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Programa Pró Equidade de Gênero e Diversidade da Eletronorte Seminário: El impacto productivo de la equidade em el mundo empresário Buenos Aires – 12 de.

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1 Programa Pró Equidade de Gênero e Diversidade da Eletronorte Seminário: El impacto productivo de la equidade em el mundo empresário Buenos Aires – 12 de junho de 2008

2 O Desafio na Eletronorte ÁREA ELETROGEOGRÁFICA Área total em km 2: 5.11 milhões 59,8% da área do Brasil Amazônia: 23,3 milhões hab População Atendida com Energia Elétrica: 15,83 milhões hab População Atendida da Eletronorte: 14,41 milhões hab FORÇA DE TRABALHO: (quadro próprio) Aprox. 1000(terceirizados) 437 Estagiários (as) 120 Jovens Aprendizes Dados maio/2007

3 Corpo Funcional – Distribuição por Sexo

4 Fonte:GSP Distribuição por tipo de cargo e sexo

5 Laboratório Central – Ensaios Quimicos Laboratório Central - Ensaios Elétricos Usina de Tucuruí – Operadora de Linha Transmissão Usina de Tucurui Manutenção de Linha Transmissão Mulheres Trabalhando nas Áreas Operacionais

6 Tucuruí Ilha de Germoplasma – Eng. Ambiental Operadora de Linha de Transmissão Tucuruí Ilha de Germoplasma – Biologa Mulheres Trabalhando nas Áreas Operacionais

7 Dra. Marina - Dentista do Trabalho Edoth Burle - Assistente Social Denise - Assistente Administrativo Sonia Maria – Analista de Suprimento Mulheres Trabalhando nas Áreas Administrativas

8 Mulheres em Funções Gerenciais Maria Madalena - Gerência de Documentação Abadia - Gerencia de Licitação e Contratos Zimir - Gerência Financeira Maria de Lourdes – Gerência de Comercialização de Energia

9 Fonte:GSP Distribuição por níveis de remuneração e sexo

10 CONTEXTO SÓCIO - HISTÓRICO 1ª. Edição As situações de desigualdades entre homens e mulheres são concebidas como atos involuntários, intencional, não assumida. Existência de iniciativas não legitimadas - Movimento Sindical - com ênfase às regras proibitivas. Os dados da Ficha Perfil provoca uma mudança no olhar da empresa. É preciso investir em gestos concretos, procedimentos, políticas, estimular novas práticas. 2ª. Edição – 2007 A empresa passa a reconhecer institucionalmente que existem as desigualdades de gênero e os efeitos negativos para a sustentabilidade de seus negócios comprometendo sua imagem. Inicia um processo de rompimento com a invisibilidade das mulheres.

11 METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO E MONITORAMENTO Criação e instalação de um Comitê de Gênero e Diversidade com representatividade corporativa Análise da Ficha Perfil identificando os pontos mais vulneráveis Benchmarketing – identificamos as melhores iniciativas no setor Ênfase nos aspectos culturais, psicológicos e nos efeitos presentes da discriminação do passado - regime escravocrata e patriarcal Promoção efetiva dos princípios da diversidade e do pluralismo para alcançar transformações de ordem cultural, pedagógica e psicológica Inclusão do Programa como uma Ação Estratégica no Planejamento Empresarial – Garantir o atendimento dos requisitos sócio ambientais do negócio Definição de um Indicador de Gênero e Diversidade como ferramenta de gestão do Plano de Ação

12 Indicador: EGD – Equidade de gênero e diversidade Responsável: Gleide Avaliação: Anual Descrição do indicador: Medição do atendimento dos critérios específicos de equidade de gênero e diversidade estabelecidos. F reqüência de apuração : Trimestral Unidade: % Meta e prazo: Ano 2008 – 100% Fontes de dados: 1 - Programa Pró – Eqüidade de gênero SPM - Governo Federal. 2 – Requisitos Legais: Convenções Internacionais, Legislação Federal, Estadual e Municipal. Melhor METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO MONITORAMENTO

13 10-Garantir o atendimento aos requisitos socioambientais do negócio RSN Requisitos socioambientais IEGA Índice de Eficiência de Gestão Ambiental ICA Resolução de não-conformidades RLO Requisitos da Licença de Operação TISB Tratamento aos impactos sociais das barragens RSE Responsabilidade Sócio Empresarial BSA Balanço socioambiental EGD Equidade de Gênero e Diversidade Indicador de resultado Indicador de Tendência DIMENSÃO SOCIAL DIMENSÃO AMBIENTAL Peso da dimensão para Indústria - DJSI (2006) Econômica = 30,5% Ambiental = 38,5% Social = 31%

14 PLANO DE AÇÃO Objetivo: Reafirmar o compromisso da Eletronorte com a construção de uma cultura organizacional pautada nos princípios da equidade e diversidade, para a promoção de novas práticas de gestão pessoas com oportunidades iguais e respeito às diferenças; Princípios e Diretrizes do Plano: Igualdade e respeito à diversidade; Equidade de Gênero; Autonomia das Mulheres; Justiça Social; Participação e Controle Social ;

15 PLANO DE AÇÃO 2007 – 2010 Responsabilidades do Plano de Ação: Comitê de Gênero e Diversidade da empresa formado por representantes de todas as Diretorias incluindo sede e Unidades Descentralizadas; Divulgação do Plano: é de responsabilidade da Comunicação Empresarial em parceria com a Coordenação do Programa e o Comitê de Gênero; Ações de Fortalecimento Institucional: parcerias com órgãos governamentais, entidades da sociedade civil, instituições de ensino e organizações de classe entre outras.

