A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLITICA - POLIS – o termo política vem do grego. Significa: Cidade - As polis eram as cidades-estados na Grécia Antiga. - Cada cidade tinha uma forma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLITICA - POLIS – o termo política vem do grego. Significa: Cidade - As polis eram as cidades-estados na Grécia Antiga. - Cada cidade tinha uma forma."— Transcrição da apresentação:

1 POLITICA - POLIS – o termo política vem do grego. Significa: Cidade - As polis eram as cidades-estados na Grécia Antiga. - Cada cidade tinha uma forma de governo, leis, calendários, moeda.

2 FOTOS DA ACRÓPOLE

3 Acrópole – Vista Aérea

4 Vista Parcial

5 ATENAS E ESPARTA - Atenas e Esparta: foram as principais cidades-estados. Protegeram o mundo grego e também entraram em conflitos. Século VIII e VI a.C. Atenas: ligação cultural; Esparta: preparação para a guerra;

6 Origem TERMO POLITICA: era o campo da atividade humana que se refere a cidade, à administração pública e aos cidadãos. O termo nasce em referência às formas de governo das cidades estados.

7 PODER - PODER: definição é ser capaz de. É a capacidade, força de produzir certos efeitos. Exemplo: poder do remédio, poder da imprensa, poder da palavra.

8 Existem três tipos de poder social: Poder econômico: que utiliza de certos bens para adotar regras, impor certos comportamentos, ideologias.

9 Poder ideológico Utiliza a posse de certas idéias, valores, doutrinas para influenciar uma conduta, induzir pessoas a determinados modos de pensar e de agir.

10 Poder Político Que utiliza a posse dos meios de coerção, isto é, da imposição do uso da força legal ou autorizada pela sociedade.

11 ESTADO CONCEITO DE ESTADO A palavra vem do latim Status, isto é, estar firme. O significado mais comum de se ouvir é: uma instituição política, dirigida por um governo sob a força que domina um território, subordinando os membros da sociedade que neles vivem. O estado deve ser mediador dos grupos sociais, conciliar os interesses, amortecer os choques de interesses. O estado deve promover a harmonia levando em consideração o bem comum

12 PLATÃO Platão conceitua o ser humano como "um animal essencialmente social A própria vida da cidade exige outra função importantíssima: a dos governantes. Platão propôs na República o plano de uma sociedade dividida em três classes principais correspondentes às funções da alma: o elemento apetitoso ou bronze (comerciantes, lavradores), o elemento corajoso ou prata (guardiães, soldados) e o elemento racional e ouro (governantes). Pois, propõe o acesso a ela somente de uma minoria seleta e, após longos anos de estudo e preparo. Ao governante corresponde a função de legislar a favor do bem comum, podendo modificar as leis segundo as circunstâncias e conforme sua prudência. Para fazer respeitar as leis, o governante deve recorrer a razão, a qual lhe serve de fundamento.

13 ARISTÓTELES Política era a continuação da ética. Para ele e para o mundo grego a política deve estar preocupada com o bem-comum. Deveria garantir a felicidade coletiva. O homem é um animal social e político por natureza. A comunidade política forma-se de forma natural pela própria tendência que as pessoas têm de se agruparem. Justiça: igualdade de direitos Cidadania: aqueles que participa da polis O político é aquele que está voltado para satisfazer a vontade geral e o bem comum. A política deve proporcionar a felicidade social.

14 MAQUIAVEL Escreveu : O Príncipe. Ele se preocupa com a ideia de estado, mas aquele que é capaz de conquistar e impor a ordem. Se for necessário poderia usar a força física. Não existe ideia de liberdade para Maquiavel. Quando se conquista um pais acostumado a viver segundo as suas próprias leis e em liberdade, três maneiras há de proceder para conservá-lo- : DESTRUI-LO; ou IR MORAR NELE; ou DEIXA-LO VIVER COM SUAS LEIS.

