Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVítor Gago Alterado mais de 10 anos atrás
1
Tecnologias em EAD Sergio Scheer UFPR 1º Encontro de EAD
18 Maio 2006 Tecnologias em EAD 1º Encontro de EAD Pólo Paraná da ABED Sergio Scheer UFPR
2
Agenda Primeiro momento: Segundo momento:
Tecnologias e Mediatização em EAD Internet / Web-based ... blended learning Video / Teleconferências Algumas tendências e tecnologias Segundo momento: Algumas realizações na UFPR
3
Tecnologias e Mediatização
EAD: interação aluno-professor é indireta. Mediatizada por um combinação adequada de suportes técnicos de comunicação e informação (blended). Mediatizar é escolher para um determinado contexto e situação de comunicação, o modo mais eficaz de assegurá-la.
4
Meios em EAD - categorização
Material impresso livros-texto, guias de estudo, livros, fax Aúdio telefone, correio de voz, audioconferências, fitas de aúdio, rádio Computador / dados correio eletrônico, cursos baseados em Web, videoconferências, CD-ROM, ambientes/softwares de colaboração Vídeo videotape, transmissão via satélite, microondas, vídeo em broadcast, vídeo de mesa (desktop video), transmissão via Internet/redes.
5
Modos de interação Síncrono videoconferência audioconferência
vídeo, áudio, dados Síncrono videoconferência audioconferência internet chat “ presencial “ Assíncrono correio Fitas: vídeo e áudio broadcast video rádio e TV , listas, news WWW CD-ROM
6
Ciberespaço: Problemas Clássicos
Pierre Levy, Cibercultura: Isolamento e sobrecarga cognitiva dependência dominação exploração estupidez coletiva. Desorientação: perdido no hiperespaço! Sobrecarga Cognitiva capacidade de processamento desviada para a tomada de decisão pela necessidade de acompanhamento das ligações.
7
Internet e evolução nos serviços
áudio-chat videoconferência (“vídeo-chat”) telefonia via IP TV via IP portais, comunidades, BLOG, etc. computação e telefonia: Celular, imagens, Internet/WWW, ... convergência de tecnologias
8
Video e Tele Conferências
Videoconferência = é o sistema que permite realizar o encontro de várias pessoas localizadas em pontos geograficamente distantes e estabelecer conversação como se estivessem todas numa mesma sala. Teleconferência = utiliza sistema de transmissão de áudio e vídeo numa só direção (salas de geração e de recepção).
9
Planejando uma sessão de videoconferência
planejar aulas, exames e exercícios de aval. objetivos a atingir pelos alunos como será apresentado cada tópico: quanto tempo e qual a divisão da aula; segmentos de 10 a 15 minutos de concentração, seguida de questionamentos, etc.; uso de sumários para relembrar pontos importantes, repetir palavras e conceitos novos pelo menos 3 vezes; Distribuir material impresso antecipadamente. que recursos audiovisuais (equipamentos auxiliares) podem ser usados.
10
Web Based Education Web Based Instruction Web Based Learning
e-Learning ... e-everything + Outras tecnologias "Blended"
11
Internet, WWW e EAD hipermídia correio eletrônio (e-mail)
chat , whiteboard e (video)conferência IP WWW home-pages, LCMS, ... vantagens self-paced multimeios alta interatividade prove registros escritos barata e acesso global hipermídia desvantagens necessita hard/software requer planejamento desempenho não garantido (hoje!)
12
Ambientes de Apoio – L(C)MS
Learning (Content) Management Systems Eureka (PUCPR) AulaNet (PUCRJ) TelEduc (Unicamp) Civix, Pro-CREA, WebPG (GrupoTIC/CESEC/UFPR) administr., manutenção e assistência de cursos participação, comunicação e cooperação entre alunos e professores tecnologias disponíveis na Internet.
13
Exemplo - Visão do AulaNet ®
Um processo de aprendizado, em qualquer nível de instrução e treinamento, normalmente incorpora as seguintes ações: estabelecer objetivos do processo de aprendizagem; encontrar e revisar (ou criar) os materiais instrucionais; avaliar o nível de conhecimento dos alunos; fornecer material apropriado aos alunos; definir a forma de acesso dos alunos aos materiais; revisar e acompanhar o progresso dos alunos e intervir quando necessário; oferecer e gerenciar a comunicação entre aluno e instrutor e entre alunos (síncrona e assíncrona); avaliar o processo de aprendizagem, e preparar relatórios com os resultados do processo de aprendizagem.
