A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUANDO A ÁGUA NÃO É FONTE DE SAÚDE. DOENÇAS QUE ESTÃO RELACIONADAS COM A ÁGUA A MAIORIA DESSAS DOENÇAS SÃO CAUSADAS POR BACTÉRIAS, VÍRUS E OUTROS MICRÓBIOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUANDO A ÁGUA NÃO É FONTE DE SAÚDE. DOENÇAS QUE ESTÃO RELACIONADAS COM A ÁGUA A MAIORIA DESSAS DOENÇAS SÃO CAUSADAS POR BACTÉRIAS, VÍRUS E OUTROS MICRÓBIOS."— Transcrição da apresentação:

1 QUANDO A ÁGUA NÃO É FONTE DE SAÚDE

2 DOENÇAS QUE ESTÃO RELACIONADAS COM A ÁGUA A MAIORIA DESSAS DOENÇAS SÃO CAUSADAS POR BACTÉRIAS, VÍRUS E OUTROS MICRÓBIOS QUE, DEPOIS DE ELIMINADOS NAS FEZES HUMANAS, CONTAMINAM A ÁGUA DE RIOS, LAGOS, REPRESAS, ETC ONDE ESSES DEJETOS SÃO LANÇADOS. A MAIORIA DESSAS DOENÇAS SÃO CAUSADAS POR BACTÉRIAS, VÍRUS E OUTROS MICRÓBIOS QUE, DEPOIS DE ELIMINADOS NAS FEZES HUMANAS, CONTAMINAM A ÁGUA DE RIOS, LAGOS, REPRESAS, ETC ONDE ESSES DEJETOS SÃO LANÇADOS.

3 SE ESSA ÁGUA NÃO RECEBER TRATAMENTO ADEQUADO E FOR USADA PELAS PESSOAS PARA TOMAR BANHO E LAVAR ROUPA, POR EXEMPLO, OS MICRÓBIOS PODERÃO CONTAMINÁ-LAS. SE ESSA ÁGUA NÃO RECEBER TRATAMENTO ADEQUADO E FOR USADA PELAS PESSOAS PARA TOMAR BANHO E LAVAR ROUPA, POR EXEMPLO, OS MICRÓBIOS PODERÃO CONTAMINÁ-LAS.

4

5 AS DOENÇAS QUE ESTUDAREMOS A SEGUIR, ATINGEM SOBRETUDO AS PESSOAS QUE NÃO TÊM ACESSO AO SANEAMENTO BÁSICO. AS DOENÇAS QUE ESTUDAREMOS A SEGUIR, ATINGEM SOBRETUDO AS PESSOAS QUE NÃO TÊM ACESSO AO SANEAMENTO BÁSICO.

6 FEBRE TIFÓIDE É CAUSADA POR UMA BACTÉRIA, A Salmonella typhi. É CAUSADA POR UMA BACTÉRIA, A Salmonella typhi. SINTOMAS: PERDA DE APETITE, FEBRE ALTA, DIARRÉIA E CÓLICA. SINTOMAS: PERDA DE APETITE, FEBRE ALTA, DIARRÉIA E CÓLICA. TRANSMISSÃO: ATRAVÉS DAS FEZES HUMANAS CONTAMINADAS COM A BACTÉRIA. NAS REGIÕES QUE NÃO HÁ REDE DE ESGOTOS, OS DEJETOS SÃO LANÇADOS NA ÁGUA CONTAMINANDO-A. TRANSMISSÃO: ATRAVÉS DAS FEZES HUMANAS CONTAMINADAS COM A BACTÉRIA. NAS REGIÕES QUE NÃO HÁ REDE DE ESGOTOS, OS DEJETOS SÃO LANÇADOS NA ÁGUA CONTAMINANDO-A.

7

8

9 PREVENÇÃO: FERVER A ÁGUA, LAVAR BEM AS FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS. PREVENÇÃO: FERVER A ÁGUA, LAVAR BEM AS FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS.

10 ESQUISTOSSOMOSE É CAUSADA POR UM VERME CONHECIDO COMO ESQUISTOSSOMO. É CAUSADA POR UM VERME CONHECIDO COMO ESQUISTOSSOMO. TAMBÉM CONHECIDA COMO BARRIGA D ÁGUA. TAMBÉM CONHECIDA COMO BARRIGA D ÁGUA. SINTOMAS: DIARRÉIA, HEMORRAGIA (SANGRAMENTO) INTESTINAL, DORES FORTES E INCHAÇO NO ABDOME. SINTOMAS: DIARRÉIA, HEMORRAGIA (SANGRAMENTO) INTESTINAL, DORES FORTES E INCHAÇO NO ABDOME.

11 TRANSMISSÃO: POR MEIO DA ÁGUA CONTAMINADA COM FEZES CONTENDO OVOS DO VERME. TRANSMISSÃO: POR MEIO DA ÁGUA CONTAMINADA COM FEZES CONTENDO OVOS DO VERME. EM CONTATO COM A ÁGUA, OS OVOS LIBERAM LARVAS, QUE SE INSTALAM EM CARAMUJOS. DEPOIS, NOVAS LARVAS SÃO LIBERADAS NA ÁGUA E PODEM PENETRAR NA PELE DAS PESSOAS QUE NELA ENTREM. EM CONTATO COM A ÁGUA, OS OVOS LIBERAM LARVAS, QUE SE INSTALAM EM CARAMUJOS. DEPOIS, NOVAS LARVAS SÃO LIBERADAS NA ÁGUA E PODEM PENETRAR NA PELE DAS PESSOAS QUE NELA ENTREM.

12

13

14

15

16 PREVENÇÃO: NÃO ENTRAR EM RIOS E LAGOAS ONDE OS CARAMUJOS VIVEM. PREVENÇÃO: NÃO ENTRAR EM RIOS E LAGOAS ONDE OS CARAMUJOS VIVEM.

17

18 MALÁRIA É TRANSMITIDA PELA PICADA DE UM INSETO CHAMADO MOSQUITO-PREGO. É TRANSMITIDA PELA PICADA DE UM INSETO CHAMADO MOSQUITO-PREGO. SINTOMAS: FRAQUEZA, ACESSOS DE FRIO E FEBRE ALTA. SINTOMAS: FRAQUEZA, ACESSOS DE FRIO E FEBRE ALTA. TRANSMISSÃO: AO PICAR UMA PESSOA INFECTADA PELO MICRÓBIO DA MALÁRIA – PLASMODIUM – O MOSQUITO-PREGO FICA CONTAMINADO, DEPOIS AO PICAR, UMA PESSOA SADIA, ELE TRANSMITE O MICRÓBIO. TRANSMISSÃO: AO PICAR UMA PESSOA INFECTADA PELO MICRÓBIO DA MALÁRIA – PLASMODIUM – O MOSQUITO-PREGO FICA CONTAMINADO, DEPOIS AO PICAR, UMA PESSOA SADIA, ELE TRANSMITE O MICRÓBIO.

19 PREVENÇÃO: É PRECISO DESTRUIR O AGENTE TRANSMISSOR, O MOSQUITO- PREGO. PREVENÇÃO: É PRECISO DESTRUIR O AGENTE TRANSMISSOR, O MOSQUITO- PREGO. NÃO DEIXAR ÁGUA PARADA. NÃO DEIXAR ÁGUA PARADA. APLICAR INSETICIDAS PARA EXTERMINAR OS MOSQUITOS ADULTOS. APLICAR INSETICIDAS PARA EXTERMINAR OS MOSQUITOS ADULTOS.

20

21

22 DISENTERIA BACILAR É CAUSADA POR BACTÉRIAS QUE ENTRAM EM NOSSO ORGANISMO POR MEIO DA ÁGUA E DE ALIMENTOS CONTAMINADOS. É CAUSADA POR BACTÉRIAS QUE ENTRAM EM NOSSO ORGANISMO POR MEIO DA ÁGUA E DE ALIMENTOS CONTAMINADOS. SINTOMAS: FEBRE, DORES NO ABDOME, VÔMITO, DIARRÉIA CONTENDO SANGUE. SINTOMAS: FEBRE, DORES NO ABDOME, VÔMITO, DIARRÉIA CONTENDO SANGUE.

23 PREVENÇÃO: MANTER BONS HÁBITOS DE HIGIENE PRINCIPALMENTE COM OS BEBÊS. PREVENÇÃO: MANTER BONS HÁBITOS DE HIGIENE PRINCIPALMENTE COM OS BEBÊS.

24

25

26 LEPTOSPIROSE É CAUSADA POR UMA BACTÉRIA, A Leptospira, PRESENTE NA URINA DE RATOS. É CAUSADA POR UMA BACTÉRIA, A Leptospira, PRESENTE NA URINA DE RATOS. ESSA BACTÉRIA SE REPRODUZ NA ÁGUA. ESSA BACTÉRIA SE REPRODUZ NA ÁGUA. TRANSMISSÃO: CONTATO COM A ÁGUA OU A LAMA DAS ENCHENTES CONTAMINADAS. TRANSMISSÃO: CONTATO COM A ÁGUA OU A LAMA DAS ENCHENTES CONTAMINADAS.

27 SINTOMAS: FEBRE, DOR DE CABEÇA E DORES NO CORPO. SINTOMAS: FEBRE, DOR DE CABEÇA E DORES NO CORPO.

28

29 DENGUE É CAUSADA POR UM VÍRUS. É CAUSADA POR UM VÍRUS. TRANSMISSÃO: PELA PICADA DO MOSQUITO Aedes aegypti. TRANSMISSÃO: PELA PICADA DO MOSQUITO Aedes aegypti. SE OS OVOS FOREM POSTOS POR FÊMEAS INFECTADAS, PODEM ORIGINAR MAIS MOSQUITOS TRANSMISSORES DA DOENÇA. SE OS OVOS FOREM POSTOS POR FÊMEAS INFECTADAS, PODEM ORIGINAR MAIS MOSQUITOS TRANSMISSORES DA DOENÇA.

30 SINTOMAS: FEBRE ALTA, DOR DE CABEÇA, DOR ATRÁS DOS OLHOS E EM TODO CORPO. SINTOMAS: FEBRE ALTA, DOR DE CABEÇA, DOR ATRÁS DOS OLHOS E EM TODO CORPO.

31

32

33 FEBRE AMARELA É CAUSADA POR VÍRUS. É CAUSADA POR VÍRUS. TRANSMISSÃO: QUANDO O MOSQUITO haemagogus ou Aedes aegypti PICA UMA PESSOA OU ANIMAL INFECTADO, E DEPOIS PICA ALGUÉM QUE NÃO FOI VACINADO. TRANSMISSÃO: QUANDO O MOSQUITO haemagogus ou Aedes aegypti PICA UMA PESSOA OU ANIMAL INFECTADO, E DEPOIS PICA ALGUÉM QUE NÃO FOI VACINADO. SINTOMAS: FEBRE ALTA, CALAFRIOS, CANSAÇO, DORES DE CABEÇA E NO CORPO, VÔMITOS, OLHOS E PELES AMARELADOS. SINTOMAS: FEBRE ALTA, CALAFRIOS, CANSAÇO, DORES DE CABEÇA E NO CORPO, VÔMITOS, OLHOS E PELES AMARELADOS.

34

35 AMEBÍASE É CAUSADA POR UM MICRÓBIO CONHECIDO COMO AMEBA, QUE SE INSTALA NO INTESTINO HUMANO, ONDE CAUSA LESÕES. É CAUSADA POR UM MICRÓBIO CONHECIDO COMO AMEBA, QUE SE INSTALA NO INTESTINO HUMANO, ONDE CAUSA LESÕES. SINTOMAS: VÔMITOS, DIARRÉIAS E DORES NO ABDOME. SINTOMAS: VÔMITOS, DIARRÉIAS E DORES NO ABDOME. TRANSMISSÃO: ÁGUA E ALIMENTOS CONTAMINADOS E MAL LAVADOS. TRANSMISSÃO: ÁGUA E ALIMENTOS CONTAMINADOS E MAL LAVADOS.

36

37

38 ASCARIDÍASE É CAUSADA POR UM VERME CONHECIDO COMO LOMBRIGA. É CAUSADA POR UM VERME CONHECIDO COMO LOMBRIGA. A LOMBRIGA SE INSTALA NO INTESTINO SE ALIMENTANDO DOS NUTRIENTES ALI EXISTENTES. POR ISSO AS PESSOAS FICAM FRACAS E ANÊMICAS. A LOMBRIGA SE INSTALA NO INTESTINO SE ALIMENTANDO DOS NUTRIENTES ALI EXISTENTES. POR ISSO AS PESSOAS FICAM FRACAS E ANÊMICAS. TRANSMISSÃO: QUANDO UMA PESSOA INGERE OVOS DE LOMBRIGA PRESENTES EM ÁGUA CONTAMINADA. TRANSMISSÃO: QUANDO UMA PESSOA INGERE OVOS DE LOMBRIGA PRESENTES EM ÁGUA CONTAMINADA.

39

40 CÓLERA É CAUSADA POR UMA BACTÉRIA: O VIBRIÃO COLÉRICO. É CAUSADA POR UMA BACTÉRIA: O VIBRIÃO COLÉRICO. ATACA O INTESTINO DA PESSOA CONTAMINADA PROVOCANDO DIARRÉIA INTENSA. ATACA O INTESTINO DA PESSOA CONTAMINADA PROVOCANDO DIARRÉIA INTENSA. SINTOMAS: VÔMITOS, FRAQUEZA, PELE AZULADA E ENRUGADA, SEDE INTENSA E CÓLICAS ABDOMINAIS. SINTOMAS: VÔMITOS, FRAQUEZA, PELE AZULADA E ENRUGADA, SEDE INTENSA E CÓLICAS ABDOMINAIS.

41

42 TRANSMISSÃO: OCORRE ATRAVÉS DAS FEZES HUMANAS INFECTADAS COM A BACTÉRIA. As moscas são outro agente transmissor da doença, pois pousam nas fezes contaminadas e depois nos alimentos. TRANSMISSÃO: OCORRE ATRAVÉS DAS FEZES HUMANAS INFECTADAS COM A BACTÉRIA. As moscas são outro agente transmissor da doença, pois pousam nas fezes contaminadas e depois nos alimentos.


Carregar ppt "QUANDO A ÁGUA NÃO É FONTE DE SAÚDE. DOENÇAS QUE ESTÃO RELACIONADAS COM A ÁGUA A MAIORIA DESSAS DOENÇAS SÃO CAUSADAS POR BACTÉRIAS, VÍRUS E OUTROS MICRÓBIOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google