A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA
PRONERA PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA

2 É a expressão de um compromisso entre:
O que é o PRONERA? É a expressão de um compromisso entre: O Governo Federal, Instituições de Ensino e os Movimentos Sociais e Sindicais de Trabalhadoras e trabalhadores rurais.

3 OBJETIVO Executar políticas de educação em todos os níveis nas áreas de Reforma Agrária: Alfabetização Escolarização no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Profissionalizante Ensino Superior.

4 METODOLOGIA O PRONERA pretende promover a elevação escolar por meio de metodologias de ensino ajustadas à realidade sócio-cultural do campo, orientação pedagógica que atenda às reivindicações dos movimentos sociais e de acordo com as diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo instituída em abril de 2002 pelo CNE.

5 Princípios Políticos Pedagógicos do PRONERA
INCLUSÃO- Reconhecer a educação como direito social fundamental na construção da cidadania dos jovens e adultos que vivem nas áreas de reforma agrária. PARTICIPAÇÃO- Os parceiros em conjunto, decidem sobre a elaboração, execução e acompanhamento dos projetos. INTERAÇÃO- É permanente entre os diferentes sujeitos sociais. MULTIPLICAÇÃO- Trabalha com a educação nos diferentes níveis, há uma preocupação com a formação de educadoras e educadores, de técnicos e técnicas, nas áreas de reforma agrária.

6 RESULTADOS Dos 5 anos de existência o programa já atendeu mais de alunos, o equivalente a aproximadamente 14,26 da demanda dos assentados no Brasil, com maior cobertura na Região Nordeste (dados SIPRA/INCRA 2003) A criação do PRONERA foi o elemento de relevância para inserir a educação na agenda da Reforma Agrária, ficou difícil pensar a questão agrária sem a educação. (Mônica Molina) Esse programa é uma demonstração concreta das possibilidades de ampliarmos as oportunidades de inclusão e justiça social. (Mônica Molina)

7 NÚMEROS DO PRONERA Em 1999 o programa atendeu 5,5% dos assentamentos ,
em 2000 atendeu 41,69% e 2002 somente 29,23% (Segundo dados da Ação Educativa)

8 PRONERA NO CEARÁ UFC ALFABETIZAÇÃO: DE 800 JOVENS E ADULTOS 40 TURMAS
PÓS-ALFABETIZAÇÃO: DE 460 JOVENS E ADULTOS 23 TURMAS (1ª A 4ª SÉRIES) ESCOLARIZAÇÃO: DE 63 MONITORES (ENSINO MÉDIO)

9 PRONERA NO CEARÁ UVA ALFABETIZAÇÃO: DE 1.460 JOVENS/ADULTOS TURMAS: 73
ESCOLARIZAÇÃO (ENSINO MÉDIO) 73 MONITORES

10 IMPACTOS A integração do saber do campo e do saber da cidade;
A elevação da consciência de todos que participaram do processo; Maior engajamento nas atividades do assentamento e da luta organizada; Proporcionou maior discussão de temas: questões de gêneros, dos jovens, ambientais e outras questões; Mudança no entendimento do papel da educação;

11 IMPACTOS 6) Volta do estímulo para o processo de formação;
7) Resistência diante de todas as dificuldades. Aprendemos a enfrentar o descaso do governo federal com o Programa; 8) Integração da academia com os movimentos sociais e outras entidades; 9) Academia começa a repensar o seu papel enquanto instituição pública; 10) Fortalecer relações interinstitucionais e entidades dos movimentos sociais;

12 IMPACTOS 11) Aprender a trabalhar as dificuldades internas das Instituições; 12) O desenvolvimento do processo de mobilização das entidades envolvidas; 13) Produção de uma experiência mínima de formação de monitores e coordenadores profundamente vinculados à realidade do campo e dos movimentos sociais; 14) Aprender a respeitar a dinâmica e a lógica dos movimentos sociais; 15) A participação dos movimentos sociais na construção do Programa; 16) Uma educação que reforçou a auto-estima e a consciência política dos educandos nos assentamentos.

