A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prática de Ensino em Matemática II Aula 4

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prática de Ensino em Matemática II Aula 4"— Transcrição da apresentação:

1 Prática de Ensino em Matemática II Aula 4
Curso de Licenciatura em Matemática Prof. M.Sc. Fabricio Eduardo Ferreira

2 Introdução Observando a natureza o homem reconheceu certas formas que possuem características em comum. Como você agruparia as imagens a seguir? Qual característica você utilizou para fazer seu agrupamento? Lua Montanha Pérola Furacão Tronco de árvore Pinheiro Concha Limão É muito provável que a primeira manifestação matemática do homem primitivo tenha sido na área da geometria, analisando as formas que o cercava e utilizando marcadores para se situar no tempo e no espaço.

3 As formas e o espaço ao nosso redor
Vivemos num mundo tridimensional com diversas formas e espaço. Apesar dos objetos que nos rodeiem não possuírem uma forma geométrica exata (uma laranja não é uma esfera perfeita), a forma dos objetos nos auxilia a construirmos uma ideia de forma geométrica “perfeita”. A Matemática, e em especial a Geometria, se interessam por tais formas geométricas, as definem e estudam suas propriedades. Todos os pontos da casca da laranja parecem que estão a mesma distância de um ponto central... Uma forma geométrica em que todos os pontos situam-se a mesma distância de um determinado ponto é a esfera.

4 A ideia de Sólido Geométrico
Qual é a primeira ideia que você tem quando pensa em Sólido Geométrico? Você considera sólido geométrico apenas a superfície ou o interior também? Quais sólidos geométricos vocês reconhece com mais facilidade? O quê é necessário para definirmos um sólido geométrico?

5 Principais ideias associadas aos Sólidos Geométricos
É muito comum as pessoas confundirem figuras planas com figuras espaciais; Dentre as figuras espaciais deve-se classificar os poliedros dos corpos redondos; Deve-se lembrar que o ensino de geometria deve caminhar da Geometria Espacial para a Geometria Plana; De acordo com determinado autor pode-se ou não considerar a região interna do poliedro; Em todas as definições de poliedros há a necessidade das faces serem regiões poligonais (polígonos); Geralmente as pessoas citam os elementos de um poliedro para explicá-lo (faces, vértices e arestas); Contudo as definições devem ser bem claras e precisas para não suscitarem problemas de aprendizagem

6 Identificação entre Figuras Planas e Figuras Espaciais
Polígonos O professor solicita que os alunos agrupem diversos objetos de acordo com características comuns. Corpos Redondos Prismas Pirâmides Poliedros diversos

7 Poliedros, Corpos Redondos e Outros Sólidos
Os poliedros são sólidos geométricos compostos apenas por faces planas. A etimologia da palavra poliedro refere-se a POLI: muitas e HEDROS: faces. Os corpos redondos apresentam, pelo menos, uma face curva e possuem a capacidade de rolar. Existem sólidos geométricos que possuem faces planas e curvas e não rolam. Exemplos de outros poliedros São poliedros A, C, D, F, G, I, N e O. São corpos redondos B, E, H, J, L e M.

8 Definindo Faces, Arestas e Vértices
Os polígonos (região poligonal) que formam o poliedro são chamados de faces do poliedro. A interseção de duas faces determina uma aresta do poliedro. O ponto de encontro de, pelo menos, três arestas determina o vértice do poliedro. Para que o aluno compreenda corretamente os principais elementos de um poliedro é necessário que ele tenha à sua disposição variados tipos de representações do mesmo poliedro.

9 A relação de Euler-Descartes
Identifique os elementos dos poliedros a seguir e tente relacioná-los através de uma expressão matemática. 𝑉=8 𝑉=5 𝑉=10 𝑉= ? 𝐴=12 𝐴=8 𝐴=15 𝐴=30 𝐹=6 𝐹=5 𝐹=7 𝐹=20 𝑽−𝑨+𝑭=𝟐 𝑽−𝑨+𝑭=𝟐 𝑽−𝑨+𝑭=𝟐 𝑽−𝑨+𝑭=𝟐 8−12+6=2 5−8+5=2 10−15+7=2 ?− 30+20=2 2=2 2=2 2=2 𝑉=12

10 Um pouco mais de história
Uma das relações mais importantes envolvendo os poliedros é a chamada Relação de Euler-Descartes que relaciona os principais elementos dos poliedros, tais como: vértices, arestas e faces. Descartes foi o primeiro a tentar generalizar a fórmula para os poliedros convexos, mas foi somente em 1752 que Euler publica a famosa expressão: Renè Descartes (1596 a 1650) Leonard Euler (1707 a 1783) 𝑽−𝑨+𝑭=𝟐 Número de Vértices Número de Arestas Número de Faces

11 Prismas (1) Identifique as características comuns dos poliedros a seguir. Todos os poliedros possuem duas faces congruentes paralelas. As demais faces dos poliedros são quadriláteros.

12 As demais faces são chamadas de faces laterais.
Prismas (2) Os prismas são poliedros que possuem duas faces congruentes paralelas. Tais faces são chamadas de bases. As demais faces são chamadas de faces laterais. Base Face Lateral Base Prisma triangular Prisma pentagonal Prisma octogonal Qual a principal diferença entre os prismas apresentados anteriormente? De acordo com o formato de sua base o prisma recebe denominação específica.

