A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Epístolas aos Coríntios Estudo 04 Vosso corpo é santuário do Espírito Santo Texto bíblico: 1Coríntios 6 e 7 Texto áureo: 1Co 6.19 Ou não sabeis que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Epístolas aos Coríntios Estudo 04 Vosso corpo é santuário do Espírito Santo Texto bíblico: 1Coríntios 6 e 7 Texto áureo: 1Co 6.19 Ou não sabeis que."— Transcrição da apresentação:

1 As Epístolas aos Coríntios Estudo 04 Vosso corpo é santuário do Espírito Santo Texto bíblico: 1Coríntios 6 e 7 Texto áureo: 1Co 6.19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuis da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?.

2 As Epístolas aos Coríntios Introdução Depois de no domingo passado censurar os coríntios por sua vanglória, orgulho, vaidade e também pela impureza que permitiam existir entre eles, o apóstolo parte agora para outro ponto nevrálgico na vida da igreja de Cristo

3 As Epístolas aos Coríntios De que adiantaria uma vida de aparência para o mundo de santidade e comunhão se no interior da igreja havia discórdia e desunião entre eles? O apóstolo está querendo evidenciar para aquela igreja e para a nossa hoje, que um fator essencial para a melhor convivência cristã é a harmonia e a compreensão que deve existir entre os crentes.

4 Paulo vai então censurar o litígio entre os irmãos. Havia questiúnculas entre eles e até mesmo levadas às barras dos tribunais humanos. Outro aspecto grave era como o casamento era tratado numa sociedade permissiva e amoral como a de Corinto.

5 Para isto, no capítulo 6, o apóstolo vai destacar o problema do litígio e da incompreensão entre os crentes recomendando que evitassem isto a todo custo. Já no capítulo 7, o apóstolo vai definir alguns padrões para a vida moral e conjugal dos crentes em Corinto, egressos muitos deles de uma sociedade paganizada e libertina ao extremo.

6 O chamado que o apóstolo faz aos crentes em Corinto é de extrema importância e significado para a vida cristã e está registrado no texto áureo: Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuis da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?.

7 Vamos abrir as nossas Bíblias nesses dois capítulos da Carta e acompanhar com a leitura atenta as recomendações do apóstolo: (Os textos estarão indicados de forma reduzida na tela. Os alunos que irão lê-los, deverão fazê-lo de forma completa na Bíblia).

8 1Coríntios Ousa algum de vós?... 2,3. Ou não sabeis vós... 4.Então, se tiverdes negócios Para vos envergonhar... 6.Mas vai um irmão a juízo contra outro?... O que deveria ser impossível acontece. Irmão contra irmão. E até mesmo nas barras dos tribunais humanos. O conselho de Cristo é esquecido (Mt 5.23,24)... O Evangelho é envergonhado (1Co 6.5)... A recomendação de Paulo é abandonada (1Co 6.6)... A igreja de Cristo que pretende ser padrão para o mundo deve zelar por esta boa ética cristã.

9 1Coríntios Na verdade já é uma completa derrota Mas vós mesmos é que fazeis injustiça... 9,10. Não sabeis vós que os injustos não herdarão o reino de Deus? E tais fostes alguns de vós, mas fostes lavados, fostes santificados, fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. Paulo chega a exortar que o crente se sujeite à injustiça para evitar o juízo. Infelizmente, o pior se dava: era o próprio crente que cometia o ato indevido. Chama atenção então para a herança do reino eterno que está reservada para aqueles que foram justificados em Cristo!

10 1Coríntios ,13. Todas as coisas me são... Os alimentos são para o estômago... O corpo Deus ressuscitou... Nossos corpos são membros de Cristo. Fugi da prostituição Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que habita em vós, o qual possuis da parte de Deus, e que não sois de võs mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo. Paulo passa a explicar porque não podemos nos deixar contaminar por tais problemas: Somos membros do corpo de Cristo, a sua igreja, e o Espírito de Deus habita em nós. É impossível que diante de tais atributos ainda nos deixemos levar pelas discussões terrenas e humanas, distantes da vida espiritual que devemos ter.

11 1Coríntios ,2.Ora, quanto às coisas que me escrevestes O marido... A mulher... Não vos negueis... Digo isto por concessão Contudo quereria... Digo, porém, aos solteiros e às viúvas... É melhor casar-se... Todavia aos casados, diz o Senhor... Que não se separem... Preservem os seus casamentos... O apóstolo toca num assunto de muita importância para aquela igreja que havia saído da vida de libertinagem sexual para a vida de santidade sexual! Coisa difícil de se entender até os dias de hoje. Hoje, voltamos ao estágio da vida sexual desregrada e anormal ser tolerada pela sociedade. A igreja de Cristo tem que preservar-se disto.

12 1Coríntios – Mas aos outros digo...Mulher incrédula... Marido incrédulo... Como sabes tu se salvarás teu marido?... Ou se salvarás tua mulher?... Somente ande cada um como o Senhor o chamou Circuncisão?... Escravo?... Cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado.... Paulo aborda então o chamado casamento misto: crente com não crente!. Como proceder em face disto? Evidencia que não há um mandamento a respeito destes aspectos sociais, mas que cada crente deve assumir o seu melhor papel diante de Deus! Circuncisão, escravidão, situações sociais da época tinham que ser convividas pelo crente da melhor forma.

13 1Coríntios Estais ligados a mulher... Se te casares... O tempo se abrevia... Os que usam deste mundo... A aparência deste mundo passa Cuida das coisas do Senhor... O casado está dividido... E digo isto para proveito vosso;não para vos enredar, mas para o que é decente, e a fim de poderdes dedicar-vos ao Senhor! Paulo aborda então aspectos pessoais da vida cristã. Casamento... Divórcio.. Vida em comum... Dedicação às coisas mundanas... Tempo de dedicação à obra de Deus. São aspectos em que ele não prescreve mandamentos, mas sim, bom senso e equilíbrio na vida pessoal do crente.

14 1Coríntios Mas, se alguém julgar... Casem-se. 37.Todavia aquele que De modo que aquele A mulher está ligada... Se falecer o marido... Está livre para casar-se Será mais feliz se permanecer como está, segundo o meu pareceer, e eu penso que também tenho o Espírito de Deus Paulo aconselha sobre procedimentos de ordem social para a época. Havia toda um conjuntura social na época que hoje será vista de forma diferente para a melhor vivência cristã. Observem que o apóstolo não é dogmático, embora julgue que tenha a inspiração do Espírito para aconselhar.

15 Conclusão Estamos diante de um tema genérico em que o apóstolo nos coloca em face de decisões pessoais. Não estabelece regras, mas apenas exorta a que se decida com zelo e bom senso o melhor para cada um de nós como crentes em Cristo.

16 Como está a sua vida de relacionamento cristão? Você tem superado litígios e conflitos pessoais? Como está a sua vida conjugal? Em harmonia? Como está a sua vida de solteiro, viúvo, divorciado? Em harmonia consigo mesmo? A decisão é sua!


Carregar ppt "As Epístolas aos Coríntios Estudo 04 Vosso corpo é santuário do Espírito Santo Texto bíblico: 1Coríntios 6 e 7 Texto áureo: 1Co 6.19 Ou não sabeis que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google