A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARAVANA NACIONAL DA SAÚDE - 2012. A CARAVANA NACIONAL DA SAÚDE Representantes dos Conselhos Regionais de Medicina percorreram municípios com piores Índices.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARAVANA NACIONAL DA SAÚDE - 2012. A CARAVANA NACIONAL DA SAÚDE Representantes dos Conselhos Regionais de Medicina percorreram municípios com piores Índices."— Transcrição da apresentação:

1 CARAVANA NACIONAL DA SAÚDE

2 A CARAVANA NACIONAL DA SAÚDE Representantes dos Conselhos Regionais de Medicina percorreram municípios com piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de todo país para avaliar as condições locais das unidades de saúde, fiscalizar hospitais e buscar junto a comunidade as percepções sobre a qualidade de vida. A iniciativa foi aprovada durante o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2012 (I ENCM 2012), evento que ocorreu entre os dias 7 e 9 de março, em Brasília. O projeto Caravana Nacional da Saúde é coordenado pela Comissão de Ações Sociais do Conselho Federal de Medicina.

3 CARAVANA - TRABALHO O trabalho envolveu 14 CRMs 13 estados aplicaram questionários com a comunidade a fim de buscar as percepções sobre a qualidade de vida. Foram visitados 43 municípios no período de abril e maio de 2012.

4 FISCALIZAÇÃO EM 43 MUNICÍPIOS ACRE – Feijó e Tarauaca AMAPÁ – Itaubal, Serra do Navio e Pedra Branca do Amaparí Amazonas – Anamã, Anori, Barreirinha, Beruri, Boa Vista Ramos, Caapiranga e Manaquiri CEARÁ – Barroquinha e Granja GOIAS – Buritinópolis, Cavalcanti e Monte Alegre. ESPÍRITO SANTO – Água Doce, Pancas e Pedro Canário MATO GROSSO – Nossa Senhora do Livramento e Porto Estrela PARANÁ - Doutor Ulysses, Guaraqueçaba e Ortigueira PERNAMBUCO – Caetés, Iati e Manari RIO GRANDE DO NORTE – Japi, Parazinho e São Miguel de Touros RONDÔNIA – Mamoré, Parecis e Theobroma SÃO PAULO - Barra do Chapéu, Itapirapuã Paulista e Ribeirão Branco SERGIPE - Brejo Grande, Poço Redondo e Santa Luzia do Itainhy TOCANTINS - Carrasco Bonito, Lavandeira e Recursolândia

5 CARAVANA – EXPERIÊNCIA DE PE A Caravana Nacional da Saúde é inspirada em projeto semelhante promovido em Pernambuco pelo Conselho de Medicina local (Cremepe). Ao longo de sete anos, a instituição percorreu todos (182) os municípios do estado para se aproximar da população e avaliar o acesso à assistência em saúde.

6 PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE Uma enquete foi realizada com a população dos municípios a fim de captar as percepções sobre a qualidade de vida. ENQUETE: 13 estados 41 municípios 500 pessoas ouvidas Questionamentos avaliados de 0 a 10 Nove questões envolvendo a qualidade dos serviços públicos

7 NOTAS FINAIS

8 QUALIDADE DA SAÚDE PÚBLICA

9 QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

10 FACILIDADE DE ARRUMAR EMPREGO

11 DIVERSÃO

12 TRANSPORTE PÚBLICO

13 QUALIDADE DA HABITAÇÃO / MORADIA

14 COMBATE À VIOLÊNCIA E USO DE DROGAS

15 COMBATE À CORRUPÇÃO

16 COLETA DE LIXO

17 IMAGENS DA CARAVANA

18

19

20 PROPOSTAS E METAS Prioridade máxima aos direitos humanos, particularmente no que se refere a trabalho escravo, abuso sexual de crianças e adolescente, violência contra a mulher, combate ao preconceito racial e de gênero e garantia dos direitos das pessoas com deficiências. Ação concreta: criar a cadeira de direitos humanos no ensino público municipal e estadual para que seja trabalhado desde a infância a cultura de paz e respeito às diferenças e estimular reunião trimestral com o prefeito com os conselhos pertinentes ao tema.

21 PROPOSTAS E METAS Urbanização de todas as comunidades em pactuação com as mesmas e utilização de mão de obra dos moradores locais. Ação concreta: saneamento básico: dobrar o percentual de saneamento no período máximo de quatro anos. Garantia da escola pública e unidade de saúde de qualidade e com controle social exercido pela comunidade. Ação concreta: Garantir infraestrutura para a assistência básica, dobrar o número de ESF, criar a psicoterapia no ESF. Elevar salário dos professores e implementar novo modelo pedagógico que se traduza em maior aprendizado.

22 PROPOSTAS E METAS Implementação de uma economia solidária real, com acesso ao crédito, organização de acordo com a vocação da comunidade, garantindo sua legalização e acompa- nhando a evolução dessa economia. Ação concreta: Criação de cooperativa de trabalho das comunidades, identificando sua vocação. Criação de cursos profissionalizantes nas escolas públi- cas de segundo grau para que os estudantes possam ao concluir o curso médio ter acesso ao mercado de trabalho. Ação Concreta: Incorporar-se ao Viver Sem Limites e Pronatec do Governo Federal.

23 PROPOSTAS E METAS Fomento a identidade cultural das comunidades através de financiamento de projetos culturais e artísticos nas comunidades. Ação concreta: Criar nas escolas municipais a cadeira de arte, ensinando música, grafitagem e artes cênicas. Promover o acesso ao lazer, mobilidade e habitação para os moradores das comunidades. Ação concreta: Criar centros de convivência e centros desportivos, cineclubes e bibliotecas em todas as comunidades e investir em transporte público, ofertando à comunidade transporte gratuito aos domingos para acesso a praia e circuito cultural.

24 PROPOSTAS E METAS Promoção permanente de campanhas cidadãs conscientizando e educando a população para a proteção ambiental e cultura da paz. Garantia da segurança dos cidadãos através de policiamento contínuo, iluminação adequada e interação entre a polícia e a comunidade.

25 OBRIGADO


Carregar ppt "CARAVANA NACIONAL DA SAÚDE - 2012. A CARAVANA NACIONAL DA SAÚDE Representantes dos Conselhos Regionais de Medicina percorreram municípios com piores Índices."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google