A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO"— Transcrição da apresentação:

1 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
Gestão de Projetos GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO Professor: José Oliveira da Silva Alunos: Afonso Eloi Henrique Heitor

2 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
É o elo de ligação entre as pessoas, as ideias e as informações. Inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam: Planejadas Coletadas Criadas Distribuídas Armazenadas Recuperadas Gerenciadas Controladas ou Monitoradas Dispostas de maneira oportuna e apropriada A comunicação eficaz cria uma ponte entre as diversas partes interessadas do projeto, que podem ter diferenças culturais e organizacionais, diferentes níveis de conhecimento, e diversas perspectivas e interesses que podem impactar ou influenciar a execução ou resultado do projeto.

3 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO

4 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
Dimensões potenciais que devem ser consideradas: • Interna (dentro do projeto) e externa (cliente, fornecedores, outros projetos, organizações, o público); • Formal (relatórios, minutas, instruções) e informal ( s, memorandos, discussões ad hoc); • Vertical (nos níveis superiores e inferiores da organização) e horizontal (com colegas); • Oficial (boletins informativos, relatório anual) e não oficial (comunicações confidenciais); e • Escrita e oral, e verbal (inflexões da voz) e não verbal (linguagem corporal).

5 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
Estudos comprovam que a mensagem oral é compreendida: 7 %: através das palavras na mensagem; 38%: através da tonalidade da voz; 55%: através da linguagem não verbal. Portanto, nunca se esqueça de deixar seu corpo falar por você.

6 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
Habilidades de comunicação: • Escutar ativamente e de modo eficaz; • Perguntar, discutindo ideias e situações para assegurar um entendimento melhor; • Educar a fim de aumentar o conhecimento da equipe para que ela seja mais eficaz; • Levantar dados para identificar ou confirmar as informações; • Definir e administrar as expectativas; • Persuadir uma pessoa, equipe ou organização a executar uma ação; • Motivar para encorajar ou reassegurar; • Orientar para melhorar o desempenho e alcançar os resultados desejados; • Negociar para conseguir acordos mutuamente aceitáveis entre as partes; • Solucionar conflitos para evitar impactos negativos; e • Resumir, recapitular e identificar as etapas seguintes.

7 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações O processo de desenvolver uma abordagem apropriada e um plano de comunicações do projeto. Quais as necessidades de informação? Quais os requisitos das partes interessadas? Quais os ativos organizacionais disponíveis?

8 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações O principal benefício deste processo é a identificação e a documentação da abordagem de comunicação mais eficaz e eficiente com as partes interessadas. Comunicação eficaz significa que as informações são fornecidas no formato correto, na hora certa, ao público certo e com o impacto necessário. Comunicação eficiente significa fornecer somente as informações que são necessárias.

9 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Diagrama do fluxo de dados do processo Planejar o gerenciamento das comunicações

10 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações O planejamento das comunicações do projeto é importante para alcançar o êxito final de qualquer projeto. O planejamento inadequado das comunicações pode causar problemas, tais como: atraso na entrega de mensagens comunicação de informações para o público incorreto comunicação insuficiente para as partes interessadas má intepretação das mensagens comunicadas

11 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Os métodos de armazenamento, recuperação e disposição final das informações do projeto devem ser documentados de forma apropriada durante o processo. Os pontos importantes incluem: • Quem precisa de quais informações, e quem está autorizado a acessar tais informações; • Quando as informações serão necessárias; • Onde as informações devem ser armazenadas; • O formato em que as informações devem ser armazenadas; • Como as informações podem ser recuperadas; e • Se o fuso horário, as barreiras linguísticas e as considerações multiculturais devem ser levados em consideração. Devem ser analisados periodicamente durante o projeto e revisados continuamente

12 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: entradas Plano de gerenciamento do projeto O plano de gerenciamento do projeto fornece informações sobre como o projeto será: Executado Monitorado Controlado e Encerrado

13 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: entradas Registro das partes interessadas Fornece as informações necessárias para planejar a comunicação com as partes interessadas.

