A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROTISTA – PARTE 2 SCHEILLA BASTOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROTISTA – PARTE 2 SCHEILLA BASTOS."— Transcrição da apresentação:

1 PROTISTA – PARTE 2 SCHEILLA BASTOS

2 Tricomoníase Doença causada pelo protozoário flagelado Trichomonas vaginalis, que se aloja no colo do útero, na vagina e/ou na uretra. Sintomatologia mais evidente nas mulheres, como inflamação da vagina e da uretra, corrimento amarelo-esverdeado, com mau-cheiro, ardor, dor durante a relação sexual, desconforto ao urinar e coceira vaginal. A maioria dos homens não apresenta sintomas. Quando isso acontece, consiste em uma irritação na ponta do pênis, ardor uretral e secreção amarelada.

3 O tratamento é feito à base de antibiótico, metronidazol por via oral.
Transmitida principalmente pela relação sexual, mas também pelo uso de toalhas e sanitários contaminados. A utilização do preservativo masculino ou feminino e o tratamento simultâneo do parceiro são formas de prevenir a tricomoníase. O diagnóstico é clínico, através de exames microscópicos, de laboratório ou pelo Papanicolau. O tratamento é feito à base de antibiótico, metronidazol por via oral. As relações sexuais devem ser suspensas até o término do tratamento e até que todos os sintomas tenham desaparecido.

4 Quando não tratada, a tricomoníase pode provocar complicações durante a gravidez, como por exemplo, ruptura da bolsa antes da hora e bebê abaixo do peso.

5 Protozoários Ciliados - Filo Ciliata
Os protozoários ciliados possuem cílios em pelo menos uma fase de seu ciclo de vida Cílios são estruturas filamentosas mais curtas e mais numerosas que os flagelos. Podendo estar distribuídos por toda a célula Atuam no deslocamento ou na captura de alimento, por batimentos contínuos

6 Nos ciliados em geral existem duas pequenas regiões especiais na célula por onde o alimento (citóstoma) entra e os resíduos da digestão saem (citoprocto ou citopígeo) Os ciliados apresentam dois tipos de núcleos. O macronúcleo (maior) que controla as funções vegetativas da célula (como nutrição, atividade metabólicas, etc) E o micronúcleo (menor) que controla a reprodução desses seres unicelulares.

7

8 Reprodução assexuada Ocorre por bipartição transversal Divisão tanto do macronúcleo como do micronúcleo, após a duplicação do material genético.

9 Reprodução Sexuada Os paramécios também podem realizar reprodução sexuada por conjugação

10

11 Alimentação do paramécio
O turbilhamento da água provocada pelos cílios da região do sulco oral impulsiona o alimento (bactérias, algas, leveduras) até o citóstoma (do grego kitos, célula, e stoma, boca) Cilios presentes no citóstoma reunem esses alimentos no fundo da citofaringe, onde se formam fagossomos. Esses fagossomos se fundem a lisossomos, formando vacúlos digestivos.

12 Após a digestão do alimento, as excretas serão eliminadas pelo citopígeo ou citoprocto.
Regulação osmótica Feita por dois vacúolos contráteis, localizados um em cada extremidade da célula. Cada vacúolo tem ao redor de si canais radiais que, além de recolher água, também coletam substâncias a serem excretadas.

13 Balantidiose (disenteria)
O responsável por esta doença é o protozoário ciliado Balantidium coli. Esse parasita causa lesões no intestino grosso, promovendo desinteria com sangue. O modo de transmissão consiste na ingestão de água ou de alimentos contaminados com os cistos deste ciliado. Eles podem parasitar o intestino do porco, e o homem ao se alimentar de carne mal assada, pode contrair o protozoário e consequentemente a doença.

14 Certos ciliados vivem no tubo digestivo de animais ruminantes como bois, carneiros, cabras, girafas, etc., auxiliando a digestão da matéria vegetal e servindo, eles próprios, de alimento para seus hospedeiros.

15 Protozoários esporozoários – Filo Sporozoa
Englobam os protozoários que não possuem estruturas locomotoras Muitos dos representantes do grupo possuem ciclos de vida complexos, com estágios em forma de esporos. Todos os esporozoários são parasitas Obtêm seus alimentos por absorção direta dos nutrientes dos organismo que parasitam Um dos mais conhecidos é o Plasmodium vivax, causador de uma forma da malária no homem.

16 Reprodução Divisão múltipla ou esquizogonia Na esporogonia, um zigoto 2n (gameta ♀ + gameta ♂), transforma-se em um cisto de parede espessa e sofre meiose, originando quatro células  esporozoítos (n) Posteriormente, esses esporozoítos sofreram divisões mitóticas, originando mais esporozoítos, que são eliminados do cisto e infectam novas células do hospedeiro.

17

18 2. Esquizogonia O núcleo sofre sucessivas divisões por mitose, originando numerosos núcleos. Cada núcleo, com uma porção do citoplasma, é circundado por uma membrana plasmática. Essas pequenas células possuem a capacidade de infectar células de hospedeiros.

19 Malária Causada pelo plamódio (gênero Plasmodium), um protozoário do grupo dos esporozoários. Três tipos de malária no Brasil, sendo causadas por três espécies de plamódio diferentes. Diferença entre as malárias  intensidade dos acessos febris e no intervalo de tempo entre eles As três formas de malária são transmitidas ao ser humano pela picada das fêmeas de anófele (gênero Anopheles), um mosquito.

20 O plasmódio possui um ciclo de vida com dois hospedeiros: o ser humano e a fêmea do mosquito anófele. Sugando o sangue de uma pessoa doente, o mosquito se contamina e, ao sugar de outra pessoa, sadia, transmite-lhe o parasita. SINTOMAS: Sucessão de acessos de febre alta, acompanhada geralmente de calafrios e dores no corpo. PREVENÇÃO: Combate do vetor.

21

22

23


Carregar ppt "PROTISTA – PARTE 2 SCHEILLA BASTOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google