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Tecnologias em EAD 1º Encontro de EAD Pólo Paraná da ABED Sergio Scheer UFPR 18 Maio 2006.

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1 Tecnologias em EAD 1º Encontro de EAD Pólo Paraná da ABED Sergio Scheer UFPR 18 Maio 2006

2 Agenda Primeiro momento: Primeiro momento: Tecnologias e Mediatização em EAD Tecnologias e Mediatização em EAD Internet / Web-based... blended learning Internet / Web-based... blended learning Video / Teleconferências Video / Teleconferências Algumas tendências e tecnologias Algumas tendências e tecnologias Segundo momento: Segundo momento: Algumas realizações na UFPR Algumas realizações na UFPR

3 Tecnologias e Mediatização EAD: interação aluno-professor é indireta. EAD: interação aluno-professor é indireta. Mediatizada por um combinação adequada de suportes técnicos de comunicação e informação (blended). Mediatizada por um combinação adequada de suportes técnicos de comunicação e informação (blended). Mediatizar é escolher para um determinado contexto e situação de comunicação, o modo mais eficaz de assegurá-la. Mediatizar é escolher para um determinado contexto e situação de comunicação, o modo mais eficaz de assegurá-la.

4 Meios em EAD - categorização Material impresso Material impresso livros-texto, guias de estudo, livros, fax livros-texto, guias de estudo, livros, fax Aúdio Aúdio telefone, correio de voz, audioconferências, fitas de aúdio, rádio telefone, correio de voz, audioconferências, fitas de aúdio, rádio Computador / dados Computador / dados correio eletrônico, cursos baseados em Web, videoconferências, CD-ROM, ambientes/softwares de colaboração correio eletrônico, cursos baseados em Web, videoconferências, CD-ROM, ambientes/softwares de colaboração Vídeo Vídeo videotape, transmissão via satélite, microondas, vídeo em broadcast, vídeo de mesa (desktop video), transmissão via Internet/redes. videotape, transmissão via satélite, microondas, vídeo em broadcast, vídeo de mesa (desktop video), transmissão via Internet/redes.

5 Modos de interação Síncrono Síncrono videoconferência videoconferência audioconferência audioconferência internet chat internet chat presencial presencial Assíncrono correio Fitas: vídeo e áudio broadcast video rádio e TV , listas, news WWW CD-ROM vídeo, áudio, dados

6 Ciberespaço: Problemas Clássicos Desorientação: Desorientação: perdido no hiperespaço! perdido no hiperespaço! Sobrecarga Cognitiva Sobrecarga Cognitiva capacidade de processamento desviada para a tomada de decisão pela necessidade de acompanhamento das ligações. capacidade de processamento desviada para a tomada de decisão pela necessidade de acompanhamento das ligações. Pierre Levy, Cibercultura: Isolamento e sobrecarga cognitiva dependênciadominaçãoexploração estupidez coletiva.

7 Internet e evolução nos serviços áudio-chat áudio-chat videoconferência (vídeo-chat) videoconferência (vídeo-chat) telefonia via IP telefonia via IP TV via IP TV via IP portais, comunidades, BLOG, etc. portais, comunidades, BLOG, etc. computação e telefonia: computação e telefonia: Celular, imagens, Internet/WWW,... Celular, imagens, Internet/WWW,... convergência de tecnologias

8 Video e Tele Conferências Videoconferência = é o sistema que permite realizar o encontro de várias pessoas localizadas em pontos geograficamente distantes e estabelecer conversação como se estivessem todas numa mesma sala. Videoconferência = é o sistema que permite realizar o encontro de várias pessoas localizadas em pontos geograficamente distantes e estabelecer conversação como se estivessem todas numa mesma sala. Teleconferência = utiliza sistema de transmissão de áudio e vídeo numa só direção (salas de geração e de recepção). Teleconferência = utiliza sistema de transmissão de áudio e vídeo numa só direção (salas de geração e de recepção).

9 Planejando uma sessão de videoconferência planejar aulas, exames e exercícios de aval. planejar aulas, exames e exercícios de aval. objetivos a atingir pelos alunos objetivos a atingir pelos alunos como será apresentado cada tópico: como será apresentado cada tópico: quanto tempo e qual a divisão da aula; quanto tempo e qual a divisão da aula; segmentos de 10 a 15 minutos de concentração, seguida de questionamentos, etc.; segmentos de 10 a 15 minutos de concentração, seguida de questionamentos, etc.; uso de sumários para relembrar pontos importantes, repetir palavras e conceitos novos pelo menos 3 vezes; uso de sumários para relembrar pontos importantes, repetir palavras e conceitos novos pelo menos 3 vezes; Distribuir material impresso antecipadamente. Distribuir material impresso antecipadamente. que recursos audiovisuais (equipamentos auxiliares) podem ser usados. que recursos audiovisuais (equipamentos auxiliares) podem ser usados.