14 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: entradas Fatores ambientais da empresa Estreitamente vinculado aos fatores ambientais da empresa Todos os fatores ambientais da empresa descritos na Seção são usados como entradas para esse processo A cultura organizacional é importante para atingir os objetivos, além de estrutura e distribuição geográfica)

15 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: entradas Ativos de processos organizacionais Todos os ativos de processos organizacionais descritos na Seção são usados como entradas. planos, processos, políticas, procedimentos e as bases de conhecimentos específicas da organização) As lições aprendidas e as informações históricas são particularmente importantes porque podem fornecer uma visão melhor tanto das decisões tomadas em relação a questões de comunicação quanto dos resultados dessas decisões em projetos anteriores semelhantes.

16 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: ferramentas e técnicas Análise de requisitos das comunicações Determina as necessidades de informações das partes interessadas do projeto. Esses requisitos são definidos pela combinação do tipo e do formato das informações necessárias com uma análise do valor dessas informações.

17 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: ferramentas e técnicas Análise de requisitos das comunicações O gerente de projetos deve considerar o número de canais ou caminhos de comunicação em potencial como um indicador da complexidade de comunicações do projeto. O número total de canais de comunicação em potencial é n(n – 1)/2, onde n representa o número de partes interessadas. Por exemplo, um projeto com 10 partes interessadas tem 10(10 - 1)/2 = 45 canais de comunicação em potencial. Como resultado, um componente fundamental do planejamento das comunicações reais do projeto é determinar e limitar quem se comunicará com quem e quem receberá quais informações.

18 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: ferramentas e técnicas Análise de requisitos das comunicações As fontes de informações para identificar e definir os requisitos das comunicações • Organogramas; • Organização do projeto e relações de responsabilidade das partes interessadas; • Disciplinas, departamentos e especialidades envolvidas no projeto; • Logística de quantas pessoas estarão envolvidas no projeto e em que locais; • Necessidades de informações internas (por exemplo, na comunicação dentro das organizações); • Necessidades de informações externas (por exemplo, na comunicação com a mídia, o público ou os fornecedores); e • Informações das partes interessadas e requisitos das comunicações de dentro do registro das partes interessadas.

19 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: ferramentas e técnicas Tecnologia de comunicações Podem variar de modo significativo. conversas rápidas a reuniões longas simples documentos escritos a materiais extensos (por exemplo, cronogramas, bancos de dados e websites)

20 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: ferramentas e técnicas Tecnologia de comunicações Os fatores que podem afetar a escolha da tecnologia de comunicação: • Urgência da necessidade de informações. É necessário considerar a urgência, frequência e formato das informações. • Disponibilidade de tecnologia. É necessário assegurar que a tecnologia requerida para facilitar a comunicação seja compatível, esteja disponível e possa ser acessada por todas as partes interessadas durante todo o ciclo de vida do projeto.

21 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: ferramentas e técnicas Tecnologia de comunicações • Facilidade de uso. É necessário assegurar que a escolha das tecnologias de comunicação seja adequada para os participantes do projeto e que sejam planejados eventos de treinamento adequados. • Ambiente do projeto. É necessário determinar se a equipe se reunirá e operará presencialmente ou em um ambiente virtual; se estará localizada em um ou múltiplos fusos horários; se usará múltiplos idiomas nas comunicações. • Sensibilidade e confidencialidade das informações. É necessário determinar se as informações a serem comunicadas são sensíveis ou confidenciais e se devem ser tomadas medidas adicionais de segurança ou não.

22 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: ferramentas e técnicas Modelos de comunicações Duas partes: emissor receptor Mídia é o meio tecnológico e inclui o modo de comunicação Ruído inclui qualquer interferência que possam comprometer a transmissão da mensagem

23 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: ferramentas e técnicas Modelos de comunicações • Codificação. Pensamentos ou ideias são convertidos(codificados) em linguagem pelo emissor. • Transmissão da mensagem. As informações são então enviadas pelo emissor usando o canal de comunicação (mídia). A transmissão dessa mensagem pode ser comprometida por vários fatores (por exemplo, distância, tecnologia desconhecida, infraestrutura inadequada, diferença cultural e falta de informações prévias). Esses fatores são coletivamente chamados de ruído.

