A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Citologia Citoplasma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Citologia Citoplasma."— Transcrição da apresentação:

1 Citologia Citoplasma

2 Citologia - citoplasma
Conhecida como a fábrica da célula; Constituído por dois componentes: Hialoplasma (ou citosol) material líquido translúcido, formada por água e diversas substâncias dissolvidas. Organóides diversos componentes com forma e estrutura definidas que põem a célula em funcionamento (somente em células eucarióticas). Existe nas células procarióticas e eucarióticas.

3 Citologia - citoplasma
Nas células procarióticas: É muito simples; Formado água, com diversos íons e moléculas dissolvidas; Não há estruturas delimitadas por membrana; Há duas estruturas membranosas derivadas da membrana plasmática: mesossomo; membranas fotossintéticas. Encontram-se os ribossomos e o material genético (DNA), numa região chamada nucleóide.

4

5 Citologia - citoplasma
Nas células eucarióticas: Compreende toda a região entre a membrana plasmática e o núcleo; Existem organelas, que variam quanto ao tipo e à quantidade em funções de diversos fatores; As principais funções citoplasmáticas: movimentos celulares  ciclose, amebóide, ciliar e flagelar; síntese, armazenamento e transporte de macromoléculas; metabolismo energético das células.

6

7 Citologia - citoplasma
Citoesqueleto: Formado por proteínas (3 filamentos protéicos);  microtúbulos  formados pela tubulina; função: dar suporte estrutural à célula e formação do fuso mitótico e meiótico e dos centríolos;  microfilamentos  formados pela actina; função: suporte para estruturas da membrana plasmática, participam de movimentos dentro de citoplasma e da separação das células na divisão celular;  filamentos intermediários  formados por proteínas fibrosas; função: dar força mecânica e participar de junções citoplasmáticas.

8 feixes de microfilamentos filamentos intermediários microtúbulos

9 Citologia - citoplasma
Centríolos; ocorrem nas células animais, briófitas e pteridófitas; cada célula apresenta dois centríolos, cada um formado por nove grupos de três microtúbulos; quando as células não estão se dividindo, eles costumam ficar próximos ao núcleo; são também responsáveis pela formação dos cílios e flagelos.

10 Citologia - citoplasma
Cílios e Flagelos; São centríolos modificados; Apresentam a mesma estrutura interna  os cílios são mais curtos e em maior número; São formados por nove grupos de dois microtúbulos periféricos e um grupo de dois microtúbulos centrais  9 + 2;

11 Citologia - citoplasma
Movimentos celulares: Ciliar movimentos através de cílios. Flagelar movimentos através de flagelos. Amebóide o deslocamento e a polimerização dos microfilamentos gera a emissão de pseudópodes. Ciclose movimentos que envolve microfilamentos e que é muito importante na distribuição dos alimentos dentro da célula (acontece com mais frequência em células vegetais).

12 Ciclose em célula vegetal – graças ao grande vacúolo existente na célula vegetal, o citoplasma fica restrito a uma pequena camada entre o vacúolo e a membrana plasmática, tornando a ciclose bastante evidente Movimento amebóide em amebas – estruturas celulares, como o núcleo, são arrastadas por essas correntes, proporcionando as projeções citoplasmáticas

13 Citologia - citoplasma
Movimentos celulares: Ciliar movimentos através de cílios. Flagelar movimentos através de flagelos. Amebóide o deslocamento e a polimerização dos microfilamentos gera a emissão de pseudópodes. Ciclose movimentos que envolve microfilamentos e que é muito importante na distribuição dos alimentos dentro da célula (acontece com mais frequência em células vegetais).

14 Citologia - citoplasma
Organelas: Também chamados de orgânulos ou organóides; São membranosos: retículo endoplasmático; mitocôndrias; complexo golgiense; lisossomos; cloroplastos; vacúolos. Ribossomos e os centríolos não são organóides por não apresentarem membrana.

15 Citologia - citoplasma
Ribossomos: São os fabricantes das proteínas; Constituídos por RNA; Sua distribuição pode ocorrer: livres, dispersos no hialoplasma; aderidos às paredes externas do retículo endoplasmático; presos uns aos outros por uma fita de RNA  polirribossomos ou polissomos; Os ribossomos das células eucarióticas são maiores que os das células procarióticas; Não é uma peça única  as duas partes ficam separadas.

16 OBS.: As proteínas de uso interno são produzidas nos polirribossomos; as proteínas de uso externo são produzidas nos ribossomos ligados ao retículo endoplasmático rugoso

17 Citologia - citoplasma
Retículo endoplasmático: Organela de membrana dupla; Tem como funções: transportar substâncias na célula; síntese de proteínas e lipídios; Em comunicação com a membrana plasmática e carioteca; Podem apresentar várias formas; Dois tipos: retículo endoplasmático granular (ou rugoso, ou ergastoplasma); retículo endoplasmático liso (ou agranular).

18 Citologia - citoplasma
Retículo endoplasmático: Retículo endoplasmático granular; é granular por apresentar ribossomos aderidos às faces externas da membrana; em células produtoras de enzimas há uma riqueza desse retículo; função principal  realizar a síntese de proteínas e de certos lipídios; são produzidos os fosfolipídios necessários para a elaboração de novas membranas  nas células animais, esse retículo produz também o colesterol.

19 Citologia - citoplasma
Retículo endoplasmático: Retículo endoplasmático não-granular; não apresenta ribossomos aderidos; transporte de materiais – pelo interior da célula ou fora dela; armazenamento de substâncias; regulação osmótica  o retículo retira substâncias do hialoplasma, armazenando-as, o que altera a concentração e favorece a osmose; síntese de lipídios.

