A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Integração I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Integração I"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Integração I
Prof. Luiz Nacamura Júnior PROPPG - westphalen

2 Apresentação

3 Atribuições do Engenheiro de Computação
Definir, executar e coordenar projetos de software e/ou hardware; Projetar  e  construir  computadores,  periféricos  e  sistemas  que  integram hardware e software; Planejar,   implementar   e   configurar   redes   de   computadores   e   seus componentes, como roteadores e cabeamentos; Desenvolver  software  na  área  de  banco  de  dados,  analisar  sistemas, engenharia de software, além de linguagens de programação; Desenvolver  produtos  para  serviços  de  telecomunicações,  como  os  que fazem a interligação entre redes de telefonia; Desenvolver hadware e software de tempo real para aplicações específicas como por exemplo computação gráfica, projeto assistido por computador, inteligência computacional; Instalar, operar e realizar manutenção de sistemas nas áreas de controle de processos e automação; Atuar em atividades de ensino e pesquisa.

4 Ofícina de Integração I - Objetivo
Estimular a articulação entre conteúdos de diversas áreas do conhecimento na solução de problemas e no desenvolvimento de pesquisas, permitindo ao estudante construir uma formação geral e interdisciplinar, exercitar o trabalho em equipe, e se comunicar cientificamente.

5 Área do Conhecimento Consiste na representação do universo do conhecimento, em alguma  estrutura de classificação que permita organizar de maneira sistemática dados da produção científica publicada e de outras atividades de C&T, é instrumento  de importância  fundamental  para  as áreas de gestão e avaliação, assim como suporte representativo para a  formulação, implementação,  acompanhamento  e avaliação  de políticas públicas na área de C&T.

6 Área de Conhecimento Ciências Exatas e da Terra Ciências Biológicas
Engenharias Ciências da Saúde Ciências Agrárias Ciências Sociais Aplicadas Ciências Humanas Linguística, Letras e Artes Outros

7 Área de Conhecimento 1.00.00.00-3 Ciências Exatas e da Terra
Matemática Probabilidade e Estatística Ciência da Computação Teoria da Computação Computabilidade e Modelos de Computação Linguagem Formais e Autômatos Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação Lógicas e Semântica de Programas Matemática da Computação Matemática Simbólica Modelos Analíticos e de Simulação Metodologia e Técnicas da Computação Linguagens de Programação Engenharia de Software Banco de Dados Sistemas de Informação Processamento Gráfico (Graphics) Sistemas de Computação Hardware Arquitetura de Sistemas de Computação Software Básico Teleinformática

8 Ofícina de Integração I - Objetivo
Estimular a articulação entre conteúdos de diversas áreas do conhecimento na solução de problemas e no desenvolvimento de pesquisas, permitindo ao estudante construir uma formação geral e interdisciplinar, exercitar o trabalho em equipe, e se comunicar cientificamente.

9 Desenvolvimento de pesquisas
O objetivo de uma pesquisa é fundamentalmente a análise e interpretação do material coletado, aferição dos resultados e avaliação do avanço que ela representou para o crescimento científico da área. Pesquisa de mercado É uma importante ferramenta usada por empresas, que consiste no recolhimento de informações a respeito do mercado em que atua, dos concorrentes, clientes e fornecedores. Tem como objetivo ajudar nas decisões de marketing, melhorando consequentemente o desempenho da empresa. Pesquisa avançada Atualmente muitos sites (especialmente os motores de busca) têm a opção de fazer uma pesquisa avançada, que permite que os utilizadores procurem páginas que tenham um conteúdo específico. Pesquisa científica

10 Pesquisa Científica A pesquisa científica consiste em um processo metódico de investigação, recorrendo a procedimentos científicos para encontrar respostas para um problema. É obrigatório avaliar se o problema apresenta interesse para a comunidade científica e se constitui um trabalho que irá produzir resultados novos e relevantes para o interesse social.

11 Método científico Conjunto das normas básicas que devem ser seguidas para a produção de conhecimentos que têm o rigor da ciência, ou seja, é um método usado para a pesquisa e comprovação de um determinado conteúdo. Parte da observação sistemática de fatos, seguido da realização de experiências, das deduções lógicas e da comprovação científica dos resultados obtidos. Para diversos autores o método científico é a lógica aplicada à ciência. Trabalho sistemático, na busca de respostas às questões estudadas, é o caminho que se deve seguir para levar à formulação de uma teoria científica. É um trabalho cuidadoso, que segue um caminho sistemático. Ferramenta do pesquisador, que no fim de seu processo de pesquisa, explica e prevê um conjunto de ocorrências provenientes da aplicação de suas teses. Um artigo científico é o resultado de um estudo realizado e comprovado através do método científico. Forma de comprovar a veracidade de algumas teses desacreditadas pelo ceticismo. Em contraposição ao método científico, está o método empírico, que é baseado unicamente na experiência, sem nenhum processo científico.

