A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias em EAD Sergio Scheer UFPR 1º Encontro de EAD

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias em EAD Sergio Scheer UFPR 1º Encontro de EAD"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias em EAD Sergio Scheer UFPR 1º Encontro de EAD
18 Maio 2006 Tecnologias em EAD 1º Encontro de EAD Pólo Paraná da ABED Sergio Scheer UFPR

2 Agenda Primeiro momento: Segundo momento:
Tecnologias e Mediatização em EAD Internet / Web-based ... blended learning Video / Teleconferências Algumas tendências e tecnologias Segundo momento: Algumas realizações na UFPR

3 Tecnologias e Mediatização
EAD: interação aluno-professor é indireta. Mediatizada por um combinação adequada de suportes técnicos de comunicação e informação (blended). Mediatizar é escolher para um determinado contexto e situação de comunicação, o modo mais eficaz de assegurá-la.

4 Meios em EAD - categorização
Material impresso livros-texto, guias de estudo, livros, fax Aúdio telefone, correio de voz, audioconferências, fitas de aúdio, rádio Computador / dados correio eletrônico, cursos baseados em Web, videoconferências, CD-ROM, ambientes/softwares de colaboração Vídeo videotape, transmissão via satélite, microondas, vídeo em broadcast, vídeo de mesa (desktop video), transmissão via Internet/redes.

5 Modos de interação Síncrono videoconferência audioconferência
vídeo, áudio, dados Síncrono videoconferência audioconferência internet chat “ presencial “ Assíncrono correio Fitas: vídeo e áudio broadcast video rádio e TV , listas, news WWW CD-ROM

6 Ciberespaço: Problemas Clássicos
Pierre Levy, Cibercultura: Isolamento e sobrecarga cognitiva dependência dominação exploração estupidez coletiva. Desorientação: perdido no hiperespaço! Sobrecarga Cognitiva capacidade de processamento desviada para a tomada de decisão pela necessidade de acompanhamento das ligações.

7 Internet e evolução nos serviços
áudio-chat videoconferência (“vídeo-chat”) telefonia via IP TV via IP portais, comunidades, BLOG, etc. computação e telefonia: Celular, imagens, Internet/WWW, ... convergência de tecnologias

8 Video e Tele Conferências
Videoconferência = é o sistema que permite realizar o encontro de várias pessoas localizadas em pontos geograficamente distantes e estabelecer conversação como se estivessem todas numa mesma sala. Teleconferência = utiliza sistema de transmissão de áudio e vídeo numa só direção (salas de geração e de recepção).

9 Planejando uma sessão de videoconferência
planejar aulas, exames e exercícios de aval. objetivos a atingir pelos alunos como será apresentado cada tópico: quanto tempo e qual a divisão da aula; segmentos de 10 a 15 minutos de concentração, seguida de questionamentos, etc.; uso de sumários para relembrar pontos importantes, repetir palavras e conceitos novos pelo menos 3 vezes; Distribuir material impresso antecipadamente. que recursos audiovisuais (equipamentos auxiliares) podem ser usados.

10 Web Based Education Web Based Instruction Web Based Learning
e-Learning ... e-everything + Outras tecnologias "Blended"

11 Internet, WWW e EAD hipermídia correio eletrônio (e-mail)
chat , whiteboard e (video)conferência IP WWW home-pages, LCMS, ... vantagens self-paced multimeios alta interatividade prove registros escritos barata e acesso global hipermídia desvantagens necessita hard/software requer planejamento desempenho não garantido (hoje!)

12 Ambientes de Apoio – L(C)MS
Learning (Content) Management Systems Eureka (PUCPR) AulaNet (PUCRJ) TelEduc (Unicamp) Civix, Pro-CREA, WebPG (GrupoTIC/CESEC/UFPR) administr., manutenção e assistência de cursos participação, comunicação e cooperação entre alunos e professores tecnologias disponíveis na Internet.

13 Exemplo - Visão do AulaNet ®
Um processo de aprendizado, em qualquer nível de instrução e treinamento, normalmente incorpora as seguintes ações: estabelecer objetivos do processo de aprendizagem; encontrar e revisar (ou criar) os materiais instrucionais; avaliar o nível de conhecimento dos alunos; fornecer material apropriado aos alunos; definir a forma de acesso dos alunos aos materiais; revisar e acompanhar o progresso dos alunos e intervir quando necessário; oferecer e gerenciar a comunicação entre aluno e instrutor e entre alunos (síncrona e assíncrona); avaliar o processo de aprendizagem, e preparar relatórios com os resultados do processo de aprendizagem.