20

21 Citologia - citoplasma
Complexo golgiense: Formado sacos achatados (dictiossomo ou golgiossomo): duas fazes  cis é a receptora; trans é a secretora. É comum haver vesículas; Em célula vegetal fica espalhado; em célula animal, a localização varia de célula; Funções: recepção das proteínas produzidas no ergastoplasma; produção de muco em certas células; formação do acrossomo em espermatozóides;

22

23 Citologia - citoplasma
Lisossomo: São organóides arredondados que contêm enzimas digestórias: as enzimas são produzidas no REG; as enzimas lisossômicas atuam melhor no ph ácido. São originadas do brotamento de golgiossomo; Função: função heterofágica  digestão de partículas endocitadas; função autofágica  destruição de materiais celulares não-utilizados. Certas doenças degenerativas são creditadas à liberação de enzimas lisossômicas dentro da célula.

24 Citologia - citoplasma
Lisossomo : Doenças lisossômicas:  silicose  doença relativa à trabalhadores que respiram grande quantidade de pó de silica, que destrói os lisossomos das células pulmonares, que digerem os componentes dessas células levando à uma diminuição da capacidade pulmonar;  artrite reumatóide  liberação de enzimas para o meio extracelular;  doença de Tay-Sachs  hereditária e decorre do mau funcionamento das enzimas lisossômicas de células nervosas do cérebro (provoca retardo mental e morte na infância).

25 Citologia - citoplasma
Lisossomo: Função heterofágica: digestão de partículas endocitadas  pinossomos e fagossomos; os lisossomos fundem-se a essas vesículas e liberam as enzimas em seu interior para que ocorra a digestão; o material digerido é incorporado à célula e utilizado em vários processos metabólicos.

26 Citologia - citoplasma
Lisossomo: Função autofágica: processo de digestão de estruturas citoplasmáticas que não estão mais realizando suas funções  renovação do material citoplasmático; transformação de um tipo celular em outro  formação das hemácias; destruição total da célula . metamorfose nos girinos (cauda); digestão extracelular  ocorre nos osteoblastos, que liberam enzimas para a digestão da matriz óssea (crescimento e regeneração).

27 Esquema das funções autofágica e heterofágica – depois que o processo de digestão se completa, forma-se o corpo residual Esquema das modificações sofridas em células – no esquema, hemácias formadas a partir de eritroblastos

28 Citologia - citoplasma
Peroxissomos: função principal é a oxidação de ácidos graxos; Ocorre a formação de um subproduto tóxico  H2O2: a catalase (enzima) decompõe essa substâncias; atuam na desintoxicação de certas substâncias  etanol (25% do álcool ingerido é degradado por essa organela). Os glioxissomos são os peroxissomos das células vegetais: nas folhas, são importantes fixando o gás carbônico; nas sementes, são importantes produzindo glicose utilizadas pelo embrião na germinação. Podem provocar doenças neurológicas graves.

29

30 Citologia - citoplasma
Vacúolos: São exclusivas de células vegetais; São delimitados por uma membrana lipoprotéica (tonoplasto); Surgem de células jovens: nessas células, são numerosos e pequenos; à medida que cresce, ocorre intensa absorção de água, se fundindo num só, chegando a ocupar 95% do volume celular. Funções : preenchimento de espaços; armazenamento de substâncias; controle osmótico.

31 Citologia - citoplasma
Vacúolos: Preenchimento de espaços: solução de baixo custo energético; quanto maior a célula vegetal, maior a pressão hidrostática interna (turgor). Armazenamento de substâncias: água, íons, carboidratos, aminoácidos e proteínas; armazenadoras de resíduos indesejáveis do metabolismo. Existem outros vacúolos, como por exemplo o vacúolo contrátil ou pulsátil, que exerce um papel importante na regulação osmótica.

32

33 Citologia - citoplasma
Mitocôndria: Organela responsável pela obtenção da energia; Estrutura: membrana lipoprotéica dupla; parte interna pregueada  cristas mitocondriais; matriz mitocondrial; O número varia de célula à célula : o número é maior em células animais; o metabolismo também influi – quanto mais alto, maior o número. Imersos na matriz, existem ribossomos e DNA’s circulares.

34

35 Citologia - citoplasma
Plastos: Exclusivas de células vegetais; Desenvolvem-se a partir de organelas indiferenciadas  proplastídeos; Há vários tipos de plastos derivados de proplastídeos : cloroplastos; cromoplastos; leucoplastos.

36 Citologia - citoplasma
Cloroplastos: Estrutura: membrana lipoprotéica dupla  externa lisa e interna lisa em cloroplastos jovens e em maduros sofre dobramentos para dentro originando pequenas vesículas (tilacóides); Cloroplastos maduros – tilacóides são organizados formando “pilhas de moedas”, que se interconectam (cada pilha recebe o nome de granum e o conjunto de granum recebe o nome de grana – é na grana onde se encontra moléculas de clorofila); o estroma corresponde a região entre o envelope e os tilacóides  Há ribossomos, DNA e RNA – síntese protéica e duplicação da organela. Função: organela responsável pela produção do alimento em certos seres autotróficos  glicose; apresentam clorofila em suas membranas internas, pelo qual ocorre o processo de fotossíntese.

37

38 Citologia - citoplasma
Cromoplastos: contêm pigmentos carotenóides, mas não clorofila; não realizam fotossíntese e são responsáveis pela outras colorações (folhas, flores, alguns frutos e raízes). Leucoplastos: São incolores e guardam nutrientes; Tipos: amiloplasto  armazena amido; oleoplastos  armazenam óleos; proteoplastos  armazenam proteínas.

39

40


Carregar ppt "Citologia Citoplasma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google