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EMPRESA E A TI Aula 02 e 03. Processamento em lote As transações são acumuladas e armazenadas até o processamento Processamento on-line Transações são.

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1 EMPRESA E A TI Aula 02 e 03

2 Processamento em lote As transações são acumuladas e armazenadas até o processamento Processamento on-line Transações são registradas diretamente no computador e processadas imediatamente Processamento de dados em computadores

3 Comparação entre processamento em lote e on-line Figura 6-6

4 Mainframes: É o maior computador, tem memória enorme e capacidade de processamento rápida Computadores de porte médio: Menos poderoso, mais barato e menor que um mainframe Servidor: Fornece software e outros recursos através de uma rede Classificação dos computadores

5 Minicomputadores: Computadores de médio porte, usados em universidades, fábricas e laboratórios de pesquisa Server Farm: Grande grupo de servidores mantidos por um fornecedor comercial, disponível para o comércio eletrônico e outras atividades Classificação dos computadores

6 Computador pessoal (PC): Pequeno computador de mesa ou portátil Workstation: Computador de mesa com recursos gráficos e matemáticos poderosos Supercomputador: Altamente sofisticado e poderoso, executa cálculos complexos Classificação dos computadores

7 Redes de computadores e computação cliente/servidor Processamento distribuído: Distribuição de trabalho de processamento entre vários computadoresProcessamento distribuído: Distribuição de trabalho de processamento entre vários computadores Processamento centralizado: Reslizado por umcomputador central de grande porteProcessamento centralizado: Reslizado por umcomputador central de grande porte Computação cliente/servidor: Divide o processamento entre clientes e servidores na redeComputação cliente/servidor: Divide o processamento entre clientes e servidores na rede

8 Computação cliente/servidor Figura 6-7

9 Tecnologia e a empresa Característisticas de tratamento Hardware : Parte Física –Equipamento Físico usado para atividades de entrada, processamento e saída Software: Parte Lógica – Instruções lógicas para controlar e coordenar os hardwares e desenvolvimento de programas e aplicativos para uso em sistemas de informação Tecnologia de Armazenagem : –abrange meios físicos de armazenagem de dados,discos,fitas magneticas e opticas Tecnologia de Comunicação: –Abrange meios fisicos e lógicos que interligam os equipamentos de comunicação, conectados ou não em redes com a finalidade de compartilhar dados, voz,imagens, sons e videos. Pessoas

10 Velocidade Confiabilidade Processamento de Multi-Tarefas Escalabilidade Potencial de Armazenamento Garantia de Funcionamento

11 UNIDADES DE MEDIDA NA INFORMÁTICA

12 Unidades de Medição em Informática Sistemas Numéricos Clock Pixel Velocidade de Impressão Velocidade de Gravação

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14 Bit – Menor Unidade representação, circuito eletrônico do Microcomputador que pode estar em 2 estados 0 ou 1 – Ligado ou desligado Byte – 1 Digito ou Letra8 Bits Kbye – 1024 Letras ou dígitos1024 Bytes Megabyte – 1024 * 1024 Bytes Bytes 1 MILHÃO Gigabyte – 1024 * 1024 * 1024 Bytes Bytes 1 BILHÃO Terabyte – 1024* 1024 * 1024 * 1024 Bytes bytes 1 TRILHÃO

15 Clock –Clock é um sinal usado para sincronizar coisas dentro do computador. é uma onda quadrada passando de 0 a 1 a uma taxa fixa. O sinal de clock é medido em uma unidade chamada Hertz (Hz) que é o número de ciclos de clock por segundo. Um clock de 100 MHz significa que em um segundo existem 100 milhões de ciclos de clock. 3 ciclos

16 Clock –Megahertz 1 milhão de ciclos por segundo –Gigahertz 1 trilhão de ciclos por segundo

17 Velocidade de Impressão CPS –Caracteres por Segundo LPM –Linhas por Minuto PPM –Paginas por minuto

18 INFORMÁTICA

19 Principio ARQUITETURA DE VON NEUMANN –Entrada Processamento Saída input Output

20 Elementos básicos computador

21 O que preciso saber para comprar o computador ? Processador –Velocidade de processamento é dado em ghz Memória Ram –Memoria é dada em Megabytes Disco –Dado em Gigabytes Redes –Placa de rede local –Placa de rede Wi-Fi

