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PublicouLara Moreira Aveiro Alterado mais de 8 anos atrás
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EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE
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Quem são esses sujeitos?...
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Para quem é a escola?
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OS SUJEITOS DA DIVERSIDADE ACAMPADOS E ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA JOVENS E ADULTOS DO CAMPO COMUNIDADES FAXINALENSES ILHÉUS E RIBEIRINHOS
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OS SUJEITOS DA DIVERSIDADE POPULAÇÕES INDÍGENAS: KAINGANG, GUARANI e XETÁ POPULAÇÕES REMANESCENTES DE QUILOMBOS ASSALARIADOS RURAIS TEMPORÁRIOS (BÓIAS- FRIAS)
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GAYS, LÉSBICAS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NÃO ALFABETIZADOS POPULAÇÕES NEGRAS OS SUJEITOS DA DIVERSIDADE
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DEPARTAMENTOS DA DIVERSIDADE DEPARTAMENTOS DA DIVERSIDADE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS EDUCAÇÃO DO CAMPO EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
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NUCLEO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NUCLEO DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E AFRODESCENDÊNCIA DEPARTAMENTOS DA DIVERSIDADE DEPARTAMENTOS DA DIVERSIDADE
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EIXOS COMUNS ORIENTADORES Formação Inicial e Continuada de Professores e Alfabetizadores Produção de materiais de apoio pedagógico Pesquisa e diagnóstico Gestão Democrática
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Estrutura e funcionamento (sistemas de pagamento de bolsas, adequação da rede física das escolas, aquisição de materiais, etc.) Articulações institucionais (intra e inter) EIXOS COMUNS ORIENTADORES
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Possibilitar a visibilidade cultural, política e pedagógica aos diferentes sujeitos educandos e educadores presentes nas escolas públicas da Rede Estadual de Educação do Paraná. OBJETIVOS Organizar a oferta de educação escolar à populações específicas, fortalecendo suas identidades, suas lutas, seus processos de aprendizagem e de resistência.
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Instituir política pública de educação e diversidade, influenciando e orientando as ações dos diversos Departamentos, Coordenações e NREs para o reconhecimento e atendimento às diversidades culturais. OBJETIVOS
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A construção de um Estado de direitos, democrático, laico, pluriétnico, multilíngue. PERSPECTIVAS A efetivação de políticas públicas que correspondam às necessidades dos diferentes sujeitos, visando a superação das desigualdades sociais, com controle social.
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A permanente construção e fortalecimento da escola pública, democrática e intercultural, enraizada nas comunidades e dialógica com os diferentes e desiguais sujeitos educadores e educandos, que lhe dá sentido. PERSPECTIVAS
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