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CADASTRO, CRÉDITO E COBRANÇA

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Apresentação em tema: "CADASTRO, CRÉDITO E COBRANÇA"— Transcrição da apresentação:

1 CADASTRO, CRÉDITO E COBRANÇA
Prof. Alessandro

2 CADASTRO Dar crédito a seus clientes; Coletar informações detalhadas;
Conhece-los melhor; E forma um conceito positivo sobre ele.

3 Inadimplência Volume de recursos de vendas a prazo em atraso;
Cálculo do índice através da seguinte fórmula: Inadimplência % = Créditos em atraso x 100 Vendas a prazo

4 Ficha Cadastral Dados dos clientes;
Informações necessárias para avaliação dos clientes; Evite fichas cadastrais longas ou extensas e que somente contenha dados que sejam utilizados para análise.

5 Documentação Carteira de Identidade (RG); CPF;
Comprovante de residência; Comprovante de renda; Condição econômico-financeira: Carteira de trabalho; Contra cheque; Declaração Anual de Imposto de Renda; Escritura de imóvel e Registro de veículo.

6 Conferindo os Dados Assinatura do RG deve ser igual a da ficha cadastral; Confira a foto da identidade; Verifique as informações na carteira de trabalho com a do contra cheque; Documentos com rasuras ou colagens servem de alerta para uma análise mais rigorosa.

7 Atualização Cadastral
Prazo para renovar a ficha cadastral; Consultar as centrais de proteção ao crédito; SPC, SERASA, CDL; Fornecem outros serviços (protestos, ações judiciais, dívidas vencidas, etc...).

8 CRÉDITO “Acreditar ou confiar”;
Deve haver critérios para dar o crédito; A empresa deve criar uma “Política de Crédito”; Diminuir índices de inadimplência; Definir aspectos como: planos e prazos, taxa de juros, limites de comprometimento de renda; limite de crédito, restrições, garantias, etc.

9 Classificação do Crédito Quanto À Origem dos Recursos
Recursos Próprios Corre o risco de conceder o crédito; Cobra juros para obter ganhos financeiros; Recursos de Terceiros Venda da carteira de crédito as financeiras; Venda a prazo com utilização de instrumentos de crédito; Desconto de recebíveis em bancos e financeiras.

10 Procedimentos Para Análise de Crédito
Cortesia e objetividade; Não constranger o cliente; Deixa-lo a vontade para oferecer seus dados cadastrais; As restrições precisam ser informadas de forma clara; Colocar placas a vista na empresa sobre essas informações.

11 Análise Da Operação De Crédito

12 Instrumentos de Crédito
Contrato ou título de crédito; Comprovar a existência da dívida.

13 Título de Crédito Cheque pré-datado; Nota promissória; Duplicata.

14 Limite de Crédito Valor máximo de crédito; Renda comprovada;
Baseado no histórico do cliente; Percentual da renda do cliente e prazo máximo de financiamento.

15 Classificação do Cliente
Clientes A: pagam sempre no vencimento ou antecipadamente; Cliente B: pagam com atraso até 10 dias; Clientes C: pagam com atraso de 11 a 30 dias; Clientes D: pagam com atraso superior a 30 dias.

16 Indeferimento do Crédito
Informa com respeito e de forma sigilosa; Não deve ser de caráter pessoal; São regras da empresa; Deve ser informada por funcionário qualificado e não pelo dono da empresa.

17 Garantias Aval - é a garantia pessoal do pagamento de um título de crédito; Fiança - é a outra forma de garantia pessoal comumente utilizada, só que se aplica em dívidas formalizadas em contrato; Alienação Fiduciária - A alienação fiduciária é uma garantia que prevê a recuperação da posse de um bem ao credor, no caso de inadimplência do devedor, que tem a posse direta do bem, na qualidade de depositário.

18 FIM


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