24 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: ferramentas e técnicas Modelos de comunicações • Decodificação. A mensagem é reconvertida pelo receptor em pensamentos ou ideias significativas. • Confirmação. Após receber uma mensagem, o receptor pode sinalizar (confirmar) o seu recebimento, o que não significa necessariamente que ele concorda ou compreende a mensagem. • Feedback/Resposta. Após a mensagem recebida ser decodificada e entendida, o receptor codifica pensamentos e ideias em uma mensagem e em seguida a transmite ao emissor original.

25 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: ferramentas e técnicas Modelos de comunicações

26 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: ferramentas e técnicas Modelos de comunicações O emissor é responsável por transmitir a mensagem, assegurando que as informações estão claras e completas, e confirmando que a comunicação foi entendida corretamente. O receptor é responsável por garantir que as informações sejam recebidas integralmente, compreendidas e respondidas de forma apropriada.

27 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: ferramentas e técnicas Métodos de comunicação • Comunicação interativa. Entre duas ou mais partes que estão realizando uma troca de informações multidirecional. É a forma mais eficiente de garantir um entendimento comum por todos os participantes sobre tópicos específicos. Inclui reuniões, telefonemas, mensagens instantâneas, videoconferências, etc.

28 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: ferramentas e técnicas Métodos de comunicação • Comunicação ativa. Encaminhada para destinatários específicos que precisam receber as informações. Garante que as informações sejam distribuídas mas não que tenham realmente chegado ou tenham sido compreendidas pelo público-alvo. Inclui cartas, memorandos, relatórios, s, faxes, correio de voz, blogs, comunicados de imprensa, etc.

29 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: ferramentas e técnicas Métodos de comunicação • Comunicação passiva. Usada para volumes muito grandes de informações ou para públicos muito grandes. Incluem sites de intranet, e-learning, bancos de dados de lições aprendidas, repositórios de conhecimentos, etc.

30 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: ferramentas e técnicas Métodos de comunicação As escolhas dos métodos de comunicação precisam ser discutidas e acordadas pelas partes interessadas com base nos: Requisitos Custo Restrições de tempo

31 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: ferramentas e técnicas Reuniões O processo Planejar o gerenciamento das comunicações requer a discussão e o diálogo com a equipe do projeto para determinar a maneira mais apropriada de atualizar e comunicar as informações do projeto, e para responder às solicitações das várias partes interessadas nessas informações. Essas discussões e diálogos são normalmente facilitados através de reuniões que podem ser conduzidas presencialmente ou online e em vários locais.

32 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: saídas Plano de gerenciamento das comunicações O plano de gerenciamento das comunicações é um componente do plano de gerenciamento do projeto que descreve como as comunicações do projeto serão planejadas, estruturadas, monitoradas e controladas. O plano contém as seguintes informações: • Requisitos de comunicações das partes interessadas; • Informações a serem comunicadas, incluindo idioma, formato, conteúdo e nível de detalhes; • Motivo da distribuição daquelas informações; • Intervalo de tempo e frequência para a distribuição das informações necessárias e recebimento da confirmação ou resposta, se aplicável;

33 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: saídas Plano de gerenciamento das comunicações • Pessoa responsável por comunicar as informações; • Pessoa responsável por autorizar a liberação das informações confidenciais; • Pessoa ou grupos que receberão as informações; • Métodos ou tecnologias usados para transmitir as informações, como memorandos, e/ou comunicados de imprensa;

34 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: saídas Plano de gerenciamento das comunicações • Recursos alocados para as atividades de comunicação, incluindo tempo e orçamento; • Processo de encaminhamento, identificando os prazos e a cadeia gerencial (nomes) para o encaminhamento de questões que não podem ser solucionadas nos níveis de pessoal mais baixos; • Método para atualizar e refinar o plano de gerenciamento das comunicações com o progresso e o desenvolvimento do projeto; • Glossário da terminologia comum; • Fluxogramas do fluxo de informações no projeto, fluxos de trabalho com a sequência de autorização possível, lista de relatórios, planos de reuniões, etc.; e • Restrições de comunicação, normalmente derivadas de leis ou regulamentos específicos, tecnologias, e políticas organizacionais, etc.

