A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão Exame Nacional do Ensino Médio 2015

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão Exame Nacional do Ensino Médio 2015"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão Exame Nacional do Ensino Médio 2015
Ciências da Natureza Biologia - Camacho AULA 1

2 - FORMAÇÃO GEMELAR EM MAMÍFEROS - ANEXOS EMBRIONÁRIOS
Ciências da Natureza – Biologia Prof.: Camacho - FORMAÇÃO GEMELAR EM MAMÍFEROS - ANEXOS EMBRIONÁRIOS

3 FORMAÇÃO GEMELAR EM MAMÍFEROS
Ciências da Natureza – Biologia Prof.: Camacho FORMAÇÃO GEMELAR EM MAMÍFEROS

4 Ciências da Natureza – Biologia
Prof.: Camacho

5 BLÁSTULA DE UM MAMÍFERO - BLASTOCISTO
Ciências da Natureza – Biologia Prof.: Camacho BLÁSTULA DE UM MAMÍFERO - BLASTOCISTO

6 Ciências da Natureza – Biologia
Prof.: Camacho

7 Ciências da Natureza – Biologia
Prof.: Camacho GÊMEOS POLIVITELINOS OU POLIZIGÓTICOS OU FRATERNOS PLACENTAS DIFERENTES

8 PLACENTAS DIFERENTES MESMA PLACENTA
Ciências da Natureza – Biologia Prof.: Camacho GÊMEOS UNIVITELINOS OU MONOZIGÓTICOS OU IDÊNTICOS PLACENTAS DIFERENTES MESMA PLACENTA

9 GÊMEOS SIAMESES OU XIFÓPAGOS
Ciências da Natureza – Biologia Prof.: Camacho GÊMEOS SIAMESES OU XIFÓPAGOS

10 Ciências da Natureza – Biologia
Prof.: Camacho

11 Ciências da Natureza – Biologia
Prof.: Camacho

12 Ciências da Natureza – Biologia
Prof.: Camacho

13 Ciências da Natureza – Biologia
Prof.: Camacho

14 O filme Gattaca (direção de Andrew Niccol, EUA, 1997) apresenta
Ciências da Natureza – Biologia Prof.: Camacho QUESTÃO 01 O filme Gattaca (direção de Andrew Niccol, EUA, 1997) apresenta uma sociedade na qual os indivíduos são identificados pelo seu DNA. As personagens da estória não usam documentos ou crachás para identificação e acesso a prédios e repartições; apenas encostam a ponta do dedo em um equipamento que recolhe uma gota de sangue e a identificação é feita com um teste de DNA. Na vida real e cotidiana já se utilizam equipamentos para identificação que dispensam a apre- sentação de documentos. Em portarias de alguns clubes, por exem- plo, um aparelho acoplado a um computador faz a leitura de nossas impressões digitais, dispensando a apresentação da “carteirinha”. Considerando dois irmão gêmeos e a eficácia dos dois equipamentos citados em diferenciá-los, é possível concluir-se que

15 ambos os equipamentos poderão diferenciá-los, mesmo que
Ciências da Natureza – Biologia Prof.: Camacho ambos os equipamentos poderão diferenciá-los, mesmo que os irmãos gêmeos sejam monozigóticos. b) os equipamentos só poderão diferenciá-los se os irmãos forem gêmeos monozigóticos. c) se os irmãos forem gêmeos monozigóticos, apenas o equipa- mento do filme poderá diferenciá-los. d) se os irmãos forem gêmeos monozigóticos, apenas o equipa- mento do clube poderá diferenciá-los. e) nenhum dos equipamentos poderá diferenciá-los , quer os ir- mãos sejam monozigóticos ou dizigóticos.

16 a) divisão do feto em gestação em dois indivíduos separados.
Ciências da Natureza – Biologia Prof.: Camacho QUESTÃO 02 (ENEM) Os gêmeos sempre exerceram um fascínio para a maioria das pessoas, especialmente os monozigóticos ou idênticos. Parte desse interesse está relacionada ao fato de que esses indivíduos representam a manifestação natural que mais se aproxima da clonagem na espécie humana. O mecanismo que está associado com a formação dos indivíduos citados é a a) divisão do feto em gestação em dois indivíduos separados. b) divisão do embrião em dois grupos celulares independentes. c) fecundação de um óvulo por dois espermatozoides diferentes. d) ocorrência de duas fecundações simultâneas no útero materno. e) fertilização sucessiva de dois óvulos por um único espermatozoide.