12 Ofícina de Integração I - Objetivo
Estimular a articulação entre conteúdos de diversas áreas do conhecimento na solução de problemas e no desenvolvimento de pesquisas, permitindo ao estudante construir uma formação geral e interdisciplinar, exercitar o trabalho em equipe, e se comunicar cientificamente.

13 Trabalho em equipe É quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. Um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho, por obrigação, ou não. Possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada pessoa e ainda contribui para conhecer outros indivíduos e aprender novas tarefas. Saber trabalhar em equipe é outro fator importante, e uma característica essencial para profissionais e estudantes, as empresas valorizam muito pessoas que não pensam apenas na sua própria tarefa, e sim naqueles que pensam nos colegas e na empresa em si.

14 Ofícina de Integração I - Objetivo
Estimular a articulação entre conteúdos de diversas áreas do conhecimento na solução de problemas e no desenvolvimento de pesquisas, permitindo ao estudante construir uma formação geral e interdisciplinar, exercitar o trabalho em equipe, e se comunicar cientificamente.

15 Comunicar cientificamente
A comunicação científica é a divulgação dos resultados de uma pesquisa , que devem ser divulgados para atingirem seu objetivo. pode se dar de forma oral ou escrita. Como exemplos de Comunicação Científica Oral temos: seminários; palestras; conferências; apresentações em congressos (fórum clínico, fórum científico, tema livre); comunicação científica escrita pode ser classificada como: publicações preliminares (resumos em congressos, notícias na imprensa); publicações primárias (monografias, revistas, anais completos de congressos com artigos completos ; publicações secundárias (livros, revisões); apresentações em congressos (painel, mesa demonstrativa).

16 Comunicar cientificamente - Monografia
Estudo minucioso que se propõe esgotar um determinado tema. O seu caráter monográfico é um aval de sua qualidade e sua contribuição no avanço científico, onde há lugar tanto para a argumentação puramente dedutiva, interpretativa como para o raciocínio indutivo baseado na observação e na experimentação. O objetivo de uma pesquisa é fundamentalmente a análise e interpretação do material coletado, aferição dos resultados e avaliação do avanço que ela representou para o crescimento científico da área. O nível de profundidade com que o trabalho científico é realizado pode determinar o caráter científico da monografia: Trabalho de iniciação científica Trabalho de conclusão de curso (graduação) Monografia para conclusão de curso de especialização Dissertação de mestrado Tese de doutorado Observações Técnicas Específicas

17 Síntese Leitura Escrita Apresentação Oral Trabalho em Equipe

18 ? ? ? ? Metodologia Anterior Consulte a página ou o Site !
Elabore um projeto de Pesquisa Escreva uma artigo cientifico Desenvolva um projeto Elabore um plano de negócio ? ? ? ? Consulte a página ou o Site !

19 O que é ser um engenheiro
O engenheiro usa seus conhecimentos técnicos e empíricos para resolver, adaptar, desenvolver e aperfeiçoar mecanismos, produtos, estruturas e processos para atender a demanda da sociedade.

20 O que é isto ? É um celular !

21 O que é isto ? É um iPhone!

22 É um iphone 6 com 64GB, iOS 8, 4G, Wi-Fi Câmera 8MP.
O que é isto ? É um iphone 6 com 64GB, iOS 8, 4G, Wi-Fi Câmera 8MP.

23 HDR automático para fotos;
O que é isto ? iPhone 6 com 64GB, iOS 8, 4G, Wi-Fi, Câmera 8MP, tela de retina, Chip A8 com arquitetura 64 bits, Dual Core, Bateria de íon de lítio recarregável, câmera iSight de 8 megapixels com pixels de 1,5; Foco automático com Focus Pixels; Abertura /2.2; Flash True Tone; Lente de cinco elementos; Filtro IV híbrido; Sensor de retroiluminação; Lente de cristal safira; Estabilização automática de imagem; HDR automático para fotos; Detecção de rostos aprimorada; Controle de exposição; Panorama (até 43 megapixels); Modo contínuo; Um toque para o foco; Fotos com localização geográfica; Timer,

24 Televisão

25 Características Conectores HDMI Conectores USB Conectividade Wi-Fi
Qual conexão escolher? HDMI, VGA, DVI ou DisplayPort? Vídeo Componente Conectores USB Conectividade Wi-Fi Tipos de painéis de LEDs Plataformas inteligentes (SMART TV) Chromecast

26 Vamos exercitar Roteadores WIFI
Computadores (Dê ênfase as processadores)


Carregar ppt "Oficina de Integração I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google