22 Processador Unidade central de processamento (CPU) Processador –ou Microcroprocessador Manipula símbolos, números e letras Controla outras partes do sistema computadorizado Quanto mais rápido melhor –Tão importante que acaba determinando o nome do computador (intel, amd ) pentium, core 2 duo, duo core, quad core

23 RISC ou CISC RISC(Reduced Instruction Set Computer) *Menor numero de instruções no processador *Mais Rapido CISC (Complex Instruction Set Computer) Computador como um conjunto complexo de instruções)

24 Memória Dois tipos de memoria : –RAM: Acessa diretamente qualquer local escolhido ao acaso na mesma quantidade de tempo –ROM: Chips semicondutores de memória com instruções de programa, não podem ser gravados

25 Memória Ram Quanto Maior melhor,mais rápido ficará seu microcomputador RAM - Random Acess Memory Memória de acesso aleatório Leitura e Gravação Dado em Megabytes

26 Disco Local onde será armazenados os seus dados localmente Quanto maior, mais dados cabem no seu computador Exemplo: gigabytes letras gigabytes letras

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28 aromatizador

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30 Fonte Entrada (teclado) Portugues Padrão ABNT, com 104 Teclas

31 Fonte Entrada (Mouse) Serial, PS2 ou USB 3 Botões

32 Fonte Entrada /Saída(Mídia) e Armazenamento Disquete Compact Disk DVD Zip Drive USB Scanner

33 Dispositivo Armazenamento Harddisk, HD, winchester ou Disco Rígido Armazenamento e Leitura de dados –Potencia : gigabytes Discos Removíveis

34 Armazenamento Temporário Cache Memória Cache É uma memória que trabalha intimamente com o processador. O processador já possui um cache interno, os módulos adicionais de cache não são indispensáveis nos processadores mais modernos, mas é usual da placa mãe possuir módulos adicionais que configurem 256Kb, 512Kb ou até 1Mb de cache externo. Internas- Incorporadas pelo processador Externas – Dual in line – Chips adicionais ou Cache On a stick Cache de Disco

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36 IMPRESSORAS MATRICIAL, LASER E JATO DE TINTA Resolução (DPI ou PPP-Pontos por polegadas) Colunas de impressão VELOCIDADE : –PPM – Páginas por Minuto –LPM – Linhas por Minuto –CPS- Caracteres por Segundo

37 Jato de Tinta Laser

38 IMPRESSORA MATRICIAL (LX 300) Resolução : DPI Horizontais e DPI Verticais, mesclados em texto em uma linha Velocidade : 220 Cps a 10CPI por 264 Cps a 12 CPI Direção de Impressão : Bidirecional Alimentação de Formulário Continuo Alimentação de Folhas Soltas( Tamanho Oficio e A4 ) e Envelopes * Kit Color Opcional Cabo de Impressão Paralela Cabo de Energia Voltagem : 110 Volts

39 Tamanho do papel em até 136 colunas em até 6 Vias –9 agulhas –Velocidade de impressão : 500 Cps á 10ppp 455cps a 12 ppp –Resolução 240x216 ppp –Voltagem : 110 Volts –Cabos de energia e Paralelo –Aceitação de folhas soltas e formulario Multivias –Alimentação para entrada frontal, superior e por trás

40 IMPRESSORA JATO TINTA Impressora jato de tinta com resolução de 600 x 600 Dpi Velocidade de 5 a 6 páginas por minutos Iimpressão automática em dois cartuchos (Preto e colorido ) Alimentação de folhas soltas tamanho Ofício e A4, aceitação de envelopes Cabo de energia e Cabo paralelo Voltagem de 110 Volts