17 Ciências da Natureza – Biologia
Prof.: Camacho ANEXOS EMBRIONÁRIOS

18 Ciências da Natureza – Biologia
Prof.: Camacho

19 Ciências da Natureza – Biologia
Prof.: Camacho PEIXES SACO VITELINO

20 Ciências da Natureza – Biologia
Prof.: Camacho

21 Ciências da Natureza – Biologia
Prof.: Camacho RÉPTEIS, AVES E MAMÍFEROS MONOTREMADOS

22 Ciências da Natureza – Biologia
Prof.: Camacho DEMAIS MAMÍFEROS 1 - ÚTERO 2 - CÓRION 3 - ÂMNION 4 – SACO VITELINO 5 - PLACENTA 6 - ALANTOIDE

23 Ciências da Natureza – Biologia
Prof.: Camacho Placenta

24 Ciências da Natureza – Biologia
Prof.: Camacho

25

26 Ciências da Natureza – Biologia
Prof.: Camacho

27 Ciências da Natureza – Biologia
Prof.: Camacho

28 Ciências da Natureza – Biologia
Prof.: Camacho

29 Ciências da Natureza – Biologia
Prof.: Camacho

30 vertebrados farão parte do seu corpo, como, por exemplo, os anexos
Ciências da Natureza – Biologia Prof.: Camacho QUESTÃO 01 Nem todas as estruturas geradas durante o desenvolvimento embrionário dos vertebrados farão parte do seu corpo, como, por exemplo, os anexos embrionários. Essas estruturas estão presentes em peixes, répteis, aves e mamíferos, sendo originadas dos folhetos germinativos. Os anexos embrionários não são mantidos por toda a vida dos seres vivos, mas são fundamentais para o desenvolvimento do embrião. Por exemplo, eles forne- cem uma reserva nutritiva ou proteção mecânica ao embrião em formação. Dependendo do animal, considerando principalmente seu modo de vida, cada anexo tem um nível de importância.

31 A respeito disso pode-se concluir que
Ciências da Natureza – Biologia Prof.: Camacho A respeito disso pode-se concluir que a vesícula vitelina é bem desenvolvida nos peixes, répteis e aves, ao contrário da maioria dos mamíferos. na maioria dos mamíferos, o alantóide tem a função de armazenar excretas nitrogenadas, pois estas são muito tóxicas para o embrião. a vesícula vitelina dos vertebrados contém, no seu interior, o vitelo, uma substância líquida cuja principal função é proteger o embrião contra choques mecânicos. o âmnio é uma membrana que delimita a cavidade amniótica e está presente em todos os vertebrados. a notocorda é um anexo embrionário presente apenas nos vertebrados cordados.

32 A gema do ovo de galinha armazena uma grande quantidade de vitelo para
Ciências da Natureza – Biologia Prof.: Camacho QUESTÃO 02 A gema do ovo de galinha armazena uma grande quantidade de vitelo para suprir as necessidades nutricionais do embrião. Em contraste, organismos muito maiores, como por exemplo o ser humano, apresentam ovos microscópicos, os quais, obviamente, têm uma capacidade muito reduzida de armazenagem de nutrientes. Esse aparente contra-senso desfaz-se ao considerarmos a) a presença de placenta em humanos. b) a diferente composição das reservas nutricionais do ovo de galinha e dos ovos humanos. c) as estruturas adaptadas à fecundação interna nos humanos. d) a diferença no tempo de incubação do ovo de galinha e a gestação humana. e) os diferentes tipos de segmentação dos ovos de aves e humanos.

33 Um fóssil altamente bem conservado, de 380 milhões de anos, acha-
Ciências da Natureza – Biologia Prof.: Camacho QUESTÃO 03 Um fóssil altamente bem conservado, de 380 milhões de anos, acha- do no noroeste da Austrália, é agora o exemplo mais antigo de uma mãe grávida vivípara. Ciência Hoje, julho de 2008 O estudo dos fósseis é de fundamental importância para a ciência pois per- mite que sejam estabelecidas as relações filogenéticas entre os grupos de seres vivos. Com base nas informações acima pode-se inferir que

34 o fóssil provavelmente é de um mamífero, uma vez que a vivipari-
Ciências da Natureza – Biologia Prof.: Camacho o fóssil provavelmente é de um mamífero, uma vez que a vivipari- dade é característica exclusiva desse grupo. b) a presença de um saco vitelínico no embrião fóssil seria uma ca- racterística segura para determinar o fóssil como vivíparo. c) a conclusão de que o fóssil é de um animal vivíparo veio da obser- vação de que o embrião estava se desenvolvendo dentro do corpo da mãe. d) uma das características que levaria à conclusão de que se tratava de um animal vivíparo seria a presença de um resquício de cordão umbilical. e) o fóssil em questão poderia também ser de um animal ovovivíparo, pois, assim como os vivíparos, os ovovivíparos apresentam nutrição maternal durante o desenvolvimento embrionário.

35 Nascimentos de duas crianças gêmeas monozigóticas normais
Ciências da Natureza – Biologia Prof.: Camacho QUESTÃO 03 Nascimentos de duas crianças gêmeas monozigóticas normais representam cerca de 25% dos casos de gêmeos e, como são provenientes de um único ovócito, possuem patrimônio genético idêntico. Com relação a esse exemplo de gêmeos, é CORRETO afirmar que: a) apresentam uma ou duas placentas e são sempre do mesmo sexo. b) compartilham o mesmo alantóide, mas não o saco vitelínico. c) formam sempre dois córions, mas não cavidades amnióticas duplas. d) um único cordão umbilical comunica os dois embriões com a mãe. e) como são dois embriões, o saco vitelínico é muito desenvolvido.


Carregar ppt "Revisão Exame Nacional do Ensino Médio 2015"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google