A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGIÃO NORDESTE MAPA DA REGIÃO NORDESTE REGIÃO NORDESTE é composta pelos Estados do:  Maranhão (capital São Luís),  Piauí (capital Teresina),  Ceará.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGIÃO NORDESTE MAPA DA REGIÃO NORDESTE REGIÃO NORDESTE é composta pelos Estados do:  Maranhão (capital São Luís),  Piauí (capital Teresina),  Ceará."— Transcrição da apresentação:

1

2 REGIÃO NORDESTE

3 MAPA DA REGIÃO NORDESTE

4 REGIÃO NORDESTE é composta pelos Estados do:  Maranhão (capital São Luís),  Piauí (capital Teresina),  Ceará (capital Fortaleza),  Rio Grande do Norte (capital Natal),  Paraíba (capital João Pessoa),  Rio Grande do Norte (capital Natal),  Alagoas (capital Maceió),  Sergipe (capital Aracaju), e  Bahia (capital Salvador).

5 SUB- REGIÕES DO NORDESTE

6 MAPA DAS SUB-REGIÕES DO NORDESTE

7 A região nordeste é ainda subdividida em quatro regiões de acordo com características climáticas e de urbanização:

8 Zona da Mata é a região mais populosa e urbanizada. Compreende a faixa litorânea (mais ou menos 200 km de largura) que vai do Estado do Rio Grande do Norte à Bahia (litoral leste da região nordeste) e é caracterizada pelo clima tropical úmido, grande aporte de turistas, presença de mata atlântica (que assim como na região sudeste, já foi bastante devastada para cultivo de culturas como a cana- de-açúcar), pluviosidade bastante regular, principalmente na região sul da Bahia, e solo bastante fértil.

9 Zona da Mata:

10 A Zona da Mata pode ser dividida em três microrregiões:  a Zona da Mata Açucareira ou Litoral Açucareiro,  o Recôncavo Baiano e  o Sul da Bahia ou Zona do Cacau.

11 Zona da Mata Açucareira ou Litoral Açucareiro: sua localização se estende do Rio Grande do Norte ao norte da Bahia. Caracteriza- se pela monocultura da cana-de-açúcar para a produção e exportação do açúcar.

12 Recôncavo Baiano: localiza-se em torno da cidade de Salvador e se destaca pela produção acentuada de Petróleo. Atualmente, corresponde a 35% do total de petróleo produzido no país.

13 Zona do Cacau ou Sul da Bahia: localizada no sul da Bahia, nas cidades de Ilhéus e Itabuna, essa microrregião caracteriza-se pela produção acentuada de cacau, apesar de seu declínio nos últimos anos.

14 Agreste: é a região de transição entre a Zona da Mata, bastante úmida, e o Semi-árido, região bastante seca, acompanhando a faixa da Zona da Mata do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia. No agreste, predominam os minifúndios dedicados a produção de subsistência e a pecuária leiteira, sendo o excedente comercializado na região da Zona da Mata.

15 Agreste:

16 Sertão: região de clima semi-árido que compreende o centro da região nordeste em uma extensão que vai desde o litoral do Ceará e Rio Grande do Norte (neste último, até próximo a cidade de Natal), até a região sudoeste da Bahia. As chuvas são escassas e, por isso a pecuária e agricultura são atividades bastante difíceis na região. O único rio perene do sertão é o São Francisco do qual é desviada água para irrigação em alguns locais e que também é fonte de energia através de hidrelétricas como a de Sobradinho (BA). A vegetação típica dessa sub-região é a caatinga.

17 Sertão:

18 Meio-Norte: a região do meio-norte já apresenta uma pluviosidade maior conforme se afasta para oeste, em direção aos Estados do Norte e compreende o Estado do Maranhão e grande parte do Piauí. Nesta região é comum a presença das “matas de cocais” que fornecem bastante insumo para a atividade de extrativismo vegetal. Outras atividades praticadas nesta região são a criação de gado, o cultivo de algodão e arroz.

19 Meio-Norte :

20 Informações e dados da região Nordeste do Brasil : -População: (estimativa 2013) - Densidade demográfica (estimativa 2013): 35,9 hab./km² - Mortalidade infantil (por mil): 20,5 (2012) - Analfabetismo: 16,6% (2013) - Número de municípios: 1794 (2013)

21 Vegetação: Mata Atlântica (em pequenas áreas da região próxima ao litoral); Cerrado (oeste da Bahia e sul do Maranhão), Caatinga ( no sertão nordestino, interior), Mata dos Cocais (em áreas do Maranhão, Piaui, Rio Grande do Norte e Ceará).

22 Clima:  semirárido (interior);  tropical (sul da Bahia e centro do Maranhão);  litorâneo úmido (região litorânea) e  equatorial úmido (oeste do Maranhão).

23 Rios Principais:  rio São Francisco,  rio Parnaíba,  rio Jaguaribe,  rio Capibaribe,  rio Piranhas-Açu e  rio Una.

24 Usinas Hidrelétricas:  Sobradinho,  Paulo Afonso,  Três Marias e  Xingó.

25 Agricultura (principais produtos agrícolas): cana-de- açúcar (principal produto), tabaco, algodão, caju, manga, uva, acerola e cacau. A cana-de-açúcar é cultivada, principalmente, na região litorânea, onde encontramos o massapé, solo escuro, argiloso e muito fértil.

26 Economia: É bem diversificada.  Nas cidades litorâneas destacam-se os serviços voltados para o turismo.  Na pecuária, existe uma importante criação de bovinos nos estados do Maranhão, Piauí, Bahia e Pernambuco.  Presença de indústrias, nas grandes cidades, de calçados, produtos elétricos e eletrônicos, petroquímica (polo petroquímico de Camaçari) e tecelagem.  Destaque para o Distrito Industrial de Ilhéus (Bahia), Complexo Industrial de Suape (Pernambuco), Distrito Industrial de Maracanaú (Ceará).  Na área de tecnologia, podemos destacar o Porto Digital do Recife (maior polo tecnológico do país), com ênfase na produção de softwares.

27 Problemas Sociais: o principal é a seca do Nordeste que atinge extensas áreas do sertão (região do polígono das secas), levando pobreza e fome para os habitantes.

28 Cultura Nordestina  a cultura é bem diversificada e representa a união cultural de brancos (principalmente portugueses), índios e negros africanos.  Na culinária, podemos destacar pratos típicos como, por exemplo, acarajé, vatapá, sarapatel, sururu e carne-de-sol.  No campo da música, existem vários ritmos populares (axé, samba, xote, forró, xaxado, samba-de-roda, frevo e baião).  Não podemos deixar de mencionar também a beleza da literatura de cordel nordestina, tendo como principal representante Patativa de Assaré.  Nas festas típicas nordestinas, destaca-se o bumba- meu-boi e as micaretas.

29 Cultura Nordestina:

30


Carregar ppt "REGIÃO NORDESTE MAPA DA REGIÃO NORDESTE REGIÃO NORDESTE é composta pelos Estados do:  Maranhão (capital São Luís),  Piauí (capital Teresina),  Ceará."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google