14 Abordagem Cooperativa e atividades a suportar na Web
comunicação coordenação cooperação / colaboração atores: administrador, aluno e professor AulaNet

15 Aprendizagem colaborativa
desenvolvimento cognitivo desenvolvimento da expressão permitir que o aluno aprenda a aprender estimular a resolução de problemas, o pensamento crítico e a análise aprendizagem através de experimentações ativas, ações construtivistas e discussões reflexivas

16 Áudio e videoconferência
Comunicação Intercâmbio de todas as formas de dados Síncrona e assíncronamente Várias formas: com anexos audio e vídeo conferência apresentação remota quadro branco eletrônico compartilhamento de aplicações Salas de bate-papo Mural eletrônico Quadro compartilhado Fórum Áudio e videoconferência Chat com áudio

17 Cooperação Acesso e compartilhamento de resultados:
mecanismo de carga (“upload”) catalogação automática indexação e suporte à pesquisa anotação de documentos hiper/multimídia compartilhamento de aplicações espaço virtual compartilhado - editores cooperativos - listas de mensagens e de links utilizados/trocadas nas interações

18 Coordenação gerenciamento de grupos agendamento
controle de participação inclusive em atividades síncronas avaliação de desempenho

19 Ferramental Pedagógico / EAD
RESUMO Ferramental Pedagógico / EAD $ síncrono # assíncrono

20 Tecnologia e “Previsões”
``I think there is a world market for maybe five computers.'' (Thomas Watson, Presidente da IBM, 1943 ) ``There is no reason for any individual to have a computer in their home.'' (Kenneth Olsen, presidente e fundador da Digital Equipment Corporation, 1977)

21 Tendências em Tecnologias
Convergência de tecnologias: Comunicação e computação: Celular, agenda eletrônica, computador de bolso Custo por volume de info e não tempo Interface homem-máquina Tablet PC Comandos por voz ... Internet Rich Internet Applications x usabilidade Web semântica Computação ubíqua e cooperativa

22 E por aqui ... Na UFPR: Rede Estadual de Pesquisa / INTRANET Paraná
NEAD iniciado em 1998, oferecendo desde janeiro/1999 cursos de formação de professores p/ EAD e capacitação de tutores Especializ. semi-presencial: Gestão da Qualidade (CEPPAD e SENAI) UniRede – curso formação professores via web e projeto Edutec Agrobusiness CESEC – Centro de Estudos de Engenharia Civil Experimentos - Internet e videoconferência Pós-graduação Eng. Civil, ambientes SIGEP, Pro-CREA e Civix Objetos Educacionais – repositórios OE3 e NuMeLOS RNP2 e redes de alta velocidade / REMAV videoconferência e video on demand Rede Estadual de Pesquisa / INTRANET Paraná Pólo ABED-Paraná

23 Mestrado em Engenharia de Construção -2000 a 2002
CESEC/UFPR Mestrado em Engenharia de Construção a 2002 Número de alunos Curitiba Itaipu - Foz do Iguaçu Assunção Ponta Grossa Iniciaram Completaram Desistências 25 / 23 15 / 15 10 / 8 11 / 9 7 / 5 4 / 4 4 / 2 4 / - 2 1 / 9 - / 6 1 / 3 Mestrado acadêmico: 2 turmas modalidade “presencial virtual”; 45 dissertações/diplomas; pelas limitações legais da época, hoje o mestrado é presencial!!! - uso de videoconferência por RDSI multiponto; material de apoio na web e sistema de apoio SIE/SIGEP; pelo menos 1 encontro presencial dos grupos com cada professor (em Curitiba ou em Foz do Iguaçu)

24 GrupoTIC Desenvolvimento de Sistemas
CESEC/UFPR GrupoTIC Desenvolvimento de Sistemas 1999 / SIE – Sist. de Info. p/ Ensino 2002 – SIGEP – SIstema de GEstão de Projetos 2003 – Pro-CREA, Civix 2004 – Web-PG

25 Objetos Educacionais http://www.cesec.ufpr.br/etools/oe3
Segundo Wiley (2001) qualquer entidade, digital ou não, que pode ser utilizada e reutilizada durante o processo de aprendizagem que utilize tecnologia.

26 Reusabilidade Aplicativos em Macromedia Flash – linguagem Actionscript

27 E por que EAD? O maior negócio do século XXI: EDUCAÇÃO.
Buscar custo baixo, qualidade alta... Prioridade Microsoft para sec.XXI: 1º educação; 2º business; 3º software HyperEducation, HyperReality - Virtual Class 4 elementos : aluno, professor, conhecimento e prática Export x national values - “brand names” Smorgasborg of courses - a spectacular curriculum EAD é para um aprendizado sem restrições temporais, geográficas e de conteúdo P. Schank

28 ... e EAD é uma jornada! Vamos compartilhar.
18 Maio 2006 ... e EAD é uma jornada! Vamos compartilhar. 1º Encontro de EAD Pólo Paraná da ABED Sergio Scheer UFPR


Carregar ppt "Tecnologias em EAD Sergio Scheer UFPR 1º Encontro de EAD"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google