A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A estruturação do projeto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A estruturação do projeto"— Transcrição da apresentação:

1 A estruturação do projeto
TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins

2 O projeto: diversos significados
Planos ou intentos futuros; Engenharia: esboços, plantas, ou mesmo a produtos ou empreendimentos, na maioria das vezes, a serem formalizados ou viabilizados futuramente. Textos legislativos e administrativos que estejam em tramitação com vistas a transformarem-se em leis, normas ou regras.

3 Projeto/projetação: diferentes concepções
Inglês - Design ou engineering design: desenvolvimento de atividades projetuais de engenharia, principalmente, quando considerado o processo e o seu contexto; Purpose: propósito; project: programa; Portugal – Projecto: intenção, finalidade, objetivo, golos, planificação e programa; Italiano - Progetto –propósito, esquema, plano; projettazione (atividade de realização do projeto);

4 A projetação: projeto em ação
Conceito estático: produto, proposta, resultado de um planejamento; resultado da projetação; Conceito dinâmico: projetação como projeto em ação, em desenvolvimento, considerando suas interfaces e inter-relações;

5 A arte de projetar: projetação
“A projetação é uma das principais características da tecnologia, das diversas engenharias especializadas como também da arquitetura e do desenho industrial. É associada aos processos de criação de objetos artificiais, materiais ou não” (Thiollent, 1994);

6 A ciência projetual: a teoria da projetação
O estudo da projetação pode ser uma atividade científica, quando a atividade da projetação for tema de uma investigação científica”. Projetação como um processo participativo em que o projetista faz parceria com os ‘donos do problema a resolver’ (consumidor, cliente, usuário, etc.)”. A atividade de projeto contém elementos cognitivos; Projetação: uma das principais atividades intelectivas do engenheiro, implica na relação ensino/aprendizagem da engenharia;

7 Significado do projeto (de pesquisa)
Instrumento para planejar a pesquisa científica antes de sua execução; É um conjunto (todo) de planos (partes): buscam traçar os caminhos que serão trilhados para se atingir objetivos pré-estabelecidos Mobilização de recursos para a consecução de um objetivo pré-determinado, detalhando diversas fases a serem efetivadas até sua execução;

8 Planejamento do projeto: organizar ações
Estudos preliminares: identificação do problema (teórico-prático), de obstáculos e viabilidade; Ante-projeto: estudo dos diversos aspectos, das partes (planos), sem definição final; Projeto final ou definitivo: detalhamento com rigor e precisão; Montagem e execução: funcionamento

9 Tipos de projetos Projeto pedagógico; Projeto arquitetônico;
Projeto técnico-industrial; Projeto econômico; Projetos de Engenharia; Projeto de pesquisa;

10 O PROJETO DE PESQUISA O que fazer? Definição do tema e problema;
Por quê fazer? Justificativa do problema; Para quê e para quem fazer? Objetivos do estudo; Como fazer? A metodologia utilizada! Onde fazer? O local, campo, a empiría! Com quê fazer? Instrumentos; Quando fazer? Cronograma; Com quanto fazer? Recursos econômicos;

11 O que fazer? (planos da natureza e formulação do problema e enunciando das hipóteses)
Formular o problema; Enunciar as hipóteses; Estabelecer as bases teóricas; Refletir sobre as consequências;

12 Por quê fazer: justificativa da pesquisa
Motivos que justificam a pesquisa: Motivos de ordem teórica; Motivos de ordem prática; Neutralidade x Compromisso

13 Para quê e para quem fazer:
Objetivo geral: o que se pretende alcançar com a execução da pesquisa (visão global e abrangente); Objetivos específicos: os passos para atingir os objetivos gerais;

14 Como e onde fazer? (campo de observação, empiría)
Descrever o campo de observação e variáveis; Como serão coletadas as informações? -observações, experimentações, medidas, amostras, etc; As variáveis e seu controle: Como os dados serão analizados (provas estatísticas); Local, período, área, pessoas, etc;

15 Com quê fazer: (instrumento de pesquisa)
Descrever o instrumento (para analise qualitativa ou quantitativa); Indicar equipamentos, modelos, etc, e como Informações que se pretende obter com isntrumentos; Como serão utilizados ou aplicados;

16 Com quanto fazer? Recursos materiais? Recursos humanos?
Recursos financeiros? Fontes de financiamento? Contrapartida?

17 Quando fazer? – Cronograma!
Tempo total para a pesquisa; Tempo para cada etapa; Distribuição de atividades no tempo; Viabilidade do projeto no tempo;

18 Estura básica de um projeto
Título; Introdução: Justificativa; Definição e delimitação do problema; Objetivos e/ou hipóteses; Revisão bibliográfica; Material e Métodos; Cronograma de execução; Orçamento; Referências bibliográficas;

19 Escolha do tema: “o problema do projeto”
Necessidade (fome) Tema (alimento, acesso) Problema (valor nutricional, social) Solução (produção, distribuição)

20 Motivações para o problema da pesquisa: ordem prática ou intelectual
Sensibilidade, gosto, empatia; Experiencia pessoal, existencial; Conhecimento anterior do tema; Relações humanas – contexto; Literatura, pesquisa bibliográfica; Engajamento em trabalhos científicos; Demandas públicas ou privadas;

21 O Problema do Projeto (de pesquisa) – Versão 1*
Ciência explica mais o “como” do que o “por quê” das coisas (origem); Desvendar as regras que regem a realidade, não explicar por que elas existem (sua origem); ex.: origem do universo: por quê surgiu? (*) Marcelo Gleiser (2006)

22 O Problema do Projeto (de pesquisa) – Versão 2*
Probema científico: Indagam como são as coisas, causas e consequências; Não são problemas de “valor” (certo ou errado, bou ou mau, etc); Problema de engenharia: Como fazer algo de maneira mais eficiente (ex.: como melhorar os transportes urbanos, aumentar a produtividade, etc). (*) Antonio Carlos Gil (2002)

23 Premissas para um problema científico
Possibilidade de verificação dos resultados; Variáveis que podem ser testadas, observadas e manipuladas; Resposta ao problema subsidia uma ação; Avaliação de ações ou programas; Consequência de varias alternativas possíveis; Previsão de acontecimentos; Explorar objeto pouco conhecido ou questões do já conhecido; Testar teoria específica ou descrição de um certo fenômeno;

24 Como formular um problema:
Imersão no problema: estudo, discussão, etc; Formulado como pergunta ( o tema não constitui um problema): provocar sua problematização; Formulação dever ser clara e precisa: definição operacional (como é medido); Deve ser empírico: realidade, objetividade; Suscetível de solução: possível coletar e analisar dados; Delimitado a uma dimensão viável: recorte empírico;

25 Qual é o problema? Se você pretende ser útil na vida, aprenda a fazer boas perguntas mais do que sair arrogantemente ditando respostas. Lembre-se de que não são as respostas que são importantes na vida, são as perguntas.


Carregar ppt "A estruturação do projeto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google