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Esportes individuais e coletivos

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Apresentação em tema: "Esportes individuais e coletivos"— Transcrição da apresentação:

1 Esportes individuais e coletivos
Aspectos históricos, sociológicos e técnico-táticos.

2 1. O que é Esporte? 1. O que é Esporte?
Consideram-se Esporte as práticas que adotam regras de caráter oficial e competitivo, ou seja, envolvem disputa entre equipes e indivíduos, tendo com critério de julgamento os pontos ou escores, dentro de uma prática social que institucionaliza temas recreativos da cultura corporal. De uma maneira geral, na Educação Física, o esporte subdivide-se em coletivo ou individual de acordo com a atividade praticada.

3 Para Bracht(2005), “o esporte moderno refere-se a uma atividade corporal de movimento com caráter competitivo surgida no âmbito da cultura européia por volta do século XVIII, e que com esta, expandiu-se para o resto do mundo (...)resultou de um processo de modificação, poderíamos dizer, de esportivização de elementos da cultura corporal das classes populares inglesas(...)”

4 O esporte surgiu assumindo diversos papeis em nossa sociedade e um deles foi o de socialização tendendo a uma prática amadora principalmente para a classe dominante. Já para a classe trabalhadora o esporte era praticado de uma forma mais combativa, aproximando-se do que viria se o esporte profissional.

5 O que é Esporte? Consideram-se Esporte as práticas que adotam regras de caráter oficial e competitivo, ou seja, envolvem disputa entre equipes e indivíduos, tendo com critério de julgamento os pontos ou escores, dentro de uma prática social que institucionaliza temas recreativos da cultura corporal. De uma maneira geral, na Educação Física, o esporte subdivide-se em coletivo ou individual de acordo com a atividade praticada.

6 São exemplos de esportes coletivos e esportes individuais:
Coletivos: Handebol, Basquete, Vôlei, Futsal, Futebol, Softbal, Beisebol,Ciclismo. Individuais: Tênis de mesa, Tênis de Campo,Natação, Badminton, O pentlato moderno, Ciclismo.

7 O QUE É TÉCNICA? Para Djackov ( 1973,6), a técnica desportiva é definida: O domínio completo das estruturas motoras econômicas de exercícios esportivos. O resultado máximo a ser atingido nas mais difíceis condições da competição. Para qualquer atividade corporal com significado e sentido, é preciso dominar uma técnica, ou um conjunto de técnicas, como "movimentos aprendidos para realizar fins“.

8 O QUE É TÁTICA? “Tática define-se como um conjunto de normas e comportamentos individuais que servem para utilizar da forma ótima os próprios pressupostos condicionais, motores e psíquicos na competição.” Tendo em consideração: As linhas de conduta; As capacidades motoras próprias; A forma de jogar do adversário; As condições externas; O regulamento do jogo; As condições da partida. (Konzag, 1981).

9 O QUE É TÁTICA? A tática é um princípio, um sistema de planos de comportamento e de possibilidades de tomada de decisão. É resolver as tarefas e problemas que o jogo lhe apresenta de forma veloz, segura e objetiva.

10 ESPORTES COLETIVOS São atividades essencialmente de ataque e defesa que se estruturam na disputa entre duas equipes com enfoque no grupo dentro de uma organização técnico e tática. Os esportes coletivos para Teixeira (1995), desenvolvem principalmente o “espírito social”, de colaboração e de equipe, no qual o participante está inserido.

11 ESPORTES INDIVIDUAIS São aqueles em que o praticante atua sozinho, dependendo basicamente de si mesmo para alcançar seus objetivos. Os esportes em geral e principalmente os individuais atuam no desenvolvimento: Da personalidade, pois exigem uma melhor preparação psicológica para a sua prática. Envolve um aumento da confiança, da perseverança, da motivação intrínseca e da segurança.

12 AS DIMENSÕES SOCIAIS DO ESPORTE.
De acordo com Tubino (1992) as dimensões sociais admitidas para o esporte na atualidade são: Esporte-participação/educação; Esporte-performance/espetáculo Esporte profissão.

13 Para Tubino (2002): Esporte social é entendido pelas dimensões de esporte-educação e esporte-lazer. Esporte espetáculo/performance está relacionado ao esporte-rendimento

14 O esporte educação/participação
O esporte educação/participação é aquele que deve ser praticado nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas de educação, se evitando a seletividade, a hipercompetitividade e tendo como objetivo alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e sua formação para o exercício da cidadania e prática do lazer.

