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O que é a Inteligência Artificial?

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Apresentação em tema: "O que é a Inteligência Artificial?"— Transcrição da apresentação:

1 O que é a Inteligência Artificial?
Inteligência Artificial (IA), é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente. Existente há décadas, esta área da ciência é grandemente impulsionada com o rápido desenvolvimento da informática e da computação, permitindo que novos elementos sejam rapidamente agregados à IA.

2 História Os primeiros anos da IA foram repletos de sucessos – mas de uma forma limitada. Considerando-se os primeiros computadores, as ferramentas de programação da época e o fato de que apenas alguns anos antes os computadores eram vistos como objetos capazes de efetuar operações aritméticas e nada mais, causava surpresa o fato de um computador realizar qualquer atividade remotamente inteligente.

3 Nos últimos anos, houve uma revolução no trabalho em inteligência artificial, tanto no conteúdo quanto na metodologia. Agora, é mais comum usar as teorias existentes como bases, em vez de propor teorias inteiramente novas, fundamentar as informações em teoremas rigorosos ou na evidência experimental rígida, em vez de utilizar como base a intuição e destacar a relevância de aplicações reais em vez de exemplos de brinquedos.

4 Tipos de IA Entre os teóricos que estudam o que é possível fazer com a IA existe uma discussão onde se consideram duas propostas básicas: uma conhecida como "forte" e outra conhecida como "fraca". Basicamente, a hipótese da IA forte considera ser possível criar uma máquina consciente. Uma popular e inicial definição de inteligência artificial, introduzida por John McCarty na famosa conferência de Dartmouth em 1955 é "fazer a máquina comportar-se de tal forma que seja chamada inteligente caso fosse este o comportamento de um ser humano." No entanto, esta definição parece ignorar a possibilidade de existir a IA forte

5 Inteligência artificial forte
A investigação em Inteligência Artificial Forte aborda a criação da forma de inteligência baseada em computador que consiga raciocinar e resolver problemas; uma forma de IA forte é classificada como auto-consciente A IA forte é tema bastante controverso, pois envolve temas como consciência e fortes problemas éticos ligados ao que fazer com uma entidade que seja cognitivamente indiferenciável de seres humanos.

6 Inteligência artificial fraca
A inteligência artificial fraca centra a sua investigação na criação de inteligência artificial que não é capaz de verdadeiramente raciocinar e resolver problemas. Uma tal máquina com esta característica de inteligência agiria como se fosse inteligente, mas não tem autoconsciência ou noção de si. Há diversos campos dentro da IA fraca, e um deles é o Processamento de linguagem natural, que trata de estudar e tentar reproduzir os processos de desenvolvimento que resultaram no funcionamento normal da língua. Muitos destes campos utilizam softwares específicos e linguagens de programação criadas para suas finalidades.

7 InBot O inbot é um software de Inteligência Artificial para criação de Personagens Virtuais. Com esta ferramenta por exemplo, você poderá ter um atendente virtual em seu site para conversar com os usuários em português, respondendo como se fosse um atendente real em por exemplo, uma sala de chat. Os métodos de Inteligência Artificial utilizados no InBot permitem a criação de personagens com capacidades de reconhecimento e interpretação da linguagem escrita, mantendo contexto coerente ao assunto durante a conversa, com memória e lógica para escolha das respostas mais apropriadas para cada questão.

8 Tecnologia InBot O InBot foi desenvolvido pelo Grupo de Lingüística da Insite com participação de equipe multidisciplinar para criação do conteúdo e elaboração das bases de conhecimento. Foram 2 anos de pesquisa e desenvolvimento para criação do programa. O sistema é baseado em conceitos de Inteligência Artificial, Lingüística, Análise Sintática, Semântica e Morfológica, Modelos de Tomada de Decisão, Processamento de Linguagem Natural (NLP), Estatística, Análise de Padrões, Lógica Fuzzy, métodos de representação do conhecimento, recursividade e máquina de estados para manter contexto.

9 Aplicações do InBot O InBot pode ser aplicado a projetos de atendimento automático em sites, call centers, salas de chat, comércio eletrônico, entretenimento, acesso a base de dados, suporte online, jogos, projetos culturais, educacionais, treinamento, SAC, CRM, etc. A aplicação depende apenas do conteúdo ensinado ao personagem. Diversas destas funcionalidades podem estar presentes em um mesmo bot.

10 Recursos do aplicativo
O software InBot inclui: Bot Engine: Mecanismo de interpretação de frases dos usuários e retorno de respostas. Interfaces de Gerenciamento: Permite os redatores e escritores de conteúdo fazerem manutenção na base de conhecimento. O gerenciamento pode ser feito online (via web) ou offline (utilizando editor local). O BotEdit é o aplicativo editor que acompanha o InBot utilizado para criação e manutenção offline do conteúdo.

11 Diversas interfaces de acesso:
Os usuários podem interagir com o bot por diversas formas de acesso como web site, salas de chat, programas em flash, formulários e aplicativos personalizados. Acesso interno à Web: O InBot pode buscar conteúdo em páginas web, complementando assim a base de conhecimento com informações que podem estar em outros servidores na Internet. Recursos de memória: O InBot pode guardar termos utilizado na conversação como forma de aprendizado de informações do usuário. Memória de curto prazo: Capacidade de aprender e lembrar coisas durante conversa, como o nome do usuário e o tópico do assunto que ela está conversando para poder manter o fluxo coerente da conversa.

12 Memória de longo prazo:
Formada pelo conjunto de todas as frases que os usuários escrevem e pelas respostas que são criadas e aperfeiçoadas constantemente pelos escritores, baseadas nos assuntos conversados e nos novos assuntos criados. Acesso aos logs de conversação: A Equipe de Manutenção de Conteúdo pode utilizar o log de conversação para detectar os termos mais freqüentes e aperfeiçoar as respostas. Acesso a bases de dados: O bot pode servir de interface para acesso às informações disponíveis em bases de dados, através da tecnologia Insite NQL - Natural Query Language, que permite utilizar frases em linguagem natural ao invés de comandos tradicionais de SQL. Exemplo: ao invés do usuário escrever "Select NUM_FONE from FON where NAME like '%ALICE%'", ele pode simplesmente perguntar: "Qual é o telefone da Alice?"

13 Conclusão Hoje em dia, são várias as aplicações na vida real da Inteligência Artificial: jogos, programas de computador, aplicativos de segurança para sistemas informacionais, robótica (robôs auxiliares), dispositivos para reconhecimentos de escrita a mão e reconhecimento de voz, programas de diagnósticos médicos e muito mais.


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