias para “responder” a Questão Problema de pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados mais comuns são: questionários (com perguntas abertas e/ou fechadas), entrevistas (não ou estruturadas), formulários, fichas de observação (assistemáticas ou sistemáticas, participante ou não-participante). Dica: O texto dessa seção precisa ser elaborado, respondendo a questão: - Como serão coletados os dados? Consulte livros de Metodologia que abordam os instrumentos de pesquisa, com dicas para elaboração e aplicação, bem como as vantagens ou desvantagens de cada um.

28 Critérios para análise dos dados
Estabelece os critérios de avaliação que utilizará para tratar as informações coletadas. É a especificação de como fará a análise e a interpretação dos seus dados (por tabelas, gráficos, quadros, categorias e unidades de análise...) Dica: O texto dessa seção precisa ser elaborado, respondendo a questão: - Como serão apresentados, analisados e interpretados os dados coletados?

29 Descrição das etapas da investigação
Descreve as etapas para realização da pesquisa. Estas etapas serão previstas no cronograma. Exemplo: Discussão do tema com orientador; Seleção de bibliografias pertinentes ao tema; Fichamento das leituras; Elaboração do questionário; Aplicação do questionário, Análise dos dados coletados; Redação do relatório final. Dica: O texto dessa seção precisa ser elaborado, respondendo a questão: - Como serão realizadas as etapas da pesquisa?

30 7 CRONOGRAMA Organização de um quadro em que definirá o tempo necessário para executar o projeto de pesquisa, para tanto precisa dividir o processo em etapas e indicar o tempo necessário para realização de cada uma. Os períodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres, e outros. Dica: O texto dessa seção precisa ser elaborado, respondendo a questão: - Quando serão realizadas as etapas previstas no projeto de pesquisa?

31 Exemplo de Cronograma Ações / meses 6 7 8 9 10 11 12 1
Ações    /     meses 6 7 8 9 10 11 12 1 Levantamento de literatura X 2 Montagem do Projeto 3 Coleta de dados 4 Tratamento dos dados 5 Elaboração do Relatório Final Revisão do texto  X Entrega do trabalho

32 8 REFERÊNCIAS Lista todos os documentos consultados para elaboração do projeto de pesquisa. Para cada documento existe uma norma de apresentação, você pode consultá-las no Manual de Normas IBES. Orientação para digitação:

33 FORMATO Papel A4, Branco, Fonte 12 para o texto e tamanho menor para transcrições longas e notas de rodapé. MARGEM Esquerda e superior 3 cm / Direita e inferior 2 cm ESPAÇAMENTO Espaço duplo para todo o texto. Espaço simples para os resumos, transcrições longas, notas de rodapé, referências bibliográficas PAGINAÇÃO Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas, mas não numeradas. A numeração é a partir da primeira folha da parte textual, no canto superior direito, número arábico. ABREVIATURAS e SIGLAS Quando aparecem pela primeira vez, primeiro por extenso e depois a abreviatura ou sigla entre parênteses. ILUSTRAÇÕES FIGURAS: identificação na parte inferior seguida de seu número arábico e seu título TABELAS: identificação na parte superior seguida de seu número arábico e seu título. Devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem.

34 Organização da Pesquisa Bibliográfica
Determine as fontes de consulta: Livros (leitura corrente ou referência) Periódicos científicos: Teses e dissertações: Anais de encontros científicos SBC 2005 : nais/sbc2005.htm

35 Organização da Pesquisa Bibliográfica
Fontes de Consulta: Internet: Mecanismos de busca Google : Ask Jeeves: Miner: Diretórios Yahoo: Grupos – listas de discussão Outros: Wikipedia: Rau-TU :


Carregar ppt "ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Samuel Lima Picanço."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google