A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vazões Ecológicas Projeto: Limnologia básica do baixo curso do Rio São Francisco.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vazões Ecológicas Projeto: Limnologia básica do baixo curso do Rio São Francisco."— Transcrição da apresentação:

1 Vazões Ecológicas Projeto: Limnologia básica do baixo curso do Rio São Francisco

2 Suporte 1) Explicar como se encontra, limnologicamente, a região à jusante dos reservatórios em cascata do RSF; 2) Oferecer uma explicação sobre as eventuais alterações e as suas ligações com os processos de vazões regularizadas; 3) Determinar os padrões de biomassa e produção primária das plantas aquáticas; 4) Descrever a história recente das zonas alagáveis usando as microalgas diatomáceas como ferramenta; 5) Estabelecer o nível trófico das águas.

3 Objetivo Geral: Determinar as alterações causadas pela regularização das vazões à jusante dos reservatórios do RSF, por meio de indicadores limnológicos.

4 Objetivos Específicos: 1) Determinar a produção primária do fito e das macrófitas; 2) Determinar, qualitativamente, os fatores que interferem na produção primária; 3) Construir um balanço de massa para o carbono, determinando o efeito da regularização; 4) Determinar a história evolutiva da qualidade ambiental, com o uso de diatomáceas; 5) Auxiliar na construção de um modelo para a determinação de vazões ecológicas; 6) Formar massa crítica em Limnologia.

5 Metas

6 Meta 1 1) Determinação da biomassa vegetal e a sua variabilidade de acordo com os pulsos de inundação; Bicudo e Bicudo, 2007

7 Meta 1 Produto Caracterização da distribuição, diversidade, biomassa e produção primária das macrófitas do baixo RSF e proposição de um modelo, onde se calcularia o impacto de vazões regularizadas sobre estes vegetais.

8 Meta 2 1) Construção de um balanço de massa de C para os diversos cenários de pulsos de inundação, determinando a contribuição de MO das ZU para o rio; C Estoque: biomassa fito/macro Fixação: fito/macro Respiração: DBO C inorg COD COP N total Ptotal Chlª Hidrologia

9 Meta 3 1) História evolutiva do ambiente com base em diatomáceas; Produto: 1)Caracterização da comunidade de diatomáceas; 2)Impacto das vazões regularizadas sobre as microalgas; 3)Nível de base do ambiente.

10 Meta 4 1) Determinar eventuais padrões de oligotrofia à jusante dos reservatórios. °C, pH, O 2 ; condutividade; turbidez e radiação subaquática Alcalinidade, dureza, nitrogenados, fosfatados, cloretos, Chlª, STS, sílica, DBO, COD.

11 Meta 4 1) Determinar eventuais padrões de oligotrofia à jusante dos reservatórios. Produto: Caracterização do estado trófico das águas do Baixo Rio São Francisco e um modelo que se propõe a calcular o impacto das vazões regularizadas sobre este estado.

12 Orçamento e cronograma de desembolso Total Bolsas7.200, ,00 Diárias e passagens , , ,44 Material de consumo 6.900, , ,00 Pessoa física6.000, , ,00 Pessoa jurídica7.500, , ,00 Material permanente ,000, ,00 Total77.357, , ,44


Carregar ppt "Vazões Ecológicas Projeto: Limnologia básica do baixo curso do Rio São Francisco."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google