A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE
METODOLOGIA CIENTÍFICA Prof Daniel Ananias de Assis Pires

2 CONHECIMENTO Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer (BELLO, 2008). Como adquirir conhecimento?

3 Tipos de conhecimento (CRUZ; RIBEIRO, 2004)
Conhecimento empírico É o conhecimento que nasce da observação diária dos fatos. Fundamenta-se em experiências vivenciadas ou transmitidas de pessoas para pessoas, fazendo parte das antigas tradições. Quando é a melhor época de plantar? Como tirar manchas de roupas? A berinjela é eficaz contra o mau colesterol?

4 Conhecimento filosófico
O que é felicidade? Como medir o amor? Qual a origem do universo? O que é saudade?

5 A filosofia trata de objetos que não podem ser medidos ou mensurados.
É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Conhecimento Teológico Este tipo de conhecimento é produto de intelecto do ser humano, o qual recai sobre a fé. Você acredita em Deus? Por que?

6 Conhecimento científico
Surge da necessidade de descobrir princípios explicativos e resulta da investigação científica. As descobertas de: Coquetel para tratamento da Aids; Soro antiofídico; Vacinas: rubéola, HPV, catapora, hepatite. Características a) crítico; b) busca causa para os fenômenos; c) divulga resultados.

7 QUE TIPO DE CONHECIMENTO É ESSE
QUESTIONAMENTO Segundo nossas avós: A canja de galinha faz bem aos doentes e enfraquecidos por conter propriedades antiinflamatórias. QUE TIPO DE CONHECIMENTO É ESSE ?

8 Cientistas norte-americanos confirmaram o que as vovós já sabiam a séculos: “A canja de galinha contém propriedades medicinais benéficas”

9 PESQUISA O que é pesquisa?
Segundo Silva e Menezes (2001) é o processo através do qual as pessoas adquirem um novo conhecimento sobre si mesmas ou sobre o mundo em que vivem, com a finalidade de: • Responder a um questionamento • Resolver um problema • Satisfazer uma necessidade

10 Tipos de Pesquisa Pesquisa Exploratória Pesquisa Descritiva
Pesquisa Básica Pesquisa Explicativa Quanto a natureza Quanto aos objetivos Quanto aos procedimentos Pesquisa Aplicada Bibliográfica Documental Experimental Estudo de caso

11 Natureza (GIL, 1999) Pesquisa pura (básica): Busca o progresso da ciência, procura desenvolver os conhecimentos científicos sem preocupação direta com suas aplicações e consequências práticas. Ex: Práticas para inseminação artificial;

12 Pesquisa aplicada: Depende das descobertas da pesquisa básica; todavia, tem como característica fundamental o interesse na aplicação, utilização e consequências práticas dos conhecimentos. Ex: Produção de cosméticos, vacinas, medicamentos, coqueteis; Inseminação artificial.

13 Tipos de Pesquisa (CARVALHO, 2006)
Quanto aos objetivos Exploratória: Têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito. Ex: Pesquisas de mercado

14 2) Descritiva: Têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis. Ex: Pesquisas eleitorais e relação com nível de escolaridade; Pesquisas com objetivo de levantar opiniões, atitudes e crenças de uma população; Nível de desenvolvimento motor de adultos universitários.

15 Fatores que causam transtornos mentais em crianças;
3) Explicativa: Identifica os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Ex: Fatores que causam transtornos mentais em crianças; O que leva um adulto a não atingir um desenvolvimento motor ideal. Uma pesquisa explicativa pode ser a continuação de uma pesquisa descritiva.

16 Quanto aos procedimentos
Bibliográficas: A pesquisa bibliográfica tem por finalidade conhecer as diferentes formas de contribuição científica que se realizaram sobre determinado assunto ou fenômeno (JUNG, 2003). Normalmente o levantamento bibliográfico é realizado em bibliotecas públicas, universidades, e especialmente em acervos virtuais – internet.

17 2) Documental: Caracteriza-se pelo fato da fonte de dados está restrita a documentos escritos ou não, constituindo o que se denomina de fontes primárias (CARVALHO, 2006). É efetuada essencialmente em centros de pesquisa, museus, acervos particulares e centros de documentação e registro.

18 3) Experimental: Esse tipo de pesquisa exige observação sistemática dos resultados para estabelecer correlações entre os efeitos e suas causas (GONÇALVES, 2001). Ex: Pinga-se uma gota de ácido numa placa de metal para observar o resultado. Alterar o preço de um produto especificamente em uma das lojas da empresa por um período de tempo, para experimentar a reação dos clientes.

19 4) Estudo de caso: É o tipo mais básico de estudo descritivo de indivíduos, consistindo de um relato cuidadoso e detalhado, feito por um ou mais especialistas, do perfil de um indivíduo (PEREIRA, 1995). Ex: Anomalias raras; Doenças repentinas;


Carregar ppt "FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google