35 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações Planejar o gerenciamento das comunicações: saídas Atualizações nos documentos do projeto Documentos do projeto que podem ser atualizados: • Cronograma do projeto • Registro das partes interessadas

36 Gerenciar as comunicações
É o processo de criar, coletar, distribuir, armazenar, recuperar e de disposição final das informações do projeto de acordo com o plano de gerenciamento da comunicações. O principal beneficio desse processo é possibilitar um fluxo de comunicação eficiente e eficaz entre as partes interessadas do projeto.

37 Gerenciar as comunicações
Diagrama de fluxo de dados no processo de Gerenciar as comunicações.

38 Gerenciar as comunicações

39 Gerenciar as comunicações.
Algumas técnicas e considerações para gerenciamento eficaz das comunicações: Modelos de emissor-receptor. Escolha dos meios de comunicação. Estilo de redação. Técnicas de gerenciamento de reuniões. Técnicas de apresentação. Técnicas de facilitação. Técnicas de escuta.

40 Gerenciar as comunicações: entradas
Plano de gerenciamento das comunicações. Descreve como as comunicações serão planejadas, estruturadas, monitoradas e controladas. 2. Relatórios de desempenho do trabalho. Conjunto de informações de desempenho e progresso do projeto.

41 Gerenciar as comunicações: entradas
3. Fatores ambientais da empresa. Os fatores ambientais da empresa que podem influenciar: Cultura organizacional e estrutura Padrões e regulamentos Sistemas de informações de gerenciamento 4. Ativos de processos organizacionais. Os ativos organizacionais que podem influenciar: Politicas, procedimentos, processos e diretrizes relativos ao gerenciamento das comunicações. Informações históricas e ligações aprendidas.

42 Gerenciar as comunicações: ferramentas e técnicas.
Tecnologias de comunicações. A escolha deve ser apropriada para as informações que estarão sendo comunicadas. Modelos de comunicações. O foco está em assegurar que a escolha do modelo de comunicações seja apropriado de forma que identifique e gerencie quaisquer barreiras (ruídos).

43 Gerenciar as comunicações: ferramentas e técnicas.
Métodos de comunicações. Garantir que as informações criadas e distribuídas foram recebidas e compreendidas para possibilitar respostas e feedback. 4. Sistemas de gerenciamento de informações. As informações são gerenciadas usando algumas ferramentas: Gerenciamento de correio impresso; Gerenciamento de comunicações eletrônicas; Ferramentas eletrônicas de gerenciamento de projetos;

44 Gerenciar as comunicações: ferramentas e técnicas.
Relatórios de desempenho. É a ação de coletar e distribuir informações sobre o desempenho, incluindo relatórios de andamento, medições do processo e previsões. O processo de Relatar o desempenho envolve a coleta e a análise periódica da linha de base em relação aos dados reais para entender e comunicar o andamento e desempenho do projeto. Ele precisa fornecer informações no nível adequado para cada público.

45 Gerenciar as comunicações: saídas
Comunicações do projeto. As comunicações do projeto podem incluir: relatórios de desempenho, situação das entregas, progresso do cronograma e custos incorridos. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto. O plano de gerenciamento do projeto fornece informações sobre as linhas de base do projeto, o gerenciamento das comunicações e o gerenciamento das partes interessadas. Cada uma dessas áreas requer atualizações com base no desempenho atual do projeto em relação à linha de base da medição do desempenho (PMB).

46 Gerenciar as comunicações: saídas
Atualizações nos documentos do projeto. Alguns documentos que podem ser atualizados: Registro das questões, Cronograma do projeto, Requisitos de recursos financeiros do projeto. Atualizações nos ativos de processos organizacionais. Alguns ativos de processos que podem ser atualizados: Notificações das partes interessadas, Relatórios do projeto, Apresentações do projeto, Registros do projeto.

47 CONTROLAR AS COMUNICAÇÕES
É o processo de monitorar e controlar as comunicações no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto para assegurar que as necessidades de informação das partes interessadas do projeto sejam atendidas, garantindo um fluxo ótimo de informações entre todos os participantes das comunicações, em qualquer momento.