10 Web Based Education Web Based Instruction Web Based Learning e-Learning... e-everything + Outras tecnologias

11 Internet, WWW e EAD correio eletrônio ( ) correio eletrônio ( ) chat, whiteboard e (video)conferência IP chat, whiteboard e (video)conferência IP WWW home-pages, LCMS,... WWW home-pages, LCMS,... vantagens vantagens self-paced self-paced multimeios multimeios alta interatividade alta interatividade prove registros escritos prove registros escritos barata e acesso global barata e acesso global desvantagens desvantagens necessita hard/software necessita hard/software requer planejamento requer planejamento desempenho não garantido (hoje!) desempenho não garantido (hoje!)

12 Ambientes de Apoio – L(C)MS Learning (Content) Management Systems Eureka (PUCPR) Eureka (PUCPR) AulaNet (PUCRJ) AulaNet (PUCRJ) TelEduc (Unicamp) TelEduc (Unicamp) Civix, Pro-CREA, WebPG (GrupoTIC/CESEC/UFPR) Civix, Pro-CREA, WebPG (GrupoTIC/CESEC/UFPR) administr., manutenção e assistência de cursos administr., manutenção e assistência de cursos participação, comunicação e cooperação entre alunos e professores participação, comunicação e cooperação entre alunos e professores tecnologias disponíveis na Internet. tecnologias disponíveis na Internet.

13 Exemplo - Visão do AulaNet ® Um processo de aprendizado, em qualquer nível de instrução e treinamento, normalmente incorpora as seguintes ações: Um processo de aprendizado, em qualquer nível de instrução e treinamento, normalmente incorpora as seguintes ações: estabelecer objetivos do processo de aprendizagem; encontrar e revisar (ou criar) os materiais instrucionais ; avaliar o nível de conhecimento dos alunos; fornecer material apropriado aos alunos; definir a forma de acesso dos alunos aos materiais; revisar e acompanhar o progresso dos alunos e intervir quando necessário; oferecer e gerenciar a comunicação entre aluno e instrutor e entre alunos (síncrona e assíncrona); avaliar o processo de aprendizagem, e preparar relatórios com os resultados do processo de aprendizagem.

14 Abordagem Cooperativa e atividades a suportar na Web comunicação comunicação coordenação coordenação cooperação / colaboração cooperação / colaboração atores: administrador, aluno e professor atores: administrador, aluno e professor AulaNet

15 Aprendizagem colaborativa desenvolvimento cognitivo desenvolvimento cognitivo desenvolvimento da expressão desenvolvimento da expressão permitir que o aluno aprenda a aprender permitir que o aluno aprenda a aprender estimular a resolução de problemas, o pensamento crítico e a análise estimular a resolução de problemas, o pensamento crítico e a análise aprendizagem através de experimentações ativas, ações construtivistas e discussões reflexivas aprendizagem através de experimentações ativas, ações construtivistas e discussões reflexivas

16 Comunicação Intercâmbio de todas as formas de dados Intercâmbio de todas as formas de dados Síncrona e assíncronamente Síncrona e assíncronamente Várias formas: Várias formas: com anexos com anexos audio e vídeo conferência audio e vídeo conferência apresentação remota apresentação remota quadro branco eletrônico quadro branco eletrônico compartilhamento de aplicações compartilhamento de aplicações Salas de bate-papo Mural eletrônico Quadro compartilhado Fórum Áudio e videoconferência Chat com áudio Salas de bate-papo Mural eletrônico Quadro compartilhado Fórum Áudio e videoconferência Chat com áudio

17 Cooperação Acesso e compartilhamento de resultados: Acesso e compartilhamento de resultados: mecanismo de carga (upload) mecanismo de carga (upload) catalogação automática catalogação automática indexação e suporte à pesquisa indexação e suporte à pesquisa anotação de documentos hiper/multimídia anotação de documentos hiper/multimídia compartilhamento de aplicações compartilhamento de aplicações espaço virtual compartilhado espaço virtual compartilhado - editores cooperativos - listas de mensagens e de links utilizados/trocadas nas interações - editores cooperativos - listas de mensagens e de links utilizados/trocadas nas interações

18 Coordenação gerenciamento de grupos gerenciamento de grupos agendamento agendamento controle de participação inclusive em atividades síncronas controle de participação inclusive em atividades síncronas avaliação de desempenho avaliação de desempenho

19 Ferramental Pedagógico / EAD RESUMO $ síncrono # assíncrono

20 Tecnologia e Previsões ``I think there is a world market for maybe five computers.'' ``I think there is a world market for maybe five computers.'' (Thomas Watson, Presidente da IBM, 1943 ) ``There is no reason for any individual to have a computer in their home.'' ``There is no reason for any individual to have a computer in their home.'' (Kenneth Olsen, presidente e fundador da Digital Equipment Corporation, 1977) (Kenneth Olsen, presidente e fundador da Digital Equipment Corporation, 1977)

