A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco"— Transcrição da apresentação:

1 Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco
Geografia Homem & Espaço 9º ano Unidade II Capítulo 7 – A Rússia e a Comunidade dos Estados Independentes CEI Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco

2 Analise as informações do quadro.
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Fonte: Veja. São Paulo: Abril, 12 jan p. 52. / L’état du monde, 2007/ André Gamblin (dir.). Images economiques du monde. Paris: Armand Colin, 2004.

3 Conversa Quais desses indicadores socioeconômicos demonstram evolução favorável ou boa situação da Rússia e quais mostram o contrário? Em sua opinião, considerando as características históricas da Rússia, por que há destaque no quadro para a informação sobre parte do controle do PIB pela iniciativa privada? Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva

4 Por que aparecem informações sobre ogivas nucleares?
Observe que o quadro traz informações a partir de Por que você acha que essa escolha foi feita? Por que aparecem informações sobre ogivas nucleares? Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva

5 Rússia – potência geopolítica
Federação Russa nome oficial da Rússia Colcha de retalhos herdada do império czarista e da antiga União Soviética. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Em seu território convivem 80 grupos étnicos distintos.

6 49 regiões administrativas; 6 províncias; 10 distritos autônomos;
É formada por: 21 repúblicas; 1 região autônoma; 49 regiões administrativas; 6 províncias; 10 distritos autônomos; 2 cidades com status administrativo especial – Moscou e São Petersburgo. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Detém o segundo maior arsenal nuclear do mundo.

7 Tem ainda, um peso geopolítico e histórico importante.
Dispõe de enorme área territorial. Concentra grande quantidade de recursos minerais. Tem ainda, um peso geopolítico e histórico importante. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Reforçados pela expansão econômica. Verificada a partir do início deste século. Um dos fatores fudamentais são as enormes receitas obtidas com as exportações de petróleo.

8 Porcentagem de gás importado da Rússia (2005)
Veja na tabela a dependência de alguns países europeus em relação à importação do gás russo. Porcentagem de gás importado da Rússia (2005) Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Fonte: Folha de S.Paulo. São Paulo, 8 out p. A-39.

9 Diversas potências europeias e mesmo os EUA dependem do petróleo e do gás natural russos.
Por seu peso político-militar e pela influência que exerce na geopolítica mundial, a Rússia passou a integrar: o grupo dos países mais ricos do mundo (G-7) como membro pleno, formando, assim, o G-8. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Desde meados de 2002. Os fornecedores de petróleo e de gás natural para a Europa são países da CEI que estão na esfera de influência política e econômica da Rússia. O gás natural tem um papel fundamental nos países onde o inverno é rigoroso.

10 As principais rotas de fornecimento de gás natural da Rússia e da CEI para a Europa
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Carlos Tadeu de Carvalho Gamba Fonte: Folha de S.Paulo. São Paulo, 3 jan p.A-9.

11 Que outro país tem importância estratégica no escoamento de gás natural da Rússia e de outros países da CEI para a Europa? Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva

12 Os problemas da transição na Rússia
A transição da economia planejada para a economia de mercado proporcionou uma série de mudanças. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Esse caminho rumo ao capitalismo ocasionou uma queda na produção industrial e o aumento da inflação, que atingiu o índice de 36,5% em 1999. Nos anos 1990.

13 O crescimento econômico, nos anos de intensas transformações nas estruturas política, social e econômica do país, foi muito baixo. Nikolsky Alexei/ ITAR-TASS / Corbis/LatinStock Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Entre 1992 e 2002, a média anual de crescimento do PIB foi negativa (-0,9%). Mendigos na cidade de Moscou, na Rússia (2006). Tal situação, associada à concentração de riquezas nas mãos de poucas pessoas, contribuiu para uma piora nas condições de vida da maior parte da população.

14 Anos 1990 Marcados pelo prolongamento da crise econômica na Rússia.
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Essa frase culminou com a declaração da suspensão momentânea do pagamento da dívida externa do país, em 1998. Uma série de fatores acentuou a crise nesses anos: o crescente déficit público; a incapacidade de aumentar a arrecadação de impostos; a queda do preço do petróleo no mercado internacional durante a maior parte da década de 1990; a grande corrupção da administração pública e o crescimento dos negócios controlados pelo crime organizado.

15 Situação que provocou a dependência de capitais externos.
A transição para o capitalismo transformou a Rússia em uma nova fronteira para a expansão do capital financeiro e em um mercado emergente. Situação que provocou a dependência de capitais externos. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Dave G .Houser / Corbis/LatinStock Shopping center de luxo, em Moscou (2001).