16 PLANO DE AÇÃO Principais Ações/Resultados Atualização do Cadastro da Força de Trabalho com o recorte de raça/cor, etnia, regionalidade e deficiência física Inclusão do Tema Saúde e Segurança da Mulher Eletricitária nas SIPATs – Produção da I Cartilha sobre o tema Inclusão da Equidade no Credo da empresa como um valor

17 Principais Ações/Resultados Inclusão de Cláusulas Afirmativas para a Promoção da Equidade no Código de Ética Inclusão do Tema Gênero e Diversidade na Pesquisa de Clima Organizacional Inclusão do Tema Gênero e Diversidade no Plano de Comunicação e Plano Diretor de Educação Realização da I Pesquisa Interna de Opinião sobre Gênero e Diversidade

18 Principais Ações/Resultados Inclusão do Tema Assédio Moral e Sexual – Preconceito e Discriminação no Encontro das (os) Secretárias (os) Inclusão do Programa Pró – Equidade no Treinamento Introdutório para os novos empregados, estagiários e jovens aprendizes Inclusão da Semana da Mulher e do Dia Consciência Negra no calendário institucional da empresa. Realização de 16 Oficinas temáticas com a força de trabalho

19 Principais Ações/Resultados Formação de 63 empregadas (os) como facilitadoras (es) das Oficinas Realização do I Curso de Formação Gerencial para Mulheres no Serviço Público – 28 empregadas Criação e Implantação de da Identidade Visual Criação de um banco de profissionais especialistas em gênero e diversidade na Universidade Corporativa

20 12 de Dezembro 2006

21 Oficinas de Sensibilização para Construção da Identidade de Gênero, Raça e Etnia. ESTAGIÁRIOS(AS) SEDE FORMAÇÃO DE FACILITADORES(AS) SEDE ESTAGIÁRIOS(AS) CAP ESTAGIÁRIOS(AS) CMA ESTAGIÁRIOS(AS) CMT ESTAGIÁRIOS(AS) CTC

22 Palestras sobre Trabalho Decente e Eqüidade XII PIQ PAINEL INTERNO DA QUALIDADE/2006 SIPAT – MACAPÁ/2006 PIM – MATO GROSSO/2007

23 Cursos de Capacitação de Facilitadores(as) para Oficina de Construção da Identidade de Gênero, Raça e Etnia: Belém/Pa e Brasília/Df BELÉMBELÉM BRASÍLIABRASÍLIA

24 1º. Curso de Formação de Mulheres Gerentes no Serviço Público Conteúdo Programático - 4 módulos: Institucional – Março / 08 Comportamental – Abril / 08 Gerencial – Maio / 08 Encontros de Aprendizagem – Coaching – Junho / 08 Carga Horária: 80h – Período: Março a Junho / 2008 Público Participante: 28 Mulheres Gerentes e/ou substitutas

25 BANNER CARTILHA GUIA DO FACILITADOR MENSAGEM Peças Publicitárias

26 PLANO DE AÇÃO Desafios – Ações e Metas para 2008 – 2010 Atualizar 100% do cadastro da força de trabalho nos quesitos raça / cor e deficiência física até dez/2008 Divulgar a Pesquisa de Opinião sobre Gênero e Diversidade na empresa até março 2009 Capacitar e qualificar 70% dos empregadas (os) para a aplicação dos princípios de igualdade de oportunidades, por meio da inclusão de atividades educativas com a temática de gênero e diversidade nos programas corporativos até dez/2008

27 PLANO DE AÇÃO Desafios – Ações e Metas para 2008 – 2010 Realizar Curso de Aperfeiçoamento para 50 facilitadores (as) internas até set/2008 Produzir permanentemente material de divulgação sobre o Combate as práticas de Discriminação no Trabalho – Agenda do Trabalho Decente do MTE Realizar 09 Seminários Estaduais de Fortalecimento do Programa Pró – Equidade de Gênero e Diversidade até junho de 2009.

28 PLANO DE AÇÃO Desafios – Ações e Metas para 2008 – 2010 Realizar Curso de Formação Básica para 60 empregados(as) como Facilitadores (as) das Oficinas de Construção da Identidade de Gênero, raça/cor e etnia até dez/2008 Realizar 01 Fórum interno para sensibilizar 60 Profissionais que atuam nas áreas de gestão de pessoas da empresa até agosto/2008

29 PLANO DE AÇÃO Desafios – Ações e Metas para 2008 – 2010 Realizar 01 Fórum interno para sensibilizar 60 Profissionais que atuam nas áreas de Comunicação e Relacionamento Empresarial da empresa até agosto/2008 Capacitar 80 gestores(as) da empresa na Temática de Gênero e Diversidade até dez/2008

30 Contatos: (61) / / Sala 201 – Bl B – Ed. Venâncio 3000 Equipe da Coordenação do Programa Pró-Eqüidade de Gênero na Eletronorte Gleide Almeida Brito Cynthia Chiarelli Daniela Olah Genilson P. da Silva Mariele Lima de Oliveira Estagiária Windson Araújo Estagiário


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