15 Portanto, o ensino de esporte nas aulas de Educação Física deve sim contemplar o aprendizado das técnicas, táticas e regras básicas das modalidades esportivas, mas não se limitar a isso. E importante fazer uma análise critica das inúmeras modalidades esportivas e do fenômeno esportivo que, se dúvida, é algo bastante presente na sociedade atual.

16 “Eu faço esporte ou sou usado pelo esporte”
O Esporte que você pratica está mais próximo do que vemos na televisão ou de uma recreação? Quais esportes você conhece? O que os diferencia um do outro?

17 ESPORTE ESPETÁCULO Os meios de comunicação contribuíram para a divulgação e ajudaram a criar uma “falsa ilusão” valorizando o esporte e tornando-o uma mercadoria de consumo. “... A partir do momento que o controle econômico se deslocou para a televisão, mudanças foram introduzidas para agradar os telespectadores ou gerar mais receita com propagandas.”

18 ESPORTE ESPETÁCULO O Esporte-Espetáculo é um fenômeno inserido em uma sociedade de consumo e comunicação de massa organizada de tal maneira a difundir sons, imagens e informações, configurando-se meio de reproduzir a sociedade de consumo. Programa esportivo na escola, que introduz a competição com o objetivo de produzir atletas ou ainda consumidores do esporte.

19 A escola através da Educação Física – preocupando-se com a lógica do esporte-espetáculo:
O consumo de bens e entretenimento, conduzidos por conceitos de marketing e administração do esporte, que vêem nas crianças e adolescentes “potenciais consumidores” E a Educação Física escolar que hoje na maioria das vezes funciona como uma reprodutora desses aspectos, sem desenvolver uma análise crítica sobre esse fenômeno.

20 ESPORTES COLETIVOS FUTEBOL
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.

21 Regras Básicas O jogo inicia-se no centro do campo.
O jogo começa com onze atletas em cada equipe, mais os onze reservas e comissão técnica. A duração da partida é de 90 minutos (tempo corrido),com intervalo de 15 minutos. Em caso de empate, a prorrogação, dois tempos de 15minutos. Se o empate permanecer a decisão vai para os pênaltis, cinco chutes de cada equipe. O limite de substituição por partida é de três atletas. Existe cartão amarelo e vermelho.

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23 Futsal O Futsal é jogado entre duas equipes de 5 jogadores cada uma. É disputado em dois tempos de 20 minutos cada um. Desde 1989 é realizado o Campeonato Mundial de Futsal, equivalente à Copa do Mundo FIFA para este desporto, que também é organizado pela FIFA.

24 VOLEIBOL O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan. Ao inventar  o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras.

25 Voleibol A equipe começa o jogo com seis atletas em quadra.
Posições: Atacante, libero, levantador. Fundamentos: saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa. Deve ter um técnico e um capitão do time.

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27 BASQUETEBOL O basquetebol (popularmente conhecido como basquete) surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos. Seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield (estado de Massachusetts – EUA). O Brasil foi um dos primeiros países a conhecer a novidade. Augusto Shaw, um norte-americano nascido na cidade de Clayville, região de Nova York recebeu um convite para lecionar no tradicional Mackenzie College, em São Paulo. Na bagagem, trouxe uma bola de basquete.

28 Regras básicas: O jogo começa no centro da quadra.
O jogo, atualmente, corre em 4 períodos de 10 minutos cada. A equipe só pode começar um jogo se os padrões do mesmo forem cumpridos. São eles: 1.Ter no mínimo 8 jogadores aptos a jogar (5 em quadra e 3 no banco.) e no máximo 12 jogadores aptos a jogar. 2.Deve ter um técnico e um capitão do time.

29 Faltas de ataque: Em caso de uma falta simples é dado um lance lateral. Agora, se a falta ocorrer durante um ato de arremesso, ai então é dada uma bonificação: Lances. 1 lance: Se o jogador tomar a falta durante o ato de arremesso e converter a cesta. 2 lances: Se tomar a falta, mas não converter a cesta. 3 lances: Se o arremesso for para três pontos e não converter.

30 Faltas de defesa: Após 5 faltas pessoais, o jogador que as cometeu deverá ser substituído e não poderá voltar a jogar naquele jogo. Após 4 faltas coletivas (em cada período) todas as seguintes serão convertidas em dois lances livres.