16 Cerca de 80% das exportações russas referem-se a quatro itens:
alguns metais; madeira; petróleo; gás natural. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Os preços do petróleo e do gás natural subiram significativamente em boa parte dos anos da primeira década do século XXI. Com isso, a economia também apresentou expressiva recuperação. Entre 2001 e 2007, o crescimento do PIB superou a marca dos 6,5%, em média, por ano.

17 Devido aos saldos amplamente favoráveis na balança comercial.
Em 2007, as reservas internacionais da Rússia atingiram a marca dos 410 bilhões de dólares. Devido aos saldos amplamente favoráveis na balança comercial. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva A sociedade russa também passou por uma grande transformação devido: ao aumento das desigualdades econômicas; ao acúmulo de riquezas por parte de uma pequena elite. Em 2005, o Banco Mundial estimava que 20% da população russa viviam abaixo da linha oficial de pobreza.

18 A Comunidade dos Estados Independentes
A estrutura da CEI tem se revelado frágil. O que pode ser comprovado pela análise: Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva de seus problemas econômicos e sociais; dos conflitos nacionalistas; das disputas étnicas; do receio causado pela supremacia russa.

19 Indicadores sociais dos países da CEI - 2005
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Fontes: L’état du monde, 2007 / Pnud. Relatório de Desenvolvimento Humano, 2007/2008.

20 Comunidade dos Estados Independentes (CEI) – Divisão política
Obs: a Geórgia deixou a CEI em 2008 e o Turcomenistão participa como membro-associado, desde 2005 Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Fonte: André Gamblin (dir.). Images economiques du monde. Paris: Armand Collin, 2004 (adaptado).

21 Conversa Obs: a Geórgia deixou a CEI em 2008 e o Turcomenistão participa como membro-associado, desde 2005 Quais os dois países que ocupavam a melhor posição no IDH no ano 2005? Quais países apresentavam os piores indicadores? Cite cinco. Compare o IDH desses países com o IDH do Brasil no ano O que é possível concluir? Compare a área territorial da Rússia com as áreas dos demais países que integram a Comunidade. A que conclusões você pode chegar? Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva

22 A migração forçada promovida por Stálin nas décadas de 1930 e 1940.
A questão dos nacionalismos tem causado violentos combates no interior das ex-repúblicas. A migração forçada promovida por Stálin nas décadas de 1930 e 1940. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva fazendo com que as repúblicas recebessem pessoas de diversas nacionalidades, é em parte, a causa desses problemas étnicos. As rivalidades étnicas nos países da CEI constituem um grande foco de instabilidade política e social. Sobretudo na Rússia, que conta com dezenas de grupos étnicos em seu território.

23 Há sérios empecilhos à concretização da cooperação entre os países:
o baixo nível de desenvolvimento econômico e social; o número reduzido de regimes democráticos de governo; as disparidades entre o nível de desenvolvimento econômico e o volume de comércio exterior de cada um desses países; a preocupação da Rússia em conter o avanço do fundamentalismo islâmico na região da Ásia Central. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva

24 Kiev, capital da Ucrânia (2008).
Sergei Supinsky / AFP/Getty Images Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Kiev, capital da Ucrânia (2008). A. Farnsworth/Age FotoStock/Keystone Kiev, capital da Ucrânia, às margens do rio Dnieper.

25 Tbilise, capital da Geórgia, às margens do rio Kura.
Pat O’Hara/Corbis Tbilise, capital da Geórgia, às margens do rio Kura. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva W. Robert Moore/ National Geographic/Getty Images Moscou, Rússia, no inverno de 2002.

26 Vista área de taiga, próximo à cidade de Tjumen, na Rússia.
Yann Arthus-Bertrand/Corbis Vista área de taiga, próximo à cidade de Tjumen, na Rússia. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Cedoc Catedral de São Basílio, Moscou. Trata-se de uma igreja católica ortodoxa, religião predominante na Rússia.

27 Rússia Natureza O espaço geográfico ocupado é de aproximadamente 17 milhões de km², o que corresponde a mais de 10% das terras emersas. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva É o país mais extenso do globo, sendo cortado por onze fusos horários. A maior parte desse imenso território localiza-se ao norte do paralelo de 45 °N, o que lhe proporciona um clima bastante rigoroso, com médias térmicas sempre abaixo de 0 ºC no inverno.