13 CONVÊNIOS UFC/PRONERA
A articulação para a implantação do PRONERA no Ceará teve início em 1997. Em 1998 foi criada a Coordenação Estadual com os seguintes segmentos: UFC, MST, FETRAECE, INCRA, UVA, UECE, DEMEC, Secretaria de Educação do Estado e algumas ONGs . Demanda apresentada pelos movimentos sociais: jovens e adultos assentados (as), para atendê-la foi elaborada uma proposta de projeto com a meta distribuída entre as três universidades envolvidas. O programa no Ceará sofreu uma redução drástica de recursos financeiros, sendo liberado apenas 10% do proposto inicialmente.

14 1) Capacitação dos 479 educadores de EJA
ESTRATÉGIA ADOTADA 1) Capacitação dos 479 educadores de EJA - pelas três universidades. 2) Implantação de 23 turmas de alfabetização pela UFC (1998/1999), atendendo 460 alunos (as). No segundo convênio, elaborado para o período 2000/2001 , foram atendidos alunos (as), organizados em 40 salas de aula , com ações combinadas de alfabetização e escolarização.

15 RESULTADOS QUANTITATIVOS
Atendimento em turmas de alfabetização e pós-alfabetização de 800 jovens e adultos assentados (as); Escolarização em nível de ensinos fundamental e médio de 63 - educadores e educadoras de EJA, em convênio com o CEJA.

16 AVALIAÇÃO DE RESULTADO
Implementação de uma nova prática alfabetizadora vinculada com as necessidades e os desafios da luta pela reforma agrária e pelas transformações sociais em nosso país. O programa desenvolveu-se no sentido de: Construir parcerias com um caráter altamente criativo e educativo para todos os atores sociais envolvidos.

17 AVALIAÇÃO DE RESULTADO
2. Construir e desenvolver uma proposta pedagógica alicerçada na realidade dos assentamentos e gestada conjuntamente pelos movimentos sociais (MST) e a universidade. 3.Proporcionar reflexão sobre a necessidade de uma formação permanente de jovens e adultos (ampliando a idéia de alfabetização em alguns meses) e a formação contínua de educadores e educadoras. Neste sentido os projetos apresentados atualmente procuram contemplar essa reflexão.

18 AVALIAÇÃO DE RESULTADO
4. Revalorização da prática pedagógica enquanto instrumento de afirmação das identidades sócio-culturais dos trabalhadores e trabalhadoras assentados (as). 5. Proporcionar a valorização dos processos de aprendizagem formais e informais e da produção de conhecimentos escolares e extra-escolares.

19 Capacitação de educadores e educadoras de EJA, coordenadores locais e alunos universitários

20 ACOMPANHAMENTO O acompanhamento das ações educativas no campo é feito de forma direta por alunos bolsistas dos diferentes cursos de licenciatura e por coordenadores locais indicados pelos movimentos sociais na proporção de 10 turmas para a dupla: coordenadores locais e estagiários. As salas de aula também são acompanhadas pelos diferentes parceiros envolvidos na ação educativa como: técnicos do INCRA bem como, direção de associações de assentados, sindicatos rurais e equipe pedagógica do MST.

21 EQUIPE PEDAGÓGICA

22 PROJETOS EM FASE DE EXECUÇÃO
1-Projeto de alfabetização e escolarização de trabalhadores e trabalhadoras rurais em áreas de reforma agrária do Ceará (95 turmas com 1989 alunos e alunas em parceria com a FETRAECE), desenvolvido em dois anos inicialmente; 2-Projeto de escolarização (em nível de ensino médio) de educadores e educadoras rurais em áreas de reforma agrária do Ceará (FETRAECE); 3-Pedagogia da Terra (em fase de análise pela UFC embora já aprovado pela Coordenação Nacional do Pronera), atendendo demanda do MST. (Duas turmas de 55 alunos cada)


Carregar ppt "PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google