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PROFª. CRISTINA DE SOUZA

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Apresentação em tema: "PROFª. CRISTINA DE SOUZA"— Transcrição da apresentação:

1 PROFª. CRISTINA DE SOUZA
Introdução ao estudo da Biologia DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFª. CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

2 bios = vida e logus = estudo
Ciência (Latim= Scientia=conhecimento) O que a move é curiosidade. É a experiência humana examinada e verificada. A palavra Biologia deriva do latim bios = vida e logus = estudo Biologia: é o estudo da vida . É a ciência que estuda os seres vivos e suas manifestações vitais. Vida = não se define vida em apenas uma frase. Mas sim uma diversidade de suas formas e o que as constitui.

3 BIOLOGIA HOJE A biologia é hoje um dos ramos do conhecimento humano que mais tem crescido. Causas: melhorias das técnicas de laboratório, aperfeiçoamento dos microscópios e de outros aparelhos que nos têm Consequências: permite ampliar a nossa interpretação do mundo vivo e sua interação com o mundo não vivo, A Terra tem +- 4,6 a 5 bilhões de anos, os seres vivos tem 3,6 bilhões de anos de existência. Estamos vivendo , neste séc., a Era da Biologia.

4 A biologia tornou-se um campo de investigação tão vasto que geralmente não é estudada como uma única disciplina, mas antes dividida em várias disciplinas subordinadas, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas. 

5 ALGUMAS SUBDIVISÕES DA BIOLOGIA
-CITOLOGIA- estuda a célula, tanto sob o ponto de vista estrutural (morfológico ou anatômico), quanto funcional (fisiológico). -GENÉTICA - estuda a natureza química do material hereditário, os mecanismos de sua transmissão ao longo das gerações e os modos de ação desse material. -EVOLUÇÃO- estuda os possíveis mecanismos através dos quais os seres vivos sofreram e ainda sofrem modificações, dando origem a espécies novas. -ECOLOGIA- estuda as relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. -FISIOLOGIA- estuda o funcionamento das células, tecidos, órgãos ou sistemas. -ANATOMIA- estuda a estrutura e a forma das células, tecidos, órgãos ou sistemas (em partes). -TAXONOMIA E SISTEMÁTICA– estuda as prováveis relações de parentesco entre os seres, classificando-os em grupos de acordo com suas semelhanças

6 Níveis de organização dos seres vivos – do átomo à Biosfera

7 CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS As mais importantes são:
SERES VIVOS SÃO ENTIDADES QUE APRESENTAM AS PROPRIEDADES DE MULTIPLICAÇÃO,VARIAÇÃO E HEREDITARIEDADE. CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS São várias as propriedade que, sozinhas ou em conjunto, diferem um ser vivo de um não vivo. As mais importantes são: organização celular, composição química, reprodução, material genético, metabolismo, respiração, nutrição, evolução (seleção natural,adaptação) movimento, crescimento, regeneração, ciclo vital respostas a estímulos ambientais. .

8 Organização celular A imensa maioria dos seres vivos é formada por unidades fundamentais denominadas células. Célula- é a unidade morfológica e fisiológica dos seres vivos. Quanto ao número de células, os seres vivos podem ser unicelulares (bactérias, protozoários e alguns fungos) e pluricelulares (maioria dos fungos, vegetais e animais).

9 De acordo com sua estrutura celular as células são classificadas em eucarióticas e procarióticas.
EUCARIONTES - (eu=verdadeiro+cario=núcleo) São formadas por membrana celular, citoplasma e núcleo (com carioteca ou membrana nuclear = envoltório). Ex: protistas , fungos , vegetais e animais . PROCARIONTES - (pro=que vem antes+cario=núcleo) São formadas por membrana celular, citoplasma e nucleóide (material nuclear não delimitado pela carioteca= sem carioteca). Ex: bactérias e cianobactérias (cianofíceas ou algas azuis)

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11 Estruturas Celulares: Procariótica e Eucariótica

12 Composição química: As substâncias químicas que compõem o corpo dos seres vivos podem ser divididas em dois grupos: as orgânicas e as inorgânicas . Orgânicas: são formadas por moléculas complexas e têm o carbono (C) como elemento principal. São elas: os carboidratos, os lipídios, os protídios e os ácidos nucléicos. Inorgânicas: são formadas por moléculas simples, com pequeno número de átomos. São elas, principalmente: a água e os sais minerais. O gás carbônico ou dióxido de carbono é inorgânico

13 Através da composição química, pode-se diferenciar seres vivos de seres brutos.
Os seres vivos são formados por moléculas orgânicas e inorgânicas, e os seres brutos, apenas por moléculas inorgânicas. A composição química aproximada da matéria viva é de cerca de 75 a 85% de água, 1% de sais minerais, 1% de carboidratos, 2 a 3 % de lipídios, 10 a 15% de protídios e 1% de ácidos nucleicos.

