A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“DIFICULDADE ESCOLAR: AVANÇOS E DESAFIOS NA REGIONAL OESTE”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“DIFICULDADE ESCOLAR: AVANÇOS E DESAFIOS NA REGIONAL OESTE”"— Transcrição da apresentação:

1 “DIFICULDADE ESCOLAR: AVANÇOS E DESAFIOS NA REGIONAL OESTE”
BH VIVA CRIANÇA OESTE “DIFICULDADE ESCOLAR: AVANÇOS E DESAFIOS NA REGIONAL OESTE”

2 HISTÓRICO Ponto de partida: análise da demanda de casos de “dificuldade de escolar” para a neuropediatria. Constituição de um GT no nível central com representações diversas a fim de pensar em ações para lidar com esta demanda: PSE, Rede Complementar, NASF, Saúde Mental e Arte da Saúde. Articulação com a Gerência de Educação: elaboração de um roteiro de encaminhamento mais qualificado para o Centro de Saúde - Instrumento de Avaliação do Estudante com Dificuldade de Aprendizagem (IAEDA) – e sensibilização com os coordenadores pedagógicos.

3 REGIONAL OESTE 08/2012: constituição do GT na GERASAO.
Processo de trabalho: encontros semanais para análise do instrumento e consulta ao prontuário eletrônico a fim de qualificar a tomada de decisão. encaminhamentos (proposta de fluxo) (planilha PSE) monitoramento dos casos (planilha).

4 MONITORAMENTO Quem encaminha? Destaque para a EMJP, EMEF e EMMD.
Quem são as crianças encaminhadas? a maioria (75%) é do sexo masculino e cerca de 50% tem anos. Em relação aos instrumentos, observamos: ênfase nas queixas de comportamento; pouca informação sobre a situação familiar das crianças e registro de outras habilidades; desconhecimento por parte das escolas dos tratamentos que a criança realiza; qualificação no preenchimento; a maioria das crianças participa do PIP.

5 ENCAMINHAMENTOS Das 102 crianças identificadas, 85 foram encaminhadas para algum ponto da rede, a saber: - 09 foram encaminhados para Equipe de Saúde Mental. - 33 foram encaminhadas para o NASF, sendo 23 para fonoaudiologia. - 46 foram encaminhadas para o Arte da Saúde. - 12 não identificamos necessidade de atendimento. - 05 moram em outra regional. * Rede de reabilitação SUS-BH

6 AVANÇOS Pactuação de agenda mensal entre GERBESO, PSE e GERASAO para ajustes e monitoramento do fluxo. Discussão dos casos nas escolas: início na Escola Municipal João do Patrocínio e Escola Municipal Efigênia Vidigal. Sensibilização dos profissionais do NASF e PSE. Desenvolvimento de algumas ações de educação em saúde e fortalecimento de vínculos com os pais das crianças encaminhadas para os CS´s com queixas de dificuldade escolar. Aproximação do GT com a Gerência Pedagógica - participação no Seminário de Coordenação Pedagógica em 09/2013.

7 DESAFIOS Maior integração entre os pontos da rede.
Sensibilização das equipes locais de saúde e educação. Capacitação dos profissionais do NASF para qualificar o processo de avaliação das crianças com suspeita de transtorno de aprendizagem. Viabilização de um local específico para tratamento destas crianças. Sensibilização das famílias para importância da adesão ao tratamento proposto – destaque para alto absenteísmo e abondo.


Carregar ppt "“DIFICULDADE ESCOLAR: AVANÇOS E DESAFIOS NA REGIONAL OESTE”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google