31 Posições Armador: É o homem chave do jogo. É ele quem leva a bola da defesa ao ataque, arma a jogadas. Ala: É o jogador que mais infiltra, dribla, e participa das jogadas. Pivô: É o homem do rebote.

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33 HANDEBOL O Handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de Nessa fase inicial, as partidas eram realizadas e campos gramados, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores. Em 1934, o COI inclui a modalidade cmo esporte Olímpico. Em 196, os jogos de handebol em campo gramado foram descontinuados, passando o esporte ser realizado somente em salão.

34 Regras Básicas O tempo de jogo é de 2 tempos de 30 minutos com um intervalo de 10 minutos.

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37 Esporte de aventura ou Esporte Radical
São termos usados para designar esportes com um alto grau de risco físico, dado às condições extremas de altura, velocidade ou outras variantes em que são praticados. Para que um esporte radical seja bem sucedido, é preciso levar em conta o que é preciso, pois há varias coisas que são necessárias, um exemplo é o condicionamento físico, o estado mental, equipamentos e a alimentação, esses são os fatores mais importantes. A definição de esporte de aventura surgiu no final dos anos 80 e início dos anos 90.

38 Paintball É um desporto coletivo radical que consiste em um jogo onde duas ou mais equipes competem entre si, usando carregadores de bolas que soltam tinta ao atingir o adversário. O objetivo é apanhar a bandeira do outro grupo, na forma mais populares do jogo, e quanto mais adversários forem eliminados mais fácil fica de completar o objetivo. Nos últimos dez anos, este desporto revelou um desenvolvimento exponencial e conta já com cerca de 15 milhões de praticantes em todo o mundo sendo que a maior parte está aglomerada a norte do continente americano e na Europa. Na América do Sul o Paintball de competição deu um salto a partir de 2005 com a criação do CSP - Circuito Sul- Americano de Paintball.

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40 Esportes Individuais Atletismo
O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776 a.C, eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso.

41 Atletismo Corrida de pista, a mais tradicional competição do atletismo e envolve várias provas. Corridas disputadas em pistas ovais (cada atleta corre numa faixa): 100 metros rasos; 200 metros rasos; 400 metros rasos.  Corridas de Meio Fundo (os atletas não precisam ficar na raia): 800 metros; 1.500 metros. Corridas de Fundo (dentro da pista): 5.000 metros; metros. Maratona (disputada nas ruas): Percurso de 42,19 km.

42 Corridas com obstáculos , são realizadas dentro dos estádios e se dividem em quatro modalidades:
100 metros (feminino); 110 metros (masculino); 400 metros (masculino e feminino); 3.000 metros (feminino e masculino). Revezamento, são disputadas por grupos compostos por quatro atletas cada. Cada atleta corre um quarto da pista e passa um bastão para o atleta seguinte de sua equipe.

43 Saltos Salto em altura; Salto com vara; Salto Triplo.
Salto em distância; Salto em altura; Salto com vara; Salto Triplo. Arremessos e Lançamento Existem quatro modalidades nesta categoria: Arremesso de peso; Lançamento de dardo; Lançamento de martelo; Lançamento de disco.

44 Decátlo Praticada por homens, numa mesma prova são envolvidas dez modalidades do atletismo.
As modalidades do decátlo são: Corrida (100 metros), salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 metros. Heptátlo Prova combinada somente para mulheres. Envolve sete modalidades do atletismo: 100 metros com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 800 metros.

45 NATAÇÃO... Provas individuais são as provas em que o nadador efetua o percurso sozinho. Estilo livre: Nesta prova o nadador pode optar pelo estilo que preferir. Na prática o estilo usado com mais freqüência é o crawl. As provas de estilo livre são excetuadas nas distâncias de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m. As provas são de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m (só para mulheres) ou 1500m (só para homens).

