A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão Exame Nacional do Ensino Médio 2015

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão Exame Nacional do Ensino Médio 2015"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão Exame Nacional do Ensino Médio 2015
Ciências da Natureza – Física Bruno Steger

2 AULA 01 - PROPAGAÇÃO DE CALOR
Ciências da Natureza – Física Prof.: Bruno Steger AULA 01 - PROPAGAÇÃO DE CALOR

3 CONDUÇÃO TÉRMICA Ciências da Natureza – Física Prof.: Bruno Steger
Calor é transmitido através da agitação molecular e dos choques entre as moléculas. Ocorre somente em meios materiais e portanto não há condução térmica no vácuo.

4 Equação de fourier Ciências da Natureza – Física Prof.: Bruno Steger
Fluxo de Calor K = Constante de condutibilidade térmica do material A = Área da superfície T = Diferença de Temperatura d = espessura da superfície

5 CONVECÇÃO TÉRMICA Ciências da Natureza – Física Prof.: Bruno Steger
Ocorre transmissão de calor através de transporte de matéria. O material mais aquecido (menos denso) sobe e o material menos aquecido (mais denso) desce. Ocorre somente em fluidos: líquidos e gasosos. Não ocorre no vácuo.

6 Ciências da Natureza – Física
Prof.: Bruno Steger CONVECÇÃO TÉRMICA

7 IRRADIAÇÃO TÉRMICA Ciências da Natureza – Física Prof.: Bruno Steger
Ocorre através de ondas eletromagnéticas ( ondas de calor ). Ocorre no vácuo. Quanto maior a temperatura do corpo, maior a intensidade e a frequência do calor irradiado. Todo bom absorvedor de calor é um bom emissor de calor. O corpo negro é o radiador perfeito.

8 estufas Ciências da Natureza – Física Prof.: Bruno Steger
O vidro é transparente a radiação solar, porém é opaco ao infravemelho.

9 Ciências da Natureza – Física
Prof.: Bruno Steger Garrafa térmica

10 Ciências da Natureza – Física
Prof.: Bruno Steger Questão 01 (ENEM) Disponível em: Acesso em: 28 jul A tirinha faz referência a uma propriedade de uma grandeza Física, em que a função do jornal utilizado pelo homem é a de A) absorver a umidade que dissipa calor. B) impedir que o frio do ambiente penetre. C) manter o calor do homem concentrado. D) restringir a perda de calor para o ambiente. E) bloquear o vento que sopra trazendo frio.

11 A) possui a propriedade de gerar calor.
Ciências da Natureza – Física Prof.: Bruno Steger QUESTÃO 02 (ENEM) Em dias com baixas temperaturas, as pessoas utilizam casacos ou blusas de lã com o intuito de minimizar a sensação de frio. Fisicamente, esta sensação ocorre pelo fato de o corpo humano liberar calor, que é a energia transferida de um corpo para outro em virtude da diferença de temperatura entre eles. A utilização de vestimenta de lã diminui a sensação de frio, porque A) possui a propriedade de gerar calor. B) é constituída de material denso, o que não permite a entrada do ar frio. C) diminui a taxa de transferência de calor do corpo humano para o meio externo. D) tem como principal característica a absorção de calor, facilitando o equilíbrio térmico. E) está em contato direto com o corpo humano, facilitando a transferência de calor por condução.

12 Ciências da Natureza – Física
Prof.: Bruno Steger QUESTÃO 03 (ENEM) Um aquecedor solar consiste essencialmente em uma serpentina de metal, a ser exposta ao sol, por meio da qual flui água a ser aquecida. A parte inferior da serpentina é soldada a uma chapa metálica, que é o coletor solar. A forma da serpentina tem a finalidade de aumentar a área de contato com o coletor e com a própria radiação solar sem aumentar muito o tamanho do aquecedor. O metal, sendo bom condutor, transmite a energia da radiação solar absorvida para as paredes internas e, daí, por condução, para a água. A superfície deve ser recoberta com um material, denominado material seletivo quente, para que absorva o máximo de radiação solar e emita o mínimo de radiação infravermelha. Os quadros relacionam propriedades de alguns metais/ligas metálicas utilizados na confecção de aquecedores solares:

13 Condutividade térmica (W/m K) Material seletivo quente
Ciências da Natureza – Física Prof.: Bruno Steger Material metálico Condutividade térmica (W/m K) Zinco 116,0 Aço 52,9 Cobre 411,0 Material seletivo quente Razão entre a absorbância de radiação solar e a emitância de radiação infravermelha A. Óxido e sulfeto de níquel e zinco aplicados sobre zinco 8,45 B. Óxido e sulfeto de níquel e zinco sobre ferro galvanizado 7,42 C. Óxido de cobre em alumínio anodizado 7,72 ACIOLI, J. L. Fontes de energia. Brasília: UnB, 1994 (adaptado). Os aquecedores solares mais eficientes e, portanto, mais atrativos do ponto de vista econômico, devem ser construídos utilizando como material metálico e material seletivo quente, respectivamente, A) aço e material seletivo quente A. B) aço e material seletivo quente B. C) cobre e material seletivo quente C. D) zinco e material seletivo quente B. E) cobre e material seletivo quente A.

14 A) Convecção e condução. B) Convecção e irradiação.
Ciências da Natureza – Física Prof.: Bruno Steger QUESTÃO 04 (ENEM) Disponível em: Acesso em: 14 jun Quais são os processos de propagação de calor relacionados à fala de cada personagem? A) Convecção e condução. B) Convecção e irradiação. C) Condução e convecção. D) Irradiação e convecção. E) Irradiação e condução.

15 considerando-se que a luz
Ciências da Natureza – Física Prof.: Bruno Steger QUESTÃO 05 (ENEM) Devido à sua resistência mecânica, baixa condutividade térmica e transparência à luz, o vidro tem sido cada vez mais utilizado na construção civil, aplicado em portas, janelas e telhados. Sua transparência é importante porque resulta em uma grande economia da energia elétrica usada na iluminação interna do ambiente. Microscopicamente, a transparência ocorre devido à forma com que a luz incidente interage com os elétrons dos átomos que compõem o material vítreo. A transparência pode ser explicada, considerando-se que a luz A) é absorvida pelos elétrons e transformada em calor. B) é absorvida pelos elétrons e reemitida em todas as direções. C) não é absorvida pelos elétrons e é espalhada em diversas direções. D) não é absorvida pelos elétrons e continua seu caminho em trajetórias regulares. E) é absorvida pelos elétrons e reemitida de volta pela mesma trajetória de onde veio.

16 A) igual no aquecimento e igual no resfriamento
Ciências da Natureza – Física Prof.: Bruno Steger Questão 06. (ENEM) Em um experimento, foram utilizadas duas garrafas PET, uma pintada de branco e a outra de preto, acopladas cada uma a um termômetro. No ponto médio da distância entre as garrafas, foi mantida acesa, durante alguns minutos, uma lâmpada incandescente. Em seguida, a lâmpada foi desligada. Durante o experimento, foram monitoradas as temperaturas das garrafas: a) enquanto a lâmpada permaneceu acesa e b) após a lâmpada ser desligada e atingirem equilíbrio térmico com o ambiente. A taxa de variação da temperatura da garrafa preta, em comparação à da branca, durante todo experimento, foi. A) igual no aquecimento e igual no resfriamento B) maior no aquecimento e igual no resfriamento. C) menor no aquecimento e igual no resfriamento. D) maior no aquecimento e menor no resfriamento. E) maior no aquecimento e maior no resfriamento.


Carregar ppt "Revisão Exame Nacional do Ensino Médio 2015"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google