14
Abordagem Cooperativa e atividades a suportar na Web
comunicação coordenação cooperação / colaboração atores: administrador, aluno e professor AulaNet
15
Aprendizagem colaborativa
desenvolvimento cognitivo desenvolvimento da expressão permitir que o aluno aprenda a aprender estimular a resolução de problemas, o pensamento crítico e a análise aprendizagem através de experimentações ativas, ações construtivistas e discussões reflexivas
16
Áudio e videoconferência
Comunicação Intercâmbio de todas as formas de dados Síncrona e assíncronamente Várias formas: com anexos audio e vídeo conferência apresentação remota quadro branco eletrônico compartilhamento de aplicações Salas de bate-papo Mural eletrônico Quadro compartilhado Fórum Áudio e videoconferência Chat com áudio
17
Cooperação Acesso e compartilhamento de resultados:
mecanismo de carga (“upload”) catalogação automática indexação e suporte à pesquisa anotação de documentos hiper/multimídia compartilhamento de aplicações espaço virtual compartilhado - editores cooperativos - listas de mensagens e de links utilizados/trocadas nas interações
18
Coordenação gerenciamento de grupos agendamento
controle de participação inclusive em atividades síncronas avaliação de desempenho
19
Ferramental Pedagógico / EAD
RESUMO Ferramental Pedagógico / EAD $ síncrono # assíncrono
20
Tecnologia e “Previsões”
``I think there is a world market for maybe five computers.'' (Thomas Watson, Presidente da IBM, 1943 ) ``There is no reason for any individual to have a computer in their home.'' (Kenneth Olsen, presidente e fundador da Digital Equipment Corporation, 1977)
21
Tendências em Tecnologias
Convergência de tecnologias: Comunicação e computação: Celular, agenda eletrônica, computador de bolso Custo por volume de info e não tempo Interface homem-máquina Tablet PC Comandos por voz ... Internet Rich Internet Applications x usabilidade Web semântica Computação ubíqua e cooperativa
22
E por aqui ... Na UFPR: Rede Estadual de Pesquisa / INTRANET Paraná
NEAD iniciado em 1998, oferecendo desde janeiro/1999 cursos de formação de professores p/ EAD e capacitação de tutores Especializ. semi-presencial: Gestão da Qualidade (CEPPAD e SENAI) UniRede – curso formação professores via web e projeto Edutec Agrobusiness CESEC – Centro de Estudos de Engenharia Civil Experimentos - Internet e videoconferência Pós-graduação Eng. Civil, ambientes SIGEP, Pro-CREA e Civix Objetos Educacionais – repositórios OE3 e NuMeLOS RNP2 e redes de alta velocidade / REMAV videoconferência e video on demand Rede Estadual de Pesquisa / INTRANET Paraná Pólo ABED-Paraná
23
Mestrado em Engenharia de Construção -2000 a 2002
CESEC/UFPR Mestrado em Engenharia de Construção a 2002 Número de alunos Curitiba Itaipu - Foz do Iguaçu Assunção Ponta Grossa Iniciaram Completaram Desistências 25 / 23 15 / 15 10 / 8 11 / 9 7 / 5 4 / 4 4 / 2 4 / - 2 1 / 9 - / 6 1 / 3 Mestrado acadêmico: 2 turmas modalidade “presencial virtual”; 45 dissertações/diplomas; pelas limitações legais da época, hoje o mestrado é presencial!!! - uso de videoconferência por RDSI multiponto; material de apoio na web e sistema de apoio SIE/SIGEP; pelo menos 1 encontro presencial dos grupos com cada professor (em Curitiba ou em Foz do Iguaçu)
24
GrupoTIC Desenvolvimento de Sistemas
CESEC/UFPR GrupoTIC Desenvolvimento de Sistemas 1999 / SIE – Sist. de Info. p/ Ensino 2002 – SIGEP – SIstema de GEstão de Projetos 2003 – Pro-CREA, Civix 2004 – Web-PG
25
Objetos Educacionais http://www.cesec.ufpr.br/etools/oe3
Segundo Wiley (2001) qualquer entidade, digital ou não, que pode ser utilizada e reutilizada durante o processo de aprendizagem que utilize tecnologia.
26
Reusabilidade Aplicativos em Macromedia Flash – linguagem Actionscript
27
E por que EAD? O maior negócio do século XXI: EDUCAÇÃO.
Buscar custo baixo, qualidade alta... Prioridade Microsoft para sec.XXI: 1º educação; 2º business; 3º software HyperEducation, HyperReality - Virtual Class 4 elementos : aluno, professor, conhecimento e prática Export x national values - “brand names” Smorgasborg of courses - a spectacular curriculum EAD é para um aprendizado sem restrições temporais, geográficas e de conteúdo P. Schank
28
... e EAD é uma jornada! Vamos compartilhar.
18 Maio 2006 ... e EAD é uma jornada! Vamos compartilhar. 1º Encontro de EAD Pólo Paraná da ABED Sergio Scheer UFPR
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.