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EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE.

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Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE

2 Quem são esses sujeitos?...

3 Para quem é a escola?

4 OS SUJEITOS DA DIVERSIDADE ACAMPADOS E ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA JOVENS E ADULTOS DO CAMPO COMUNIDADES FAXINALENSES ILHÉUS E RIBEIRINHOS

5 OS SUJEITOS DA DIVERSIDADE POPULAÇÕES INDÍGENAS: KAINGANG, GUARANI e XETÁ POPULAÇÕES REMANESCENTES DE QUILOMBOS ASSALARIADOS RURAIS TEMPORÁRIOS (BÓIAS- FRIAS)‏

6 GAYS, LÉSBICAS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NÃO ALFABETIZADOS POPULAÇÕES NEGRAS OS SUJEITOS DA DIVERSIDADE

7 DEPARTAMENTOS DA DIVERSIDADE DEPARTAMENTOS DA DIVERSIDADE  ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS  EDUCAÇÃO DO CAMPO  EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

8  NUCLEO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL  NUCLEO DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E AFRODESCENDÊNCIA DEPARTAMENTOS DA DIVERSIDADE DEPARTAMENTOS DA DIVERSIDADE

9 EIXOS COMUNS ORIENTADORES  Formação Inicial e Continuada de Professores e Alfabetizadores  Produção de materiais de apoio pedagógico  Pesquisa e diagnóstico  Gestão Democrática

10  Estrutura e funcionamento (sistemas de pagamento de bolsas, adequação da rede física das escolas, aquisição de materiais, etc.)‏  Articulações institucionais (intra e inter)‏ EIXOS COMUNS ORIENTADORES

11  Possibilitar a visibilidade cultural, política e pedagógica aos diferentes sujeitos educandos e educadores presentes nas escolas públicas da Rede Estadual de Educação do Paraná. OBJETIVOS  Organizar a oferta de educação escolar à populações específicas, fortalecendo suas identidades, suas lutas, seus processos de aprendizagem e de resistência.

12  Instituir política pública de educação e diversidade, influenciando e orientando as ações dos diversos Departamentos, Coordenações e NREs para o reconhecimento e atendimento às diversidades culturais. OBJETIVOS

13  A construção de um Estado de direitos, democrático, laico, pluriétnico, multilíngue. PERSPECTIVAS  A efetivação de políticas públicas que correspondam às necessidades dos diferentes sujeitos, visando a superação das desigualdades sociais, com controle social.

14  A permanente construção e fortalecimento da escola pública, democrática e intercultural, enraizada nas comunidades e dialógica com os diferentes e desiguais sujeitos educadores e educandos, que lhe dá sentido. PERSPECTIVAS


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