28 Rússia – divisão política
Mário Yoshida Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Fonte: World Atlas. Londres: Dorling Kindersley, p. 175 (adaptado).

29 Do norte ao sul da Rússia, é encontrada uma variedade de formações vegetais.
Na região ártica, floresce no verão a tundra, formação vegetal descontínua e rasteira, representada por líquens e algumas gramíneas. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva A tundra vai sendo gradualmente substituída por árvores de grande porte, que constituem a taiga, cuja espécie principal é o pinheiro. As florestas que cobrem grande parte da Rússia são utilizadas como fonte de energia, nos locais onde há dificuldade para o abastecimento de gás.

30 Rússia - Físico Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Fonte: World Atlas. Londres: Dorling Kindersley, p. 175 (adaptado).

31 A população russa e as questões étnicas
O grupo étnico mais representativo da Rússia é o dos russos, que correspondem a 82% da população. Há também: 3,8% de tártaros; 3% de ucranianos; 0,8% de bielo-russos; 0,6% de alemães; e outros em menor número. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva A grande diversidade étnica e os desejos de independência por parte de algumas repúblicas, sobretudo no norte do Cáucaso têm provocado conflitos internos na Federação Russa.

32 A região do Cáucaso, atravessada por diversos oleodutos, é rica em petróleo e possui importância estratégica para o poder central em Moscou. Meados da década de 1990 Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Guerrilheiros separatistas da República da Tchetchênia travaram uma guerra contra o exército russo para obter a independência. Acabaram conquistando autonomia para a Tchetchênia, sem, no entanto, atingir seus objetivos separatistas.

33 A produção de carvão concentra-se em Kuzbass, na Sibéria.
Duas das maiores usinas hidrelétricas do mundo, Krasnoyarsk e Bratsk, localizam-se na Rússia, o que reflete o seu alto potencial energético. A produção de carvão concentra-se em Kuzbass, na Sibéria. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Cerca de três quartos da produção de petróleo é extraída dos poços existentes na Sibéria. O restante provém da região caucasiana.

34 Rússia – Distribuição da população e principais cidades (2002)
Mário Yoshida Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Fonte: Atlas La France et le monde. Paris: Nathan, p. 71 / Leda Ísola; Vera Caldini. Atlas geográfico Saraiva. São Paulo: Saraiva, p. 78.

35 Conversa Em que porção do território russo são observadas as mais altas concentrações populacionais? Que característica natural explica os vazios demográficos no extremo norte? Como se distribuem as áreas de concentração populacional moderada (de 1 a 25 hab./km²)? Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva

36 A agropecuária e o extrativismo
Os produtos agrícolas mais importantes da Rússia são: a beterraba branca, com a qual é produzido o açúcar; o trigo, cultivado principalmente nas terras negras, que ocorrem no sudoeste da parte europeia. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva A Rússia é um dos primeiros produtores mundiais de cevada. Merecem destaque, ainda, as produções de batata e de linho, do qual se extraem excelentes fibras têxteis.

37 Na pecuária russa, destacam-se os rebanhos de bovinos e de ovinos, criados nas regiões de índices pluviométricos mais baixos. No extrativismo mineral, sobressaem o minério de ferro, o carvão e o petróleo, além do urânio, do níquel e do diamante. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva O país também é produtor de um grande volume de pescado de água doce. Há ainda na pesca em alto-mar, onde atuam os “navios-fábricas”, nos quais o pescado passa por um processo de industrialização.

38 Rússia – Regiões industriais
Mário Yoshida Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Fonte: Christian Bouvet (or). Géographie. Paris: Hachette Éducation, p. 299 (adaptado).

39 Dentre as principais áreas industriais destaca-se:
São Petersburgo, cujo desenvolvimento industrial é muito antigo; Moscou. Outros centros industriais que merecem destaque são: o de Kuzbass; o siderúrgico, em estruturação ao redor do lago Baikal; o automobilístico, de Togliatti. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva

40 Em razão de problemas de ordem natural
A Rússia não dispõe de grandes portos marítimos. Como litorais pouco recortados e baixos e mares com águas congeladas a maior parte do ano. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Entre os portos de maior expressão, podemos citar: o de Vladivostok, no mar do Japão; o de São Petersburgo, no mar Báltico.

41 O que o cartunista quis expressar?
Observe o cartum. Santiago Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva O que o cartunista quis expressar?

42 Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco
Geografia Homem & Espaço 9º ano Unidade II Capítulo 7 – A Rússia e a Comunidade dos Estados Independentes CEI Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco


Carregar ppt "Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google