15 MAQUIAVEL Um príncipe para ter um estado forte é necessário que ele tenha um bom exército e boas leis. Faça o que for necessário para não cair em ruína o seu trono, mesmo que seja censurado. Os fins justificam os meios ou O príncipe deve ser amado e temido.... São frases que reforçam o conceito de poder forte para Maquiavel. O príncipe deve distrair o povo com festas durante certas épocas do ano e... Idéia de pão e circo. Para todo Estado as principais bases são: boas leis e boas armas. Maquiavel pregava um Estado forte, autoritário e que cobrasse através das leis a ordem. O termo Maquiavélico é usado de forma pejorativa como algo extremamente maléfico. Deve ter o máximo de cuidado ao usar esse termo.

16 ROUSSEAU Estado de natureza: de ampla felicidade humana, onde os seres humanos não tinham a necessidade de se relacionarem e não havia desigualdade. O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. Precisa da figura do Estado para manter a ordem e recuperar a liberdade perdida no estado de natureza. A instituição da propriedade privada e das leis: deturpou a ideia de estado natural. Para voltar a ter liberdade: precisa da igualdade (critica os burgueses) Contrato social: através dos indivíduos. O estado deve estar voltado para a vontade geral. O particular deturpa o ideal político. O povo deve votar suas leis e a elas se submeter. Não há democracia se houver um representante. Por isso, a educação dos jovens é colocada como prioridade e os pais têm o dever de gerar e sustentar filhos, seres humanos sociáveis Obra: O Contrato Social

17 Questão do ENEM Divulgação do Jornal Agora – 13/09/2009 Questão 4 (organizado pelo Colégio Anglo) Leia o texto: O povo inglês pensa ser livre, mas só o é durante a eleição dos membros do parlamento; uma vez estes eleitos ele é escravo, ele não é nada. No trecho acima, o filosofo francês Jean-Jacques Rousseau: A) propõe um governo ditatorial, suspendendo as eleições; B) condena a posição dúbia da Inglaterra em relação à escravidão; C) afirma o caráter democrático de um governo fundado nas eleições; D) questiona a prática política, vista como uma forma de rebaixamento do homem; E) critica os sistemas políticos fundados na representação;

18 Questão do ENEM Resposta: E

19 HOBBES Obra: O Leviatã Na sua concepção de natureza humana é movida pelo conceito de conatus (morte), a força genética do comportamento. O homem é um ser com predisposição para o egoísmo, individualismo. O homem é o lobo do próprio homem. Busca aquilo que causa satisfação ou foge do que lhe desagrada. Esse conatus impulsiona o homem a vencer sempre. Por isso a cobiça de eliminar a figura do outro. O conatus provoca "guerra de todos contra todos", - O homem é o lobo do próprio homem. Contrato Social: recupera a liberdade perdida. O estado deve gerenciar a liberdade de todos. Proposta: A ideia de um soberano. O estado aparece como o Leviatã ( um grande monstro) para colocar ordem.

20 HOBBES Os homens fazem um Pacto Social: consiste em abnegar a liberdade natural em pró do estado para melhor convivência social. As leis e a política: são instrumentos para manter a ordem e o pacto social.

21 MARX A sociedade é comparada a um edifício no qual as fundações, a infra-estrutura, seriam representadas pelas forças econômicas. A história humana movimenta-se pela luta econômica. A luta entre duas principais classes: os donos dos meios de produção e o proletariado. Essa luta gera a desigualdade pelo conceito da mais valia. Que é o lucro apropriado pelos donos do meio de produção. Para Marx, Não é a consciência dos homens que determina o seu ser, mas o contrário, o seu ser social é que determina sua consciência. Quer dizer o homem é aquilo que ele vive socialmente. Marxismo: O homem é um ser social. O trabalho deve modificar o mundo. É através do trabalho que o homem intervêm na história. Por esse motivo, o grupo que detem a força para a mudança social é o proletariado. O marxismo é uma etapa para o embate contra o capitalismo. Enquanto não choque entre classes para se ter mudanças não haverá o papel de estado e nem de política. Sua principal obra: O capital.


Carregar ppt "POLITICA - POLIS – o termo política vem do grego. Significa: Cidade - As polis eram as cidades-estados na Grécia Antiga. - Cada cidade tinha uma forma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google