21 Tendências em Tecnologias Convergência de tecnologias: Convergência de tecnologias: Comunicação e computação: Comunicação e computação: Celular, agenda eletrônica, computador de bolso Celular, agenda eletrônica, computador de bolso Custo por volume de info e não tempo Custo por volume de info e não tempo Interface homem-máquina Interface homem-máquina Tablet PC Tablet PC Comandos por voz... Comandos por voz... Internet Internet Rich Internet Applications x usabilidade Rich Internet Applications x usabilidade Web semântica Web semântica Computação ubíqua e cooperativa Computação ubíqua e cooperativa

22 E por aqui... Na UFPR: Na UFPR: NEAD iniciado em 1998, oferecendo desde janeiro/1999 NEAD iniciado em 1998, oferecendo desde janeiro/1999 cursos de formação de professores p/ EAD e capacitação de tutores cursos de formação de professores p/ EAD e capacitação de tutores Especializ. semi-presencial: Gestão da Qualidade (CEPPAD e SENAI) Especializ. semi-presencial: Gestão da Qualidade (CEPPAD e SENAI) UniRede – curso formação professores via web e projeto Edutec UniRede – curso formação professores via web e projeto Edutec Agrobusiness Agrobusiness CESEC – Centro de Estudos de Engenharia Civil CESEC – Centro de Estudos de Engenharia Civil Experimentos - Internet e videoconferência Experimentos - Internet e videoconferência Pós-graduação Eng. Civil, ambientes SIGEP, Pro-CREA e Civix Pós-graduação Eng. Civil, ambientes SIGEP, Pro-CREA e Civix Objetos Educacionais – repositórios OE3 e NuMeLOS Objetos Educacionais – repositórios OE3 e NuMeLOS RNP2 e redes de alta velocidade / REMAV RNP2 e redes de alta velocidade / REMAV videoconferência e video on demand videoconferência e video on demand Rede Estadual de Pesquisa / INTRANET Paraná Rede Estadual de Pesquisa / INTRANET Paraná Pólo ABED-Paraná Pólo ABED-Paraná

23 Mestrado em Engenharia de Construção a 2002 Número de alunos CuritibaItaipu - Foz do Iguaçu AssunçãoPonta Grossa Iniciaram Completaram Desistências 25 / / / 8 11 / 9 7 / 5 4 / 4 4 / 2 4 / / 9 - / 6 1 / 3 Mestrado acadêmico: - 2 turmas modalidade presencial virtual; 45 dissertações/diplomas; - pelas limitações legais da época, hoje o mestrado é presencial!!! - uso de videoconferência por RDSI multiponto; - material de apoio na web e sistema de apoio SIE/SIGEP; - pelo menos 1 encontro presencial dos grupos com cada professor (em Curitiba ou em Foz do Iguaçu) CESEC/UFPR

24 GrupoTIC Desenvolvimento de Sistemas 1999 / SIE – Sist. de Info. p/ Ensino 1999 / SIE – Sist. de Info. p/ Ensino 2002 – SIGEP – SIstema de GEstão de Projetos 2002 – SIGEP – SIstema de GEstão de Projetos 2003 – Pro-CREA, Civix 2003 – Pro-CREA, Civix 2004 – Web-PG 2004 – Web-PG CESEC/UFPR

25 Objetos Educacionais Segundo Wiley (2001) qualquer entidade, digital ou não, que pode ser utilizada e reutilizada durante o processo de aprendizagem que utilize tecnologia.

26 Reusabilidade Aplicativos em Macromedia Flash – linguagem Actionscript

27 E por que EAD? O maior negócio do século XXI: EDUCAÇÃO. O maior negócio do século XXI: EDUCAÇÃO. Buscar custo baixo, qualidade alta... Buscar custo baixo, qualidade alta... Prioridade Microsoft para sec.XXI: Prioridade Microsoft para sec.XXI: 1º educação; 2º business; 3º software 1º educação; 2º business; 3º software HyperEducation, HyperReality - Virtual Class HyperEducation, HyperReality - Virtual Class 4 elementos : aluno, professor, conhecimento e prática 4 elementos : aluno, professor, conhecimento e prática Export x national values - brand names Export x national values - brand names Smorgasborg of courses - a spectacular curriculum Smorgasborg of courses - a spectacular curriculum EAD é para um aprendizado sem restrições temporais, geográficas e de conteúdo EAD é para um aprendizado sem restrições temporais, geográficas e de conteúdo P. Schank

28 ... e EAD é uma jornada! Vamos compartilhar. 1º Encontro de EAD Pólo Paraná da ABED Sergio Scheer UFPR 18 Maio 2006


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