A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGIÃO NORDESTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGIÃO NORDESTE."— Transcrição da apresentação:

1 REGIÃO NORDESTE

2 MAPA DA REGIÃO NORDESTE

3 REGIÃO NORDESTE é composta pelos Estados do:
Maranhão (capital São Luís), Piauí (capital Teresina), Ceará (capital Fortaleza), Rio Grande do Norte (capital Natal), Paraíba (capital João Pessoa), Alagoas (capital Maceió), Sergipe (capital Aracaju), e Bahia (capital Salvador).

4 SUB- REGIÕES DO NORDESTE

5 MAPA DAS SUB-REGIÕES DO NORDESTE

6 A região nordeste é ainda subdividida em quatro regiões de acordo com características climáticas e de urbanização:

7 Zona da Mata é a região mais populosa e urbanizada. Compreende a faixa litorânea (mais ou menos 200 km de largura) que vai do Estado do Rio Grande do Norte à Bahia (litoral leste da região nordeste) e é caracterizada pelo clima tropical úmido, grande aporte de turistas, presença de mata atlântica (que assim como na região sudeste, já foi bastante devastada para cultivo de culturas como a cana-de-açúcar), pluviosidade bastante regular, principalmente na região sul da Bahia, e solo bastante fértil.

8 Zona da Mata:

9 A Zona da Mata pode ser dividida em três microrregiões:
a Zona da Mata Açucareira ou Litoral Açucareiro, o Recôncavo Baiano e o Sul da Bahia ou Zona do Cacau.

10 Zona da Mata Açucareira ou Litoral Açucareiro:
sua localização se estende do Rio Grande do Norte ao norte da Bahia. Caracteriza-se pela monocultura da cana-de-açúcar para a produção e exportação do açúcar.

11 Recôncavo Baiano: localiza-se em torno da cidade de Salvador e se destaca pela produção acentuada de Petróleo. Atualmente, corresponde a 35% do total de petróleo produzido no país.

12 Zona do Cacau ou Sul da Bahia:
localizada no sul da Bahia, nas cidades de Ilhéus e Itabuna, essa microrregião caracteriza-se pela produção acentuada de cacau, apesar de seu declínio nos últimos anos.

13 Agreste: é a região de transição entre a Zona da Mata, bastante úmida, e o Semi-árido, região bastante seca, acompanhando a faixa da Zona da Mata do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia. No agreste, predominam os minifúndios dedicados a produção de subsistência e a pecuária leiteira, sendo o excedente comercializado na região da Zona da Mata.

14 Agreste:

15 Sertão: região de clima semi-árido que compreende o centro da região nordeste em uma extensão que vai desde o litoral do Ceará e Rio Grande do Norte (neste último, até próximo a cidade de Natal), até a região sudoeste da Bahia. As chuvas são escassas e, por isso a pecuária e agricultura são atividades bastante difíceis na região. O único rio perene do sertão é o São Francisco do qual é desviada água para irrigação em alguns locais e que também é fonte de energia através de hidrelétricas como a de Sobradinho (BA). A vegetação típica dessa sub-região é a caatinga.

16 Sertão:

17 Meio-Norte: a região do meio-norte já apresenta uma pluviosidade maior conforme se afasta para oeste, em direção aos Estados do Norte e compreende o Estado do Maranhão e grande parte do Piauí. Nesta região é comum a presença das “matas de cocais” que fornecem bastante insumo para a atividade de extrativismo vegetal. Outras atividades praticadas nesta região são a criação de gado, o cultivo de algodão e arroz.

18 Meio-Norte:

19 Informações e dados da região Nordeste do Brasil :
População: (estimativa 2013) - Densidade demográfica (estimativa 2013): 35,9 hab./km² - Mortalidade infantil (por mil): 20,5 (2012) - Analfabetismo: 16,6% (2013) - Número de municípios: 1794 (2013)

20 Vegetação: Mata Atlântica (em pequenas áreas da região próxima ao litoral); Cerrado (oeste da Bahia e sul do Maranhão), Caatinga ( no sertão nordestino, interior), Mata dos Cocais (em áreas do Maranhão, Piaui, Rio Grande do Norte e Ceará).

21 Clima: semirárido (interior);
tropical (sul da Bahia e centro do Maranhão); litorâneo úmido (região litorânea) e equatorial úmido (oeste do Maranhão).

22 Rios Principais: rio São Francisco, rio Parnaíba, rio Jaguaribe, rio Capibaribe, rio Piranhas-Açu e rio Una.

23 Usinas Hidrelétricas:
Sobradinho, Paulo Afonso, Três Marias e Xingó.

24 Agricultura (principais produtos agrícolas): cana-de-açúcar (principal produto), tabaco, algodão, caju, manga, uva, acerola e cacau. A cana-de-açúcar é cultivada, principalmente, na região litorânea, onde encontramos o massapé, solo escuro, argiloso e muito fértil.

25 Economia: É bem diversificada.
Nas cidades litorâneas destacam-se os serviços voltados para o turismo. Na pecuária, existe uma importante criação de bovinos nos estados do Maranhão, Piauí, Bahia e Pernambuco. Presença de indústrias, nas grandes cidades, de calçados, produtos elétricos e eletrônicos, petroquímica (polo petroquímico de Camaçari) e tecelagem. Destaque para o Distrito Industrial de Ilhéus (Bahia), Complexo Industrial de Suape (Pernambuco), Distrito Industrial de Maracanaú (Ceará). Na área de tecnologia, podemos destacar o Porto Digital do Recife (maior polo tecnológico do país), com ênfase na produção de softwares.

26 Problemas Sociais: o principal é a seca do Nordeste que atinge extensas áreas do sertão (região do polígono das secas), levando pobreza e fome para os habitantes.

27 Cultura Nordestina a cultura é bem diversificada e representa a união cultural de brancos (principalmente portugueses), índios e negros africanos. Na culinária, podemos destacar pratos típicos como, por exemplo, acarajé, vatapá, sarapatel, sururu e carne-de-sol. No campo da música, existem vários ritmos populares (axé, samba, xote, forró, xaxado, samba-de-roda, frevo e baião). Não podemos deixar de mencionar também a beleza da literatura de cordel nordestina, tendo como principal representante Patativa de Assaré. Nas festas típicas nordestinas, destaca-se o bumba-meu-boi e as micaretas.

28 Cultura Nordestina:

29


Carregar ppt "REGIÃO NORDESTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google