41 Impressora a Laser -Velocidade: 15ppm (Papel Carta) e 14ppm (Tamanho A4) em preto e branco -Resolução: 1200 dpi (Preto) -Memória: 8Mb padrão expansivel até 72Mb(1 slot vago) -Linguagem de Impressão: PCL 5e e PCL 6 e Post Script 2 (45 fontes escaláveis). Tamanhos de Papéis: A4, ofício, A5, cartões A6, envelopes DL e C6, carta. Capacidade de entrada e saída de papéis: 250 folhas de entrada ou 30 envelopes e 125 páginas de saída. -Aceita Impressão em rede -Conexão: paralela e USB, já com os cabos inclusos - Voltagem:110V Garantia Mínima de 1 ano balcão

42 Garantia física Estabilizador estático de tensão de 1 Kva, Alimentação de 120 Volts Saída : 3 tomadas tripolares Filtro de Linha com tres tomadas 110 ou 220Volts Filtro de Linha com 3 Tomadas de saída 110 e 200Volts

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45 Banco de dados

46 Registro: Grupo de campos relacionados Arquivo: Grupo de registros do mesmo tipo Banco de dados: Grupo de arquivos relacionados ORGANIZAÇÃO DE DADOS EM AMBIENTE DE ARQUIVO TRADICIONAL Termos e conceitos de organização de arquivos

47 Hierarquia de dados em um sistema de computador

48 Redundância de dados Dependência programa-dados Falta de flexibilidade Baixo nível de segurança Falta de compartilhamento e disponibilidade dos dados Problemas do ambiente de arquivos tradicional

49 Processamento tradicional de arquivos Figura 7-3

50 Cria e mantém bancos de dadosCria e mantém bancos de dados Elimina a necessidade de comandos de definição de dadosElimina a necessidade de comandos de definição de dados Atua como uma interface entre aplicativos e arquivos físicos de dadosAtua como uma interface entre aplicativos e arquivos físicos de dados Separa as visões lógica e física dos dadosSepara as visões lógica e física dos dados Sistemas de gerenciamento de banco de dados (DBMS)

51 O ambiente de banco de dados atual é globalizado na empresa

52 Banco de dados podem ser: Centralizados Distribuídos

53 Banco de dados centralizado Usado por um único processador central ou por múltiplos processadores em uma rede cliente/servidor

54 Bancos de dados distribuídos Armazenado em mais de um local físico Banco de dados particionado Banco de dados duplicado

55 Bancos de dados distribuídos

56 Requisitos de gerenciamento para sistemas de banco de dados Principais elementos de um ambiente de banco de dados: Gerenciamento de dados Planejamento de dados e metodologia de modelagem Tecnologia e gerenciamento de bancos de dados Usuários

57 Data warehouses Datamart Datamining TENDÊNCIAS DOS BANCOS DE DADOS

58 Data warehouses Suporta ferramentas de relatório e consultas Armazena dados atuais e históricos Consolida dados para análise da administração e tomada de decisão TENDÊNCIAS DOS BANCOS DE DADOS

59 Componentes de um Data Warehouse

60 Data mart Subconjunto de um data warehouse Contém uma porção resumida ou específica de dados para uso de um departamento ou grupo de usuários específico Data Warehouses

61 Datamining Ferramentas para analisar grandes repositórios de dados Encontra padrões ocultos e infere regras para prever o comportamento futuro

62 Acesso mais fácil e eficaz às informações Capacidade de modelar e remodelar os dados Benefícios dos Data Warehouses

63 Bancos de dados e a Web A Web e o banco de dados hipermídia Organiza dados como uma rede de nós Vincula os nós em um padrão especificado por usuário Suporta texto, gráficos, som, vídeo e programas executáveis

64 Um banco de dados hipermídia Figura 7-17

65 Servidor de banco de dados Computador em um ambiente cliente/servidor roda um DBMS para processar requisições SQL e executar tarefas de gerenciamento de banco de dados Servidor de aplicação Software que administra todas as operações de aplicativos Bancos de dados e a Web

66 Ligando bancos de dados internos à Web Figura 7-18


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