A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paradigmas das Linguagens de Programação - História

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paradigmas das Linguagens de Programação - História"— Transcrição da apresentação:

1 Paradigmas das Linguagens de Programação - História
Uma linguagem de programação pode ser considerada como um formalismo, um conjunto de regras baseadas em sintaxe e semântica com o intuito de fazer com que o computador execute e/ ou obedeça as nossas “ordens”. pela imensidão de linguagens existentes, existiu a necessidade de as agruparmos mediante as características e finalidades que cada uma das linguagens apresentava.

2 Paradigmas das Linguagens de Programação - História
Segundo Spinellis (1994), o termo paradigma é comumente utilizado para se referir a um conjunto de entidades que compartilham características comuns. Sendo assim, algumas linguagens de programação, pelas características que apresentam, são agrupadas ou identificadas num determinado paradigma de programação. Segundo Van Roy (2009), Um paradigma de programação é uma abordagem para a programação de um computador com base em teorias matemáticas ou conjuntos coerentes de princípios.

3 Paradigmas das Linguagens de Programação - História

4 Paradigmas das Linguagens de Programação - História
Segundo Maclennan (1999), a história das LP divide-se em cinco gerações: 1ª geração – marcada pelas linguagens orientadas a máquina; 2ª geração - marcada pelas linguagens que minimizam o uso de instruções GOTO; 3ª geração - marcada pelas linguagens cujo foco é agora voltado para a aplicação;

5 Paradigmas das Linguagens de Programação - História
Segundo Maclennan (1999), a história das LP divide-se em cinco gerações: 4ª geração - marcada pelas linguagens voltadas para a crescente abstracção de dados; 5ª geração - marcada pelo surgimento das linguagens funcionais, lógicas e orientadas a objectos.

6 Paradigmas das Linguagens de Programação - História
Tarefa: Fazer o Olá Mundo em binário Resumir toda a matéria de hoje e apresentar perante os colegas

7 Paradigmas das Linguagens de Programação - História
DÚVIDAS

8 Paradigmas das Linguagens de Programação - FORTRAN
O nome da linguagem (FORTRAN) é derivado de “FORrmula TRANslation”, e foi desenvolvida pela IBM entre 1954 e 1957. A intenção era de traduzir equações científicas para serem interpretadas por computadores. As versões mais recentes da linguagem apresentam características de programação estruturada e orientada a objectos, por este facto, FORTRAN é declarada uma linguagem multiparadigma.

9 Paradigmas das Linguagens de Programação - FORTRAN
CARACTERÍSTICAS Em FORTRAN existem basicamente duas formas de se escrever um programa: com formulário fixo (‘fixed form’) ou com formulário livre (‘free form’). Sendo este segundo disponível apenas para os compiladores mais novos que suportam a programação em FORTRAN 90. Em FORTRAN a letra ‘c’ ou o caractere ‘*’ na primeira coluna indica que toda a linha é um comentário.

10 Paradigmas das Linguagens de Programação - FORTRAN
CARACTERÍSTICAS As variáveis podem ser inteiras, reais ou literais. A declaração de uma variável deve vir antes que ela seja usada, se isto não ocorrer o compilador assumirá que as variáveis que começam com as letras I até N como inteiras (INTEGER*4) e todas as outras como reais (REAL*4). Funções e sub-rotinas podem ser usadas para economizar espaço e tempo de programação já que podem ser usadas várias vezes num mesmo programa.

11 Paradigmas das Linguagens de Programação - FORTRAN
CARACTERÍSTICAS Na maior parte dos programas é preciso haver uma interação entre o programa e o usuário. Essa interação pode ser feita em FORTRAN pelos comandos de leitura e escrita de dados. Outra característica do FORTRAN é que permite a criação de programas que primam pela velocidade de execução. Por este facto, é usado em aplicações científicas computacionalmente intensivas como meteorologia, oceanografia, física, astronomia, geofísica, engenharia, economia entre outros.

12 Paradigmas das Linguagens de Programação - FORTRAN
CARACTERÍSTICAS Na maior parte dos programas é preciso haver uma interação entre o programa e o usuário. Essa interação pode ser feita em FORTRAN pelos comandos de leitura e escrita de dados. Outra característica do FORTRAN é que permite a criação de programas que primam pela velocidade de execução. Por este facto, é usado em aplicações científicas computacionalmente intensivas como meteorologia, oceanografia, física, astronomia, geofísica, engenharia, economia entre outros.

13 Paradigmas das Linguagens de Programação - FORTRAN
PROGRAM Triangulo IMPLICIT NONE REAL :: a, b, c, Area PRINT *, 'Entre com os valores de comprimento& &dos 3 lados do triângulo.' READ *, a, b, c PRINT *, 'Area do triângulo: ', Area(a,b,c) CONTAINS FUNCTION Area(x,y,z) REAL :: Area ! Tipo da função REAL, INTENT( IN ) :: x, y, z REAL :: theta, height theta = acos((x**2+y**2-z**2)/(2.0*x*y)) height = x*sin(theta); Area = 0.5*y*height END FUNCTION Area END PROGRAM Triangulo

14 Paradigmas das Linguagens de Programação -
Possui a estrutura principal de programação FORTRAN: PROGRAM; Uma estrutura auxiliar: FUNCTION, definida dentro da estrutura principal PROGRAM; Comando de declaração REAL – especifica as variáveis reais do programa;

15 Paradigmas das Linguagens de Programação -
Comando de execução PRINT – Imprime os resultados de variáveis em uma determinada saída; Comando de execução READ – Lê valores de uma determinada entrada e os atribui às variáveis especificadas; Comandos de atribuição (=) – Define novas variáveis como sendo o resultado de expressões lógicas e aritméticas;

16 PLP - ELEMENTOS DO FORTRAN90
Características de Codificação 132 caracteres por linha; Alfanumérico: a-z, A-Z, 0-9, _ Os comandos e nomes de variáveis podem utilizar letras maiúsculas ou minúsculas, misturadas ou não; IMPLICIT NONE = implicit none = ImPlicit noNe

17 Paradigmas das Linguagens de Programação -
! Caractere de início de comentário. Pode ser colocado em qualquer posição da linha, sendo que, tudo que estiver a direita do caractere será considerado comentário; & Caractere de continuação de linha. Colocado no final da linha, indica que o comando continua na próxima linha. Em caso de continuação de “strings”, esse caractere pode ser utilizado na próxima linha para indicar a posição exata da continuação do “string” e evitar brancos desnecessários; PRINT *, “Hoje é o primeiro dia do curso de & &Introdução ao Fortran90”

18 Paradigmas das Linguagens de Programação -
; Caractere de separação de comandos. Vários comandos podem estar na mesma linha; PROGRAM Teste; REAL a; END PROGRAM

19 Paradigmas das Linguagens de Programação
Símbolos aritméticos: + Adição - Subtração * Multiplicação / Divisão ** Potenciação

20 Paradigmas das Linguagens de Programação
DÚVIDAS


Carregar ppt "Paradigmas das Linguagens de Programação - História"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google