48 CONTROLAR AS COMUNICAÇÕES

49 CONTROLAR AS COMUNICAÇÕES

50 CONTROLAR AS COMUNICAÇÕES: ENTRADAS
Plano de gerenciamento do projeto requisitos de comunicações das partes interessadas motivo da distribuição da informação intervalo de tempo e frequência para a distribuição das informações necessárias indivíduo ou grupo responsável pela comunicação da informação indivíduo ou grupo que recebe a informação

51 CONTROLAR AS COMUNICAÇÕES: ENTRADAS
2) Comunicações do projeto Envolve as atividades requeridas para que as informações e comunicações sejam monitoradas, analisadas e liberadas para as partes interessadas. 3) Registro das questões É usado para documentar e monitorar a solução das questões, facilitar a comunicação e garantir um entendimento comum das questões.

52 CONTROLAR AS COMUNICAÇÕES: ENTRADAS
4) Dados de desempenho do trabalho Podem incluir detalhes sobre que comunicações foram realmente distribuídas, feedback sobre comunicações, resultados de pesquisas sobre a eficácia das comunicações ou outras observações brutas identificadas durante as atividades de comunicação.

53 CONTROLAR AS COMUNICAÇÕES: ENTRADAS
5) Ativos de processos organizacionais modelos de relatórios políticas, padrões e procedimentos que definem as comunicações tecnologias de comunicações específicas disponíveis meios de comunicação permitidos políticas de retenção de registros

54 CONTROLAR AS COMUNICAÇÕES: FERRAMENTAS E TÉCNICAS
Sistemas de gerenciamento de informações Um sistema de gerenciamento de informações fornece um conjunto de ferramentas padrão para que o gerente de projetos possa coletar, armazenar e distribuir as informações para as partes interessadas sobre os custos, o andamento do cronograma e o desempenho do projeto

55 CONTROLAR AS COMUNICAÇÕES: FERRAMENTAS E TÉCNICAS
2) Opinião especializada outras unidades dentro da organização Consultores partes interessadas, inclusive clientes ou patrocinadores associações profissionais e técnicas setores da indústria especialistas no assunto escritório de gerenciamento de projetos (PMO)

56 CONTROLAR AS COMUNICAÇÕES: FERRAMENTAS E TÉCNICAS
3) Reuniões Discussões e diálogos são geralmente facilitados através de reuniões, que podem ser conduzidas presencialmente ou online e em vários locais, tais como no local do projeto ou no local do cliente.

57 CONTROLAR AS COMUNICAÇÕES: SAÍDAS
Informações sobre desempenho do trabalho Organizam e resumem os dados de desempenho coletados. Esses dados informam sobre a situação e o progresso do projeto no nível de detalhe requerido pelas várias partes interessadas 2) Solicitações de mudança estimativas de custos novas ou revisadas, cronogramas ajustes no plano de gerenciamento do projeto e documentos recomendações de ações corretivas que possam realinhar o desempenho futuro esperado do projeto com o plano de gerenciamento do projeto

58 CONTROLAR AS COMUNICAÇÕES: SAÍDAS
3) Atualizações nos documentos do projeto previsões relatórios de desempenho registro das questões 4) Atualizações nos ativos de processos organizacionais Formatos de relatórios e documentação de lições aprendidas. Inclui causas das questões, as razões que levaram à ação corretiva escolhida, e outros tipos de lições aprendidas durante o projeto.

59 Estudos de Caso Votoratim Metais Zinco – Juiz de Fora
Produz (Aço, níquel e zinco) Maior produtora de zinco do país Entre as 10 maiores no mundo Comunicação no projeto Documento Todos devem ter conhecimento deste documento Stakeholders, GP e Comitê do Projeto

60 Estudo de Caso Documento deve conter:
Tipo de informação (Aprovado ou não) Relatórios financeiros, de orçamentos, de reuniões; Cronograma; Documento de entrega do projeto; Documento de encerramento do projeto; Local de acesso as informações; Mídias de divulgação;

61 Estudo de Caso Quem é responsável por divulgar estas informações?

62 Estudo de Caso Funções do documento:
Identifica os tipos de relatório (Formais, status projeto, memorandos) Define a periodicidade das reuniões Garante divulgação das informações Identifica as possíveis barreiras da informação Documentar informações

63 Estudo de Caso Aprovação do documento de comunicação:
Gerente do Projeto Representante da área Comunicação Representante de Segurança Representante da área de Saúde Representante da área de Meio Ambiente Representante(s) da Empresa

64 Estudo de Caso


Carregar ppt "GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google