13 Prismas (3) Caso as arestas que formam as faces laterais do prisma sejam perpendiculares à base, o prisma é reto. No caso contrário ele é chamado prisma oblíquo. No prisma reto a altura coincide com as arestas laterais (no prisma oblíquo isto não ocorre). Você consegue identificar outra diferença entre os prismas a seguir? Nos prismas retos as faces laterais são retangulares, enquanto que nos prismas oblíquos as faces são paralelogramos. Retângulo Paralelogramo Prisma Reto Prisma Oblíquo

14 Prismas (4) Identifique as principais características dos prismas a seguir. Neste caso temos um prisma reto retangular. Todas suas faces são retângulos. As faces são congruentes duas a duas. Este prisma é conhecido por paralelepípedo. Neste caso também temos um paralelepípedo. Suas arestas possuem a mesma medida. Logo todas suas faces são quadrados. Todas as faces são congruentes entre si. Este prisma é conhecido por cubo ou hexaedro.

15 Prismas (5) Identifique os elementos dos prismas a seguir e tente relacioná-los com os elementos das bases. F = 5, V = 6, A = 9 F = 6, V = 8, A = 12 F = 7, V = 10, A = 15 F = 8, V = 12, A = 18 O número de faces do prisma é 2 unidades maior do que o número de lados da base; O número de vértices do prisma é o dobro do número de vértices da base; O número de arestas do prisma é o triplo do número de lados da base.

16 Pirâmides (1) Quais principais diferenças entre os poliedros a seguir?
Os poliedros da primeira fileira possuem apenas uma base. Enquanto os poliedros da segunda fileira possuem duas bases (são prismas).

17 Pirâmides (2) As pirâmides são sólidos geométricos que possuem apenas uma base. As demais faces da pirâmide (faces laterais) são sempre triangulares. Face Lateral Base Pirâmide quadrangular Pirâmide pentagonal Pirâmide hexagonal Qual a principal diferença entre as pirâmides acima? Da mesma forma que os prismas, dependendo do formato de sua base as pirâmides também recebem denominação específica.

18 No caso contrário, a pirâmide será oblíqua.
Caso as arestas que formam as faces laterais da pirâmide sejam congruentes, esta será considerada reta. No caso contrário, a pirâmide será oblíqua. Caso a pirâmide seja reta, com base triangular e com todas suas arestas congruentes, chamamos de tetraedro. Pirâmide Reta Pirâmide Oblíqua Tetraedro

19 Pirâmides (4) Identifique os elementos das pirâmides a seguir e tente relacioná-los com os elementos das bases. F = 4, V = 4, A = 6 F = 5, V = 5, A = 8 F = 6, V = 6, A = 10 F = 7, V = 7, A = 12 O número de faces e vértices de uma pirâmide sempre coincidem. Tanto o número de faces, quanto o número de vértices de uma pirâmide é uma unidade maior do que o número de vértices da base. O número de arestas da pirâmide é o dobro do número das arestas da base da pirâmide.

20 Corpos Redondos (1) O que ocorre se rotacionarmos os polígonos a seguir em torno de um eixo fixo? Retângulo Triângulo retângulo Semicírculo

21 Corpos Redondos (2) Podemos obter os corpos redondos a partir da rotação de um polígono ao redor de um eixo de rotação. Retângulo Cilindro Triângulo retângulo Cone Semicírculo Esfera

22 Corpos Redondos (3) Qual a principal diferença entre os corpos redondos a seguir? O cilindro é o corpo redondo que possui duas bases, enquanto que o cone possui apenas uma única base. É recomendável que o aluno faça uma analogia entre os poliedros vistos anteriormente, identificando as semelhanças e diferenças entre os prismas e o cilindro, e as pirâmides e o cone.

23 Qual a principal característica da esfera?
Corpos Redondos (4) Qual a principal característica da esfera? raio A esfera é o corpo redondo onde cada ponto de sua superfície está equidistante do ponto central. Novamente é importante realizar uma analogia com a principal característica da circunferência. Em ambos casos a distância entre o ponto central e um ponto da esfera (ou da circunferência) é chamado de raio.

24 Outros poliedros (1) Quais são as principais características dos poliedros a seguir? As faces de cada poliedro possuem o mesmo formato. Cada um dos poliedros acima é formado por faces congruentes. Em cada vértice sempre concorrem o mesmo número de arestas. O ângulo de abertura (ângulo poliédrico) é sempre o mesmo. Os poliedros que apresentam tais características são chamados Poliedros de Platão.

25 Outros poliedros (2) Octaedro (Ar) Hexaedro (Terra) Dodecaedro (Universo) Icosaedro (Água) Tetraedro (Fogo) A primeira reminiscência que temos sobre os sólidos geométricos deve-se a Platão (427 a.C. – 347 a.C.), em sua obra Timaeus, onde o mesmo relaciona os cinco poliedros (que atualmente conhecemos por poliedros platônicos) aos elementos naturais de Empédocles.


Carregar ppt "Prática de Ensino em Matemática II Aula 4"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google