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Comunicação e Redação Empresarial

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Apresentação em tema: "Comunicação e Redação Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação e Redação Empresarial
RELATÓRIOS

2 Comunicação e Redação Empresarial
RELATÓRIO Uma empresa precisa ter memória. A razão da existência dos relatórios é lógica: nenhuma empresa pode sobreviver dependendo unicamente das informações guardadas nas mentes dos seus funcionários.

3 Comunicação e Redação Empresarial
RELATÓRIO O relatório é um documento apresentado com simplicidade, objetividade e didática. Deve ser simples porque tratará sobre assuntos da empresa e também precisará ser entendido por qualquer pessoa. Deve ser objetivo porque avaliações de natureza subjetiva podem comprometer o conteúdo técnico apresentado.

4 Elementos Obrigatórios
Comunicação e Redação Empresarial RELATÓRIO Elementos Obrigatórios Capa Resumo Índice Introdução Objetivo Desenvolvimento Resultados Conclusão

5 Comunicação e Redação Empresarial
RELATÓRIO Elementos opcionais Comentários Simbologia Referências Tabelas Anexos

6 Comunicação e Redação Empresarial
CAPA Autor: seu nome Empresa: o nome da sua empresa. Departamento: nome do seu departamento Título: dê um título ao seu relatório Local e data: por extenso

7 Comunicação e Redação Empresarial
RESUMO É o conteúdo sintetizado em um ou dois parágrafos. Destina-se à consulta rápida de quem recebe e também para que saiba rapidamente se é de seu interesse, sem precisar ler o documento por completo.

8 Comunicação e Redação Empresarial
ÍNDICE Enumera os assuntos tratados no documento. Também serve para consulta rápida, indicando numeração de páginas para facilitar a procura de quem desejar informações detalhadas de cada item.

9 Comunicação e Redação Empresarial
INTRODUÇÃO É o momento que o assunto do relatório será introduzido, portanto o texto deve ser objetivo e conciso, pois o detalhamento do tema será abordado no desenvolvimento. Não deve repetir o resumo nem dar detalhes sobre a teoria, o método ou os resultados, nem antecipar as conclusões.

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OBJETIVO É a definição precisa do que está sendo relatado. Caso exista mais de um objetivo, é recomendável numerá-los.

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DESENVOLVIMENTO É a descrição apresentada com texto simples e didático explicando quais foram os métodos utilizados para o trabalho. O desenvolvimento textual do trabalho pode-se dividir em quantas seções e subseções forem necessárias para melhor detalhamento do conteúdo.

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RESULTADOS É a apresentação organizada de tudo o que o autor conseguiu com o trabalho realizado, indicando as constatações alcançadas. Os resultados podem ser apresentados em forma de tabelas e gráficos – que deverão vir destacadas no texto. Ex: Tabela 1 – Meta de Vendas setembro/2013.

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CONCLUSÃO Resumo de tudo o que foi dito, reforçando a adequação do trabalho ao objetivo que quis estudar, a validade dos métodos e processos de elaboração, e indicando se os resultados foram satisfatórios ou não.

14 Comunicação e Redação Empresarial
ANEXO / TABELAS No caso de documentos que não são parte do assunto principal do relatório, mas que podem ajudar na interpretação do conteúdo, recomenda-se agrupá-los ao final do documento como anexos e tabelas.

15 Comunicação e Redação Empresarial
REFERÊNCIAS De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas quando for utilizado alguma publicação como referência, esta deverá ser descrita ao final do relatório da seguinte maneira: Autor. Título. Edição (a partir da 2a.). Cidade: Editora, ano de publicação. Ex: NOGUEIRA, R. P. A saúde pelo avesso. Natal: Seminare, 2003.

16 Comunicação e Redação Empresarial
NORMAS E PADRÕES ABNT

17 Comunicação e Redação Empresarial
A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas. Uma entidade privada, sem fins lucrativos que é responsável pela normatização técnica no Brasil desde 1940 e tem a função de fornecer a base normativa ao desenvolvimento tecnológico do país.

18 Comunicação e Redação Empresarial
A formatação de trabalhos científicos e acadêmicos, monografias e outros segue as normas estabelecidas pela ABNT como maneira de padronizar e facilitar o entendimento.

19 Comunicação e Redação Empresarial
Tamanho do papel: A4 (21,0 cm x 29,7 cm); Margens: 3cm superior e esquerda, 2cm inferior e direita.

20 Comunicação e Redação Empresarial
Tamanho do papel: A4 (21,0 cm x 29,7 cm); Margens: 3cm superior e esquerda, 2cm inferior e direita.

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Tipo de fonte: TMN ou Arial. Cor: preta Tamanho da fonte do corpo do texto: 12 Tamanho da fonte 10 para: Citações longas; Notas de rodapé; Legendas; Paginação.

22 Comunicação e Redação Empresarial
1 TÍTULO (Deve ser colocado em maiúsculas e em negrito) 1.1 Subtítulo (Pode ser escrito em todo em maiúsculas, ou apenas a primeira letra. Também usa negrito) Subdivisão do subtítulo (Tem apenas a primeira letra em maiúscula e aparecem em negrito)  (igual ao anterior) 

23 Comunicação e Redação Empresarial
Espaçamento entre linhas 1,5 para todo corpo do texto. E de 1,0 (simples) para: Citações diretas (mais de 3 linhas); Notas de rodapé; Legendas dos elementos especiais (gráficos, figuras, quadros e tabelas) Referências Bibliográficas

24 Comunicação e Redação Empresarial
A numeração deve aparecer a partir dos elementos “textuais”, ou seja, da introdução até o final do trabalho. As páginas pré-textuais são contadas, mas não numeradas. A posição da paginação deve ser à 2cm da borda superior direita da folha.

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