46 ... Natação é a capacidade do homem e de outros animais de se deslocarem através de movimentos efetuados no meio líquido. A natação é conhecida desde tempos pré-históricos, o registro mais antigo sobre a natação remonta às de cerca de anos atrás. Em 1908, foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA). Modalidades: Existem 7 modalidades distintas na especialidade de natação. Natação pura Polo aquático Saltos para a água Águas abertas Natação sincronizada Masters Mergulho Aquático

47 Disputam-se também provas de estafetas, em que quatro nadadores se revezam a nadar.
As provas de estafetas são de 4x100m, 4x200m para estilo livre e 4x100m para estilos. Estilo costas Estilo bruços Estilo mariposa

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49 Badminton Badminton é um desporto individual ou de duplas, semelhante ao tênis, praticado com raquete e uma peteca. A versão competitiva do jogo surgiu na Índia no século XIX. década de 1860, por Duque de Beaufort na Inglaterra. É disputado em quadras cobertas, sendo a quadra dividida por uma rede. O objetivo do jogo é, usando a raquete, rebater a volante sobre a rede para a quadra do adversário, sem deixar a peteca tocar no chão. O "game" pode chegar no máximo de 30 pontos, Existe o intervalo de 2 minutos entre os jogos e o intervalo de 1 minuto quando alcançado os primeiros 11 pontos de um jogador por "game". Ganha quem vencer 2 jogos.

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51 Tênis de mesa O Tênis de Mesa é um esporte que surgiu na Inglaterra na segunda metade do século XIX. Chegou ao Brasil na primeira década do século XX, trazido por turistas ingleses. É considerado um dos esportes mais populares do mundo. O objetivo do jogo é marcar pontos. Vence o jogador que consegue ganhar 3 sets (na partida de 5 sets) ou 4 (nas partidas de 7 sets). Cada set é composto por 11 pontos. rio. - O tênis de mesa tornou-se um esporte olímpico somente em 1988, nas Olimpíadas de Seul (Coréia do Sul).

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53 O Pentatlo moderno O Pentatlo moderno existe desde a Grécia Antiga. Era a modalidade mais nobre dos Jogos Olímpicos antigos, que premiava o atleta mais completo com modalidades do atletismo e luta. Inspirado nas disputas, o barão Pierre de Coubertin, um dos maiores incentivadores das Olimpíadas modernas, resolveu adaptar a disputa aos novos Jogos, também premiando o atleta mais completo. Porém, os esportes praticados dessa vez seriam outros. Em vez das modalidades do atletismo e da luta, os competidores passariam a disputar provas de tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida.

54 O Pentlatlo Moderno no Brasil
No Brasil, o Pentatlo é praticado mais em quartéis militares, onde o atleta costuma ter todos os equipamentos necessários à sua disposição. A Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno, que regula o esporte no país, só conseguiu se desvencilhar da Confederação Brasileira de Desportos Terrestres em 2001, sendo uma das entidades mais jovens a reger um esporte olímpico no Brasil. Em função disso, os resultados dos atletas nacionais nunca foram muito expressivos. As melhores marcas foram todas obtidas em edições de Jogos Pan-Americanos, quando os brasileiros não enfrentam os europeus, grandes potências das competições.

55 Esportes Para- Olímpicos
Atletismo Faz parte dos Jogos Paraolímpicos desde a sua primeira edição em Roma, As provas são divididas em: Corridas, saltos, lançamentos e pentatlo, os atletas são sempre acompanhados. Basquete Destinada a portadores de deficiência física motora, em cadeira de rodas, nas categorias masculina e feminina a adaptações para os atletas participantes: a cada dois movimentos para impulsionar a cadeira, o jogador tem de driblar a bola pelo menos uma vez e a falta técnica é utilizar os membros inferiores para obter algum tipo de vantagem, como colocar o pé no chão ou levantar um pouco do assento.

56 Natação: Nesta modalidade participam atletas de todos os tipos de deficiência, divididos em dois grupos: os portadores de deficiência visual e os todos os outros. GOALBALL - Esta modalidade foi criada especialmente para os deficientes visuais, ao contrário de outras, que foram adaptadas. O Goalball é um esporte coletivo, onde participam duas equipes de três jogadores, com no máximo, mais três atletas reservas. Competem, na mesma classe, atletas classificados como B1, B2 e B3, segundo as normas de classificação desportiva da International Blind Sports Federation (IBSA), separados nas categorias masculinas e femininas.

57 O desenvolvimento do jogo é baseado no uso da percepção auditiva para a detecção da trajetória da bola, que tem guizos. Por isso o silêncio absoluto é muito importante. . O principal objetivo é que cada equipe jogue a bola rasteira para o campo adversário e marque o maior número de gols em dois tempos de 10 minutos jogados. Os três jogadores atacam e defendem.

58 Outros... Tênis de mesa, Vela, Tiro, Tênis em cadeira de rodas, Levantamento de peso


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