14 Os seres brutos não possuem metabolismo.
Metabolismo: é o conjunto de processos químicos responsáveis pela transformação e utilização de matéria e energia pelos organismos. O metabolismo (metabole=mudar) pode ser dividido em dois processos básicos: * Anabolismo: Síntese(produção) de substâncias utilizadas para o crescimento do organismo e reparação de suas perdas. *Catabolismo: Degradação (quebra) de substâncias com liberação da energia necessária às funções orgânicas. Os seres brutos não possuem metabolismo.

15 Reprodução: é a capacidade que os seres vivos têm de dar origem a novos indivíduos semelhantes a eles. Existem basicamente dois tipos de mecanismo reprodutivo: o sexuado e o assexuado. Na reprodução sexuada ou gâmica há união de 2 células reprodutoras denominadas gametas. Na reprodução assexuada ou agâmica apenas um indivíduo participa, dando origem a outros indivíduos, todos geneticamente idênticos entre si.

16 gâmica âgamica

17 Movimento: Os seres vivos apresentam movimentos em respostas a múltiplos estímulos.
Movimento é qualquer alteração na posição inicial de um corpo. Um tipo especial de movimento é a locomoção - deslocamento do indivíduo por suas próprias forças.

18 Nutrição/Alimentação: é necessária para a sobrevivência e crescimento dos seres.
Fornece energia. São classificados: * Autótrofos: organismos capazes de produzir o alimento que necessitam. Ex: vegetais, cianobactérias. * Heterótrofos: são organismos incapazes de produzir seus alimentos. Ex: animais, fungos, bactérias, protistas.

19 Respiração: Absorção do oxigênio e liberação de gás carbônico.
Quanto á respiração, os seres vivos são classificados em 2 tipos: * Aeróbicos: necessitam de O2 para realizar a respiração. Ex: animais ,vegetais ,fungos, protistas,moneras. * Anaeróbicos: não necessitam de O2 para respiração. Realizam o processo chamado fermentação, que é outra maneira de libertar energia dos alimentos. Ex: fungos e bactérias

20 Esquema da fotossíntese

21 Fotossíntese: equação geral

22 Regeneração: é recuperar partes perdidas. Ex: cicatrização

23  Crescimento: é o aumento de tamanho de um corpo.
Nos seres vivos ocorre devido a incorporação e transformação de alimentos, sendo conseqüência da nutrição e do metabolismo. Os seres brutos também podem apresentar crescimento, mas devido à deposição de material sobre sua superfície. Nesse caso, diz-se que o crescimento é de fora para dentro. Nos seres vivos o crescimento ocorre de dentro para fora.

24 Ciclo vital: o ser vivo nasce , cresce, reproduz, morre.

25 Reação ou respostas a estímulos ambientais: Todos os seres vivos têm a capacidade de perceber e de reagir a estímulos do meio. Mimosa pudica

26 A teoria da seleção natural foi baseada em 3 observações:
Evolução: Os seres vivos podem sofrer modificações ao longo do tempo através de processos que os levam a uma maior adaptação ao meio. Os ácidos nucléicos (DNA, RNA) são fundamentais nos processos evolutivos. A teoria da seleção natural foi baseada em 3 observações: -os indivíduos de uma população não são idênticos entre si. -nascem mais organismos do que o ambiente pode suportar,assim, poucos sobrevivem. -há disputa pelos recursos do ambiente, e os mais vantajosos sobrevivem.

27 Referências AMABIS, José Mariano; MARTHO,Gilberto Rodrigues . Biologia das populações: Genética, Evolução e Ecologia. São Paulo: Moderna, v.3 LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Bio. São Paulo: Saraiva, v.1. ODUM, EUGENE P. Ecologia. Rio de Janeiro:Guanabara,1988. UZUNIAN, Armênio; BIRNER, Ernesto. Biologia: volume único. 4.ed. São Paulo: Harbra, 2013.


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