A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CULTURA : um conceito antropológico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CULTURA : um conceito antropológico"— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA : um conceito antropológico
Confúcio quatro séculos antes de Cristo, teria anunciado que “ A natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantém separados”. (LARAIA,1996,p.10)

2 Heródoto ( a.C), um historiador grego, preocupou-se com o tema descrevendo o sistema social dos lícios: Eles tem um costume singular que diferem de outras nações do mundo. Tomam o nome da mãe, e não do pai. Se perguntar quem é ele reponde dando o seu próprio nome e o de sua mãe, e assim por diante, na linha feminina.

3 Ao considerar os costumes dos lícios diferentes de “ todas as outras nações do mundo”, Hérodoto estava tomando por referencia a própria sociedade patrilineal. O padre José de Anchieta ( ), ao contrario de Herodóto, se surpreendeu com os costumes patrilineares dos índios Tupinambá e escreveu aos seus superiores: O verdadeiro parentesco vem por parte dos pais.

4 Entre os ciganos da Califórnia, a obesidade é considerada como um indicador da virilidade, mas também é utilizada para conseguir benefícios juntos aos programas governamentais de bem –estar social, que a consideram como uma deficiência física. A carne de vaca é proibida aos hindus, da mesma forma que a de porco é interditada aos muçulmanos. O nudismo é uma prática tolerada em certas praias européias, enquanto, enquanto nos países islâmicos, de orientação xiita, as mulheres mal podem mostrar o rosto em público.Neste países o adultérios é uma contravenção grave que pode ser punida com a morte ou longos anos de prisão.

5 Cultura brasileira Em algumas regiões do Norte do Brasil a gravidez é considerada como uma enfermidade, e o ato de parir é denominado “descansar”.No Sul do pais, para se referir à morte ( fulano descansou, isto é morreu). Há também uma diversidade de interdições alimentares que consideram perigoso o consumo conjunto de certos alimentos que isoladamente são inofensivos, como a manga com leite entre outros.

6 Os exemplos apresentados servem para mostrar que as diferenças do comportamentos entre os homens não são explicadas através das diversidades biológicas, os antropólogos são convencidos que o determinismo genéticos não são determinantes das diferenças culturais. O determinismo geográfico, povos que habitam ambientes geograficamente muito semelhantes, tendo flora e fauna semelhantes. Era de esperar que as respostas culturais parecidas. ( os esquimós e lapões ) Os esquimós constroem suas casa, ( cortando gelo ) e forrada com peles de animais, quando mudam leva somente os pertences pessoais. Os lapões que vivem em tendas, quando desejam mudar, desmonta e leva toda a estrutura da tenda para um novo sitio. ( tendas de pele de rena )

7 Habitantes da calota polar norte: lapões e esquimós
Lapões habitantes norte da Europa. Esquimós habitantes do norte da América.

8 As diferenças existentes entre os homens, não podem ser explicadas em termos biológicos e nem geográficos. Este ser frágil e desprovido de insignificante força física, dominou a natureza e se transformou num temível predador. Sem asas dominou os ares, sem guelras conquistou os mares. E se difere dos outros animais porque tem cultura. Mas o que é mesmo cultura?

9 Algumas contribuições de Leslie White sobre o conceito de cultura:
Culturas são mais do que herança genética, que determina o comportamento do homem e justifica as suas realizações. Culturas são sistemas ( de padrões de comportamento socialmente transmitidos) que servem para adaptar as comunidades humanas aos seus embasamento biológicos. O homem foi capaz de romper as barreiras das diferenças ambientais e transformar toda terra em seu habitat.

10 Idéias sobre a origem da cultura
Um das primeiras preocupações dos estudiosos refere-se a sua origem. Claude Lévis- Strauss, um antropólogo Francês, considera que a cultura surgiu no momento em que o homem convencionou a primeira regra, a primeira norma. Segundo o autor, seria a proibição do incesto, padrão de comportamento comum e todas as sociedades humanas. Todas proíbem as relações sexual de um homem com certas categorias de mulheres ( a mãe, a filha e a irmã.)

11 Reflexão sobre determinadas atividades da fisiologia humana
As pessoas de culturas diferentes riem de coisas diversas: ( depende da cultura de cada um ) As piada brasileiras são temperada por uma boa dose de sexo; As americanas são fartas de arremesso de bolos e tortas nos adversários.

12 Marcel Mas (1872-1950) Noções de técnicas corporal
Ele analisa as formas como os homens de diferentes sociedades, sabem servir-se de seus corpos. As formas como se senta na mesa para comer; As técnicas do nascimento e da obstetrícia; (Entre os Tupis e outros índios brasileiros a posição é de cócoras),em pé ( Índia ). Nós brasileiras deitada de costas;

13 Dentro de uma mesma cultura, a utilização do corpo é diferenciada pelo sexo:
As mulheres sentam e caminham deferente dos homens, ambos tem os mesmo equipamentos anatômicos, mas utilizados de maneira diferente; Um fato que deve ser destacado: O homem vê o mundo através da sua cultura, como conseqüência considera seu modo de vida o mais correto, tal tendência denominamos de etnocentrismo. Causadores de muitos conflitos sociais.

14 A cultura é dinâmica Destacamos algumas consideradas importantes:
A invenção do avião; A pílula anticoncepcional; As maneira formais de se vestir homens e mulheres; A vida cotidiana dos nossos pais e as nossos na atualidade.

15 AS CULTURAS POPULARES As culturas populares são, por definição,cultura de grupos sociais subalternos. Elas são construídas em situação de dominação. Para Michel de Certeau (1980), a define como a cultura popular como cultura das pessoas comuns, fabricada no cotidiano, nas atividades banais e renovada a cada dia. Os dominados reagem a imposição cultural pela ironia, pela provocação. Embora fomos ensinados a ter um modo e vida refinado civilizado e eficiente “culto” as culturas populares pontilham nosso cotidiano.

16 Samba, frevo, maracatu, vatapá, tutu de feijão cuscuz, seresta, repente folheto de cordel,, congada, reisado, bumba-meu-boi, boneca de pano, colher de pau, moringa peneira carnaval, procissão, benzimento, quebrante, simpatia e chá de ervas entre outras.

17 Referencias CUCHE, Denys. A Noção de Cultura nas Ciências Sociais. Bauru: Edusc, 1999 LARAIA, Roque Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,


Carregar ppt "CULTURA : um conceito antropológico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google