A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I Seminário ABED de Educação a Distância Professor: Alfredo Matta FVC/UNEB/UCSal Belo Horizonte, 2003 A Educação a Distância e as Transurbanidades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I Seminário ABED de Educação a Distância Professor: Alfredo Matta FVC/UNEB/UCSal Belo Horizonte, 2003 A Educação a Distância e as Transurbanidades."— Transcrição da apresentação:

1 I Seminário ABED de Educação a Distância Professor: Alfredo Matta FVC/UNEB/UCSal Belo Horizonte, 2003 A Educação a Distância e as Transurbanidades

2 Urbanidades centros de convivência Cidade, urbanidade e centro de convívio Organização para a interação e produção coletiva Palco de construções históricas coletivas Resultado de Cooperações e Concorrências Formam-se conjuntos historicamente constituídos, antagônicos, contraditórios, mas em articulação Centros de produção, poder e governo em vários níveis Fóruns (oficial ou não) para debates e práticas sociais urbanas – centros de convívio

3 Característica do debate urbano A construção urbana sempre situada na urbanidade mesma. A interação legitimadora das construções sociais se dá na comunidade de contato imediato de cada sujeito, sua urbanidade. Os contatos clássicos: correspondência, telefone ou telégrafo, em viagens, ou mesmo recentemente a partir da televisão; não são: freqüentes, contínuos, atuais, pluriparticipativos; Não mediam: debates, construções sociais, práxis de convívio. Propriedades clássicas do contexto do cotidiano urbano.

4 Alternatividade da Sociedade em Rede Sociedade em Rede. As novas tecnologias: breve descrição Sociedade em rede – formação e características do ambiente Reproduzir as características essenciais da construção social urbana, tornando possível uma certa transurbanidade Possibilidade de: comunidades com identidades não territoriais; capazes de dar vida à convivência, política e governo eletrônicos.

5 Como interpretar o processo Aproveitando a discussão Crítica a ilusão pós-moderno e / ou pós-estruturalista: os novos meios não mudaram as relações concretas. Um novo ambiente de convivência: mudou a convivência ? conto de fadas ao videogame da vida virtual O palco do processo histórico é concreto: continuamos vivendo sob uma mesma organização e processo social baseado no mercado e no capital Globalização X Mundialização dos mercados – novidade estrutural Transformações concretas em cursos Novos velhos paradigmas: a convivência no novo meio

6 Transurbanidades A rede internet Internet – criação, instalação expansão Encontros virtuais – comunidades reais Debates e construções trans-urbanos O retorno à urbanidade local – na práxis cotidiana as conseqüências perceptíveis Mas há a transposição dos debates – a interação intercomunitária O palco das transformações é local: o exemplo da guerra A nova força do coletivo: perdem o total e o individual Talvez aí um elemento capaz de construir novas relações concretas

7 EAD e Transurbanidades A educação transurbana (pontos a aprofundar) O mercado de trabalho mundializado e o reflexo na educação local O mercado de trabalho mundializado e pressão sobre egressos dos cursos Educação mundializada e pressão sobre o mercado local (cheque ao QI – quem indica) O retorno à urbanidade local – na práxis cotidiana as conseqüências perceptíveis Reforço e avanço da educação legítima e autoreferenciada Reflexos sobre o modelo instrutivo heteroestruturado futuro coorporativo ou em turmas fechadas Aqui tutoria possível Reflexos sobre o modelo construtivo autoestruturado Futuro transurbano Tutoria ilegítima

8 Comunidades de mercado A superação da dependência dos centros de produção e distribuição locais Mundialização do mercado extrapolando as lógicas de dominação local Formas e lógicas de estruturas sociais locais em xeque e Comunidades de interesses Encontros até hoje limitados a momentos e pequenas trocas de experiência Mundialização dos interesses e questões Pluridiscussão contínua e intercomunitária Comunidades em contextos mundiais Grupos – mais de comunidades de interesses Exemplos

9 Comunidades políticas Aproveitando-se da trans-urbanidade para uso estratégico e de atuação contínua Antes somente articulados na estrutura orgânica e em raros encontros Servindo tanto aos grupos legais como aos ilegais – exemplo al qaeda Prova de vida da rede – tem processo espontâneo e aleatório como classicamente têm as urbanidades e Comunidades de aprendizagem EAD em comunidade X EAD clássica (reproduzindo a urbanidade em rede) EAD clássica em desvantagem – não representam comunidades trans-urbanas e Exemplos

10 Comunidades oficiais – governo trans-urbano Governos utilizando a trans-urbanidade Estratégias e ações nas comunidades em rede A educação e a ciência brasileira e Exemplos

11 Conclusão Trans-urbanidade X urbanidade o movimento entre as diversas camadas de cidadania a construção do local a partir de interações múltiplas (pluricidadania) de seus cidadãos Vias trans-urbanas, ambiente complexo de interações inter- comunitárias EAD: processo educacional próprio ao novo ambiente Muito a pesquisar e aprender Conclusão


Carregar ppt "I Seminário ABED de Educação a Distância Professor: Alfredo Matta FVC/UNEB/UCSal Belo Horizonte, 2003 A Educação